Benefícios da gratidão

“Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do Senhor…” (Salmos 116.12-17)

INTRODUÇÃO: Todos os anos, minha família realizava o amigo secreto. O objetivo do amigo secreto na minha família era compartilhar um presente de Natal. A brincadeira envolve a troca dos nomes para realizar uma troca de presentes. E nas trocas de nomes, minha irmã Quesia tirou meu nome. O coração dela disparou porque não sabia o que dar de presente, pois foi nesse ano que tinha ajudado na compra dos moveis da casa dela. Então ela queria me surpreender um presente especial. Ela sentiu a obrigação de dar um presente caro pelo fato de ter ajudado quando ela mais precisava de ajuda, mas ela tinha pouco dinheiro. No dia da troca de presentes, ela presenteou com um perfume e fez questão de mencionar que não era o suficiente por aquilo que tinha feito a ela.

A.      O salmista se sentia na mesma situação ao olhar para trás e ver as bênçãos e vitórias recebidas. Ele fica constrangido e faz uma pergunta daquilo que ele pode oferece em retribuição o que Deus fez.  Ele observou as bênçãos como se fosse uma dívida a ser retribuído.

B.      Primeiramente não podemos oferecer absolutamente nada que possa pagar o que Ele fez em nossa vida. A nossa retribuição é pouca comparada o que Ele fez.  Bem verdade que vivemos dias onde as pessoas buscam a Deus para seus próprios benefícios e muitos têm dificuldade em enxergar o favor de Deus a dar o devido valor o que ele tem feito. Entretanto, o salmista reconhece o que Deus tem feito e faz uma declaração em um nível espiritual bem elevado, que poucos crentes possuem.

C.      O salmista está assumindo um compromisso em ser reciproco por aquilo que recebeu de Deus. Esse questionamento do salmista me constrange e me leva a refletir sobre minha postura em relação ao que ele já realizou em minha vida. No verso seguinte, o salmista responde ao seu questionamento: “…beberei o cálice da salvação, pagarei meus votos, oferecerei sacrifício de louvou e invocarei seu nome…”

D.     Retribua a sua gratidão com seu compromisso em ama-Lo e servi-Lo de todo seu coração. Em vários salmos, vemos o salmista bendizer (exaltar) ao Senhor e não se esquecer de nenhum dos benefícios que Ele tem feito. (Salmos 103.2)


Benefícios da gratidão

“…pois no Senhor depositarei a minha satisfação…” (Salmos 104.34)

A definição mais clara sobre gratidão é ter apreciação por aquilo que recebemos e redirecionar nossa atenção para coisas boas da vida. É como um filtro mental, através das experiências negativas, levamos para o lado positivo, ou seja, é ter a capacidade de extrair lições positivas dos erros cometidos. A neurociência como a psicologia reconhece o poder da gratidão, pois libera hormônios responsáveis pela sensação imediata do bem-estar. A gratidão diminui o estresse, como raiva, angústia e medo. Melhora o sistema imunológico e diminui a pressão arterial do coração. Quando agradecemos por algo ou valorizamos pequenas coisas do dia-a-dia, há uma ativação da região do cérebro conhecida como sistema de recompensa (uma liberação de dopamina e ocitocina, que é um hormônio responsável pela sensação de bem-estar).

A.      A gratidão não apenas reduz o estresse como também pode desempenhar um papel importante na superação de traumas. Além disso, a gratidão tem o poder de curar o espirito do descontentamento, porque o desconten-tamento está ligado em focar sua atenção com aquilo que não tem e deixa de observar e apreciar aquilo que já tem. São pessoas que fica preocupado com o futuro e esquece de viver o presente.

B.      Quando você aprender a ser mais satisfeito pela vida, pela esposa que tem e pela profissão que atua, potencializará a formação e o fortalecimento humano, vai ajudar aproximar as pessoas que convive com você, tornando os laços humanos mais estreitos e mais empático. Além disso, vai ajudar a reavivar sua alegria, confiança, esperança e as relações afetivas.

C.      Pode ser que na sua vida tenha alguns momentos de tristeza, mas ao anotar os detalhes da sua vida, perceberá que as coisas boas da vida é muito maior que seus momentos desagradáveis. Quando as pequenas conquistas passam despercebidas ou deixam passar em branco faz com que tenha a tendência de lembrar apenas de coisas negativas da vida.  

CONCLUSÃO

Comece a prestar atenção nas coisas simples da vida. Ao receber um abraço de alguém agradeça; sua mãe preparou a comida agradeça e elogie; agradeça a garçonete que lhe serviu o café; agradeça a pessoa que segurou a porta do elevador; antes de almoçar, tomar seu café, dormir e acordar faça uma oração a Deus de gratidão, porque a gratidão torna a vida mais leve e aumenta sua felicidade e otimismo.


Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário