Arca da Aliança: Abinadabe e Obede Edom

“A Arca do Senhor ficou na casa de Abinadabe por mais de vinte anos…” (1 Samuel 7:1,2)

Todos sabem que a arca da aliança, também chamada de arca do Senhor simbolizava a própria presença de Deus. Através dela, Deus protegia, orientara e revelava sua vontade ao povo de Israel. Um certo dia, os filisteus, que era inimigo de Israel, se organizaram uma guerra. Os filisteus prevaleceram e, além disso, roubaram a Arca da Aliança e puseram no templo do deus Dagom. Entretanto, Deus começou a pesar a mão sobre os filisteus com doenças. Os filisteus reuniram todos os seus príncipes para decidir o que fazer da Arca da Aliança e eles decidiram enviá-la até Gate. Em Gate a praga da doença continuou. Depois decidiram enviar para cidade Ecrom. Foi a mesma coisa, de sorte que os filisteus resolveram enviar a Arca de volta à Israel.

A ARCA DA ALIANÇA NA CASA DE ABINADABE

Os filisteus construíram uma carroça nova puxada por bois e arca foi embora sozinha sem ninguém conduzindo. Chegando em Bete-Semes e os hebreus se alegraram muito com a Arca, porém alguns curiosos abriram a tampa do da arca para ver o que tinha dentro, morreram 50 mil pessoas. Depois dessa tragédia, deixaram na cada do sacerdote Abinadabe. A Arca da Aliança ficou guardada durante mais de vinte anos e não aconteceu nada de extraordinário, ninguém é afetado pela presença da arca.

ARCA DA ALIANÇA ABANDONADA

Acredito que uns dos motivos que Deus decidiu não se manifesta na casa do Sacerdote Abinadabe era que ele acostumou com a presença de Deus em sua casa, ou seja, hospedar da arca tornava um peso ou apenas uma obrigação. Acomodação paralisa o agir de Deus, leva a um lugar de adormecimento espiritual. Ela conduz a um estado perigoso na nossa vida, nos levando uma vida religiosa e mecanizada sem profundidade. Devemos entender que a presença de Deus não se restringe em uma caixa ou um lugar físico, mas restringe a limitação humana. Somos nós que limitamos a manifestação da sua presença. O culto nas igrejas, por exemplo, pode ser o melhor culto da sua vida ou mais um culto. Somos nós que fazemos o culto. Ao entrar na casa de Deus, devemos ter uma expectativa em sair diferente.

A presença se manifesta, motiva, contagia, afeta, atrai pessoas para perto. Cada culto tem uma surpresa para você. Uma nova direção. Acredite que cada ano que passa tem uma revelação nova para sua vida!

 

2. Atitude de Obede-Edom

“A arca de Deus ficou na casa de Obede-Edom e o Senhor abençoou tudo quanto tinha.” (1Cr 13.13)

Quando Davi torna rei de Israel, a primeira coisa que Davi fez, foi buscar a arca da aliança estava na casa do sacerdote Abinadabe. O rei Davi preparou uma grande comissão, com mais de trinta mil soldados, todo povo cantava hinos, dançavam com instrumentos, saltérios, pandeiros e tamborim.  Mas Davi não seguiu as regras sobre o transporte da Arca. Para locomover a arca tinha que ser levada nos ombros dos sacerdotes ou dos levitas. Em vez disso, a Arca foi levada em uma carroça puxada por bois. Pelo caminho, os bois tropeçaram e Uzá, um dos sacerdotes, tocou na Arca para não cair. Mas ninguém tinha o direito de tocar na Arca da Aliança, por isso Deus castigou Uzá e ele morreu na mesma hora. Isso deixou Davi muito temeroso, então a Arca foi levada para a casa de Obede-Edom, ficando ao seu cuidado por três meses.

ARCA DA ALIANÇA

Nesses três meses, Deus abençoou Obede Edom, sua família e tudo que ele possuía. Além disso, Deus abençoou com muitos filhos. Todos trabalhando ao serviço do templo (1 Crônicas 26:4-6). Uma das formas que Obede Edom fez em forma de gratidão por aquilo que Deus tem feito era envolver sua vida e mobilizar os seus filhos ao serviço do templo. Ele queria demostrar sua gratidão em forma de serviço.

