Poder da verbalização e o suicídio

“Enquanto me calei, o meu corpo se definhava, minha força foi se esgotando…” (Salmos 32:4)

Nesse salmo Davi afirma que ao manter-se calado, suas forças foi se enfraquecendo. Isso faz entender a importância de verbalizar nossos sentimentos. Claro, nem todos possuem aptidão de falar sobre seus sentimentos e muito menos de reconhecê-los. Os homens por exemplo, resolvem os problemas do estresse se calando. As mulheres, por outro lado, são mais emotivas e intuitivas. Elas resolvem o problema do estresse falando. Quando os sentimentos da mulher não são descarregados, a mente torna-se desequilibrada e a tensão tende em aumentar. Da mesma forma que atividades físicas podem ajudar a limpar e relaxar a mente, o desabafo ajuda a recuperar a força mental e física da mulher.

VERBALIZAR SENTIMENTOS

Agora, quando uma pessoa deprimida decide desabafar, não é necessariamente encontrar a resposta ou a solução do problema, mas apenas ter alguém para compartilhar suas angústias e temores, porque só pelo fato de contar com detalhes como foi seu dia ou contar o que aprendeu no curso novo que fez, já produz um bem-estar enorme, principalmente em mulheres.

COMO AJUDAR?

Caso queira ajudar uma pessoa que está com depressão, o conselho é ouvir mais e falar menos. Inicialmente, apenas ouça para colher informações, deixando a pessoa bem livre para se expressar, sem interromper, julgar ou dominar a conversa. E se a pessoa tem dificuldade em expressar suas emoções, peça para descrever suas emoções em uma folha de papel, colocando o que sente diante de determinadas situações e reações.  E aos poucos, começará a entender como funciona a mente e será capaz de reforçar e mudar todos os comportamentos que aflige. Assim como o caso do salmista Davi, pois ele extravasava suas decepções e derrotas. Ele verbalizava sua condição interior da alma para Deus. Em vários salmos, percebemos a sua transparência. Sua angústia e mágoas eram visíveis e patentes em suas palavras. Sua vergonha e seu orgulho ferido era verbalizado e até cantado e escrito em seus Salmos.

Tente observar qual o rumo que está dando as suas decepções e seus sentimentos amargos. Fale para Deus a sua indignação, exponha sua mágoa e angústia! Ele quer ouvir, curar e sarar suas feridas. 

 Pensamento suicida

“Quando Judas viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e, saindo, foi e enforcou-se…” (Mateus 27.3)

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano são registrados mais de 800 mil suicídio no mundo, o que representa um suicídio a cada 40 segundos. A tentativa de suicídio é ainda maior entre aqueles que têm doenças crônicas: depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, abuso, dependência de outras drogas, etc. Às vezes, não são diagnosticado ou são tratados de forma inadequada. Existem ainda outros fatores que motiva o suicídio, como desesperança, isolamento social e a falta de um sentido na vida. Em muitos casos, a pessoa que tenta se suicidar sempre busca informar pessoas mais próximas, caso seja ignorado, executa o suicídio. É até um engano todo suicida querer morrer. Muito pelo contrário, eles querem alguém para desabafar a sua dor. Eles querem atenção, cuidado e amor.

PENSAMENTO DE SUICÍDIO

É uma forma de buscar ajuda para se livrar da dor que aflige e sufoca a alma. Um pedido desesperado pedindo socorro para fugir do sofrimento que atormenta. Saiba de uma coisa, o suicídio deixa marcas enormes para quem fica. O processo é devastador. Uma dor insuportável para uma mãe ou pai enterrar seu próprio filho. Uma dor dilacerante. Então tente lembrar das pessoas que te amam e das pessoas que se importa com você.

O QUE FAZER CASO TIVER PENSAMENTOS DE MORTE?

Portanto, caso tenha um pensamento suicida procure alguém para dialogar. Ao se abrir com um amigo, vai ajudar a melhorar o seu ponto de vista sobre a situação do problema e até sua autoestima fica em alta, pois o diálogo “olho no olho” e a transparência são elementos fundamentais na prevenção. Devemos lembrar que no diálogo deve ter uma abordagem acolhedora e sem nenhum tipo de preconceito. Aliás, os pensamentos suicidas podem passar a medida que a causa do sofrimento vai sendo resolvido. Então saiba que essa dor vai passar e que Deus tem uma saída para você. A Bíblia diz em Jeremias 29:11: “Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança”

Corra para o amor de Cristo! Ele te ama e quer curar sua visão limitada e equivocada sobre a vida, porque a morte vai levar a um poço sem saída, um naufrágio sem resgate e uma condenação sem livramento!

Gostou desse assunto? Gostaria de saber
mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS.
SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS
APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma
pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google
entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para
mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

  1. This article opened my eyes, I can feel your mood, your thoughts, it seems very wonderful. I hope to see more articles like this. thanks for sharing.

Deixe o seu comentário