As causa da insônia e ansiedade

“Oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma. ” (3 João 1.2)

As preocupações da vida e do futuro pode afetar de maneira significativa o sono. Com o tempo, pode causar sérias reações, como a obesidade, hipertensão, diabete, irritabilidade, dificuldade de relacionamento, dificuldade de concentração. Além disso, pode levar arritmia, infarto, derrames, baixo rendimento profissional. A insônia geralmente decorre não somente a crise externa, mas também a diversos fatores como: predisposição genética, fatores físicos, biológicos, mentais, psicológicos como a depressão, transtorno da ansiedade, distúrbios metabólicos hormonais ou medicamentos. É bom lembrar que é possível dormir melhor sem medicamentos. Caso queira vencer essa insônia separei alguns conselhos:

Regule a temperatura do seu quarto. 

A temperatura tem que ser levemente menor que a temperatura do ambiente, ou seja, de 4 a 5 graus menor que o ambiente. A dica é ter um quarto que não esteja abafado e que esteja bem arejado. Tome banho 90 minutos antes de dormir, assim a temperatura do corpo vai elevar ao entrar no quarto, assim vai haver um choque entre a temperatura do corpo e a temperatura do ambiente.

AUMENTE ATIVIDADE FÍSICA

Caso tiver uma noite mal dormida é necessário aumentar o nível de atividade física e mental no dia seguinte. Não poupe energia, assim será melhor o sono noturno no dia seguinte. Fazer academia ou uma caminhada será uma boa sugestão, pois ajuda a diminuir o estresse e melhorar seu bom humor, aumentando sua autoestima.

MUDE ALIMENTAÇÃO

Alimentos ricos carboidratos complexos como cereais integrais, arroz e macarrão integral, carne branca, frutas, vegetais, açúcar mascavo, batata, espinafre, ovos, abobrinha, brócolis, beterraba, alface, tomate, cebola, lentilha com atum. Também se alimente em rico em triptofano como banana com aveia, peixes, grão de bico, mel, frango, queijo, cacau, abacaxi e frutos secos em geral como castanha, nozes e amêndoas

HORÁRIOS RELUGARES DE SONO

Adote horários regulares de sono; faça atividade física pela manhã ou à tarde; evite bebidas com cafeína à noite; invista em chás calmantes (erva-doce, maracujá e camomila); tome um banho de banheira; deixe o quarto arejado.

 

 Pensamentos ansiosos

“Não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6.34)

Os pensamentos ansiosos vêm de maneira sorrateira, trazendo lembranças desagradáveis e despertando preocupações futuras. A partir daí, vem o sofrimento e angústia. Quando alguém bebe bebida alcoólica, por exemplo, tem dificuldade para raciocinar na solução de problemas. A substâncias que está no corpo altera a percepção de julgamento, que dificulta a concentração, impedindo de agir de forma produtiva e eficiente. Assim também são as nossas emoções, quando estamos emocionalmente abalados, muito ansiosos e intensa preocupação libera carga de hormônios no nosso corpo. Essas substâncias comprometem o raciocínio e a visão da realidade. Em muitos desses casos, levando a tomar conclusões errada a respeito do que está passando, muitos acabam cometendo o suicídio.

Na realidade, a nossa mente foi programada para pensar sempre no futuro e no passado, porque a sobrevivência humana depende muito do aprendizado (passado) e planejamento (futuro). O problema é quando focamos excessivamente no futuro e deixamos de prestar atenção no presente. É por isso que você precisa, mais do que nunca, aprender a desfrutar o presente. Caso contrário você pode sofrer as consequências da crise de ansiedade.

Por exemplo, quando você coloca alarme em seu carro tem como objetivo disparar o alarme quando se aproxima um ladrão, porém, pelo fato do alarme ser muito sensível e desregulado, qualquer pessoa que se aproxima do seu carro o alarme dispara. Com o tempo, isso torna irritante e insuportável. A ansiedade patológica e generalizada pode ser definida da mesma maneira, quando a sua ansiedade ataca por qualquer motivo é necessário buscar um tratamento para “regular” essa ansiedade. Agora se você decidir apenas tomar medicamentos isso irá apenas baixar o “volume” do seu alarme, ou seja, não vai regular de maneira eficaz. Na verdade, para obter um tratamento eficaz da ansiedade é quanto você decide buscar um tratamento que cure as três áreas da sua vida: sintomas físicos, mental e comportamental. (T.C.C)

Quanto mais você se torna consciente do seu  presente e grato por aquilo que já conquistou hoje, mais você treina e reprograma o seu cérebro para se manter no agora e consequentemente se livra de dor, sofrimento e ansiedade, além de se tornar mais calmo e feliz. 

 Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário