Jacó lutou com Deus

“Já não te chamarás Jacó, e sim Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste” (Gênesis 32:28)

Nesse contexto fala do episódio em que Jacó atravessou o vale de Jaboque com sua família, seus filhos e todo seu rebanho. Ele havia saído da casa de seu sogro Labão e estava indo se encontrar com Esaú, seu irmão. Depois que ele enganou Isaque e recebeu a bênção em lugar de Esaú, Jacó teve que fugiu para escapar da ira de seu irmão, na qual já durava mais de vinte anos. No caminho, Jacó teve a ideia de enviar presentes para aplacar a ira do seu irmão, mas o Esaú não aceitou, e o pior de tudo, ele estava com 450 homens para matar Jacó e toda sua família. Então Jacó teve medo, dividiu sua família em duas partes, um bando para o caminho da esquerda e outra foi para direita, caso Esaú encontrar uma das famílias não extermina a ambos. Depois da divisão, Jacó atravessou sua família por um local raso do Rio de Jaboque e depois ficou ali sozinho.

No vale de Jaboque, afirma que Jacó lutou com um anjo que durou até o amanhecer. O anjo tenta e esquivar, se livrar, e percebeu que não havia jeito. O anjo queria ir embora, mas Jacó não deixava partir. Quando o anjo viu que não poderia dominar Jacó, tocou na juntura de sua coxa. Como resultado, Jacó teve sua coxa deslocada enquanto lutava. Quando o homem insistiu em partir, Jacó lhe disse: “Não te deixarei ir, a não ser que me abençoes” (Gênesis 32:26).

Então o anjo perguntou: “Qual o seu nome?” A mesma pergunta feita para seu pai Isaque, quando enganou no passado. Essa pergunta do anjo a Jacó nos remete que, quando você vai para oração no secreto, Deus vai trazer umas pendencias do seu passado. Deus não quer expor seu pecado, mas apenas quer curar. Ele não quer tratar seu passado na frente de ninguém. Deus quer tratar com você no silêncio, na sua intimidade. Ele vai trazer à tona as coisas enterradas para curar a sua vida. Ele quer levar a um lugar onde possa confrontar, uma batalha frontal você e Deus. Na verdade, gostamos de orar sempre no coletivo, sempre pessoas por perto, mas tem momentos que Deus quer conversar no seu particular.

vale de Jaboque representa um lugar que tenha ninguém medindo suas orações ou sua postura. Ele quer levar a um lugar de resignação, rendição e submissão aos seus propósitos.

 Gostou desse assunto? Gostaria de saber
mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS.
SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS
APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma
pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google
entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para
mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

  1. Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

Deixe o seu comentário