As causas da depressão em adultos e adolescentes

“Estou encurvado e muitíssimo abatido; o dia todo saio vagueando e pranteando…”  (Salmo 38:6)

Primeiramente, a depressão é um transtorno psicológico, caracterizado por um esgotamento de prazer e uma falta de energia. Uma depressão persistente que dura em média 6 meses. É por isso que muitos médicos preferem esperar um tempo de seis meses antes de afirmar que é depressão. É bom entender que, o quadro da depressão é a soma de vários fatores, pois o comportamento humano é muito complexo, não existe uma única explicação. Os fatores principais pode ser genética familiar, eventos estressantes, atividades tóxicas, alterações neurais e hormonais. Caso tenha depressão siga esses passos:

Primeiro passo – 

Faça um bom diagnóstico médico, assim o médico vai trabalhar por base desse exame médico. Veja o quadro e o nível da depressão, porque a depressão causa uma deformação e uma inflamação no seu corpo;

 

Segundo passo 

Veja a intensidade dessa depressão, se é leve, moderada ou grave. A definição da intensidade da depressão é observar o impacto que ela causou na parte pessoal e social. Se a pessoa já fez vários tratamentos e o quadro persiste, é considerado grave. Agora, se essa depressão é por 3 a 6 meses e nunca fez um tratamento é considerado com leve ou moderado. Caso for leve, o médico pode optar por tratamento sem medicação;

Terceiro passo 

Faça uma terapia cognitiva comportamental (T.C.C). Esse tratamento vai ajudar a curar os sintomas físicos, mental e comportamental. Afinal, a cura da depressão não é um passo de mágica, mas uma disciplina diária, através de repetição de hábitos saudáveis até tornar-se natural. Ao criar novas mudanças, fortalece a diminuição de hormônios relacionado ao estresse. Nos dois primeiros meses, pode não haver resultado, por isso que algumas pessoas até desistem dessa terapia, porque os efeitos desse tratamento demoram 3 meses, pois mudança de hábito, não é um processo fácil.

O suporte familiar é fundamental no tratamento, porque quem convive mais com o paciente com depressão é a família. O pastor, amigos e o psicólogo pode ajudar de forma limitada, por isso que a família é fundamental no processo da cura.

Depressão em adolescente

“Pais, não irritem seus filhos; antes criem segundo a instrução e o conselho do Senhor. ” (Efésios 6:4)

A depressão no adolescente é diferente do adulto, porque o adolescente está sempre em processo de mudança: Alteração hormonal de estrogênio e progesterona (nessa fase de mudança que a depressão pega com mais força); Pressões da sociedade (a busca do primeiro emprego, a escolha da faculdade, isso leva uma variação de humor e aumento da ansiedade, deixando mais deprimido); Negligencia dos pais (com a vida mais corrida, os pais deixam seus filhos no cuidado de terceiros, por consequência, a criança perde referência paternal, deixando mais rebelde e grande índice de levar a depressão); Dificuldade se socializar com os amigos (tem adolescente que são bem retraídos e tímidos e leva a depressão)

CONSEQUENCIAS E SINTOMAS

Com o tempo, o adolescente começa a ter uma queda no rendimento escolar, desinteresse pelo futuro, prazer apenas no mundo virtual, pensamentos suicidas e rebeldia. Aliás, a busca por prazer, novidade e socialização amadurece mais rápido do que as áreas relacionadas autocontrole, julgamento, controle de impulso, por esse motivo que nessa fase o adolescente leva a ter um comportamento mais impulsivo e imprudente.

 PRIMEIRO PASSO

O primeiro passo para tratar o adolescente é fazer um bom diagnóstico médico, para ver se essa depressão não causou nenhuma inflamação no organismo. O segundo passo é fazer uma Terapia cognitivo comportamental (T.C.C). Uma dessas terapias é trazer o suporte familiar. O adolescente precisa se sentir seguro e acolhido em sua própria casa, porque quem convive mais com o adolescente é a família. O pastor, amigos e o psicólogo pode ajudar, mas de forma limitada. A dica é jogar vídeo game com seu filho ou assistir um filme junto com ele. Se o seu filho está fazendo um curso, você tiver condição de fazer o curso junto com ele faça ou ajudar nas tarefas escolares, assim mostra um pai mais presente na educação do filho. Colocando essas atitudes em prática vai diminuindo a rebeldia do seu filho.

O amor dos pais comunica uma mensagem para o adolescente que está seguro, protegido, confortável e amado. Pode ser que nas primeiras tentativas o filho pode até ignorar, mas não desista. Vai mudando as estratégias para aproximar do seu filho.

 Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

Deixe o seu comentário