Davi: A queda e a superação

“Uma vez que você insultou o Senhor, o menino morrerá, então Davi implorou a Deus em favor da criança…” (2Samuel 12.14-16)

No tempo em que os reis costumam sair para a guerra, Davi ficou em Jerusalém, negligenciando as suas obrigações como rei de Israel. Ele deveria ter acompanhado seu exército, mas preferiu ficar em seu palácio. Em sua negligência, Davi ao olhar pelo terraço de sua casa avistou uma mulher, que era mui formosa, tomando banho. Nesse momento o desejo toma conta do coração de Davi, a ponto de cometer adultério. Além disso, causou a morte de Urias e tomou para si a sua esposa Bate-Seba. Por isso, Deus veio sobre Davi e, através do profeta Natã, falou sobre a punição do seu castigo. O contexto é baseado em uma situação difícil de Davi, quando uma criança, fruto do seu pecado, terrivelmente estava enfermo. A partir disso que vemos as atitudes de Davi em superar a dor em meio a sua perda do seu filho:

Buscou ajuda de Deus

Ao saber da sentença do juízo de Deus, Davi jejuou e passou a noite prostrado. Ele acreditava que a bondade e misericórdia o seguiria e que Deus poderia reverter e resolver o problema. Em momentos delicados e difíceis, não se esqueça do Senhor. Somente na presença de Deus que haverá direção e consolo para sua vida.

Davi chorou em saco de cinzas

Ele era rei, mas não deixou de ser o que ele é: um ser humano. Ele foi sincero consigo mesmo ao ponto de chorar. Enganar-se de que as coisas estão bem espiritualmente quando na verdade não está. Encare o problema de frente as vezes é permitir chorar. Quando choramos, liberamos sentimentos reprimidos, como medo, ansiedade, estresse, frustração e raiva.

Davi parou por sete dias

Ele decidiu investir naquilo que era prioridade em sua vida. As vezes tratando as prioridades como se fosse segundarias. A importância das coisas que temos pode ser medida pelo tempo que estamos dispostos a investir nelas. Se você quiser conhecer as prioridades de uma pessoa, observe a forma como ela utiliza o tempo.

Ainda que a vida lhe cause dor, não abandone fé e a esperança, pois ela é o segredo da vitória e o caminho para um novo recomeço para sua vida. Tente resignificar o seu sofrimento, pois ela é a chave para você superar e vencer esse momento tão difícil.

 

2. Percepção da vida

“Então Davi levantou-se do chão, lavou-se, perfumou-se e trocou de roupa. Depois entrou no santuário do Senhor e adorou…” (2Samuel 12.20)

A decisão de Davi, após adulterar com Bate-Seba, desencadeou em outras escolhas erradas, na tentativa de esconder seu pecado. Tudo isso, inevitavelmente, resultou em terríveis consequências não só para eles, mas também a morte do seu filho. E Davi implorou a Deus em favor da criança. Ele jejuou e, entrando em casa, passou a noite deitado no chão. Os oficiais do palácio tentaram fazê-lo levantar-se do chão, mas ele não quis, e recusou comer. Após sete dias, a criança morre e os conselheiros de Davi estavam com medo de dizer-lhe que a criança estava morta pois temia que Davi cometesse alguma loucura. Porém, Davi percebendo que seus conselheiros cochichavam entre si, compreendeu que a criança estava morta. Então vemos que Davi não perdeu a percepção da vida:

Levantou-se, lavou-se e ungiu-se 

Ele passou de uma atitude passiva para uma atitude ativa. Foram sete dias de amargura, decepção e derrota. Entretanto, Davi compreendia o jogo da vida. Davi se levantou e seguiu em frente no seu caminho. Tudo na vida tem limites e a vida continua. A percepção positiva ajudou Davi mudou de atitude e seguir em frente. Ele não ficou travado no problema.

Vestiu roupa novas

Davi tirou a roupa de luto, colocou uma roupa de vida. Ao vestir a roupa real, ele estava voltando a suas funções e posição de rei. As vestes falam mudança de estilo de vida. Tome cuidado com os seus problemas para não ficar alienado, porque pode criar e provocar outros problemas. Ele não empregou atitudes e energia naquilo que ele sábia que não vai resolver mais.

Foi para casa de Deus para adorar

 Ao adora-Lo é reconhece a sua soberania. Senhor é o Rei do universo e faz o que quer, pois Ele sempre tem suas razões. Somos limitados para compreender sua soberania. Em vez de pensar e questionar, devemos nos prostrar diante dEle, confessar nossa ignorância e adora-Lo, porque Ele sabe o faz.

Conclusão

O segundo filho de Davi chamado Salomão, representa perdão, recomeço, promessa de Deus. Salomão tornou herdeiro do trono, tornou a genealogia de Jesus, que bom que Davi não parou e desistiu. Então não desista! Deus tem um novo recomeço para sua historia!

LEIA MAIS…

AS ESCOLHAS DE SANSÃO

Gostou desse assunto? Gostaria de saber
mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS.
SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS
APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma
pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google
entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para
mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

2 Comentários

Deixe o seu comentário