A BENÇÃO NA CASA DE OBEDE EDOM

Uns dos motivos que fez Deus abençoar Obede Edom, além da reciprocidade ao serviço, ele era um homem que sabia honrar a Deus. A palavra “honrar” é fazer distinção, colocar Deus acima, dar importância, dar o melhor. É uma demonstração de consciência espiritual que, o primeiro lugar pertence a Deus. Muitas pessoas até obedecem, mas não existe honra naquilo que faz, por esse motivo que a honra sobrepuja sobre a obediência. E quando agradamos, criamos uma escada de valores e conceitos ao longo dessa caminhada com Deus, para que possa produzir confiança e credibilidade em nos honrar. Depois dos três meses, o rei Davi ouviu a notícia que Obede-Edom tinha sido muito abençoado e ficou alegre e decidiu buscar.(Veja volume 2, pag. 13)

CONCLUSÃO

Uma pessoa que é abençoada não precisa correr atrás da benção, ela vem até voce. A honra é um poder magnético de atrair as bênçãos de Deus. (Salmos 84.5). Tem o poder de mudar o ambiente onde vivemos. Se tiver no centro da vontade de Deus até adversidade se transforma em benção.

mensagem de PREGAÇÃO E estudo PARTE: 02

Tabernáculo de Davi

“Naquele dia levantarei a tenda caída de Davi. Consertarei o que estiver quebrado, e restaurarei as suas ruínas. (Amós 9:11-15)

Introdução: Esse verso está carregado de uma promessa de restauração. Um decreto profético de mudança. Uma declaração carregada de um sentimento de saudade do próprio Deus. Um lugar onde Deus deseja viver novamente como nos dias de Davi.  De forma proféticas, o profeta Amos afirma que a tenda de Davi não vai permanecer destruída, pois o próprio Deus vai levantar, edificar, restaurar, consolidar e consertar suas ruinas. Será algo completo e pleno de restauração.

·         O tabernáculo era o local que Deus escolheu para habitar. Nesse tabernáculo havia a arca da aliança, o símbolo da presença de Deus. Nesse local, havia separação entre o pátio para o povo, o santuário para os sacerdotes e o Santo dos Santos em que o sumo sacerdote. Em toda trajetória, houve vários tabernáculos edificados, temos o tabernáculo de Moises, Davi, templo de Salomão, a edificação do governador Zorobabel, e a reforma do tempo por rei herodes no tempo de Jesus.

Proposito: Embora a nova aliança afirma que Deus não habita mais em tabernáculo e sim nos corações dos homens, entretanto,  existe uma destaca, a qual Deus tem saudades. A favorita de Deus. iremos ver o motivo da escolha de Deus em querer restaurar a tenda de Davi. Para entender melhor o significado da tenda ou tabernáculo de Davi, precisamos conhecer os outros tabernáculos que foram construídos.

 

1.    A trajetória do tabernáculo

No livro de Genesis, Deus criou um ambiente de relacionamento com o homem. Havia uma interação intima com o homem na viração do dia no jardim do Edem. Um lugar que Deus se revelava e relacionava com homem de forma pessoal e profunda. Entretanto, o homem pecou e essa conexão foi rompida e quebrada, sua presença foi afastada. Em Êxodo 25, vemos o próprio Deus criando novamente um ambiente de habitação para morar. Um lugar para o homem pudesse se aproximar e manifestasse novamente sua presença. Para isso, Moises recebeu de Deus um modelo e uma planta do tabernáculo, com detalhes minuciosos da construção do tabernáculo. 

A.      Quando finalmente o povo entre na terra prometida, com a liderança de Josué, foi estabelecido a região de Siló para o tabernáculo ficar, na qual permaneceu ali durante todo o tempo dos Juízes. O povo comparecia em ano e anos fazer seus sacrifícios e adorar a Deus.

B.      Entretanto, com o tempo, a arca da aliança se transformou em apenas um amuleto religioso e místico para dar vitória nas guerras. Em uma de suas batalhas, Israel perde a guerra e a arca da aliança é roubada pelos filisteus, que ficou na cidade de Asdode, junto ao templo Dagom, porém Deus castigou com uma grande praga de tumores.

C.      Então os filisteus enviam de volta para Israel a arca da aliança em cima de uma carroça puxada por bois. De forma milagrosa, a arca chega em Bete-Semes, porém muitos Israelitas curiosos olharam para dentro da arca e morrem 50 mil pessoas. Por fim, deixaram na casa de Abinadabe por mais de 20 anos.

2.    Tabernáculo de Davi

Nos dias do reinado de Saul, ninguém se importou em trazer a arca da aliança de volta ao tabernáculo. Porém, no reinado de Davi, quando assume o trono, nos primeiros atos do seu governo foi trazer a arca de volta, não da forma como Deus determinou, mas imitando os filisteus, sobre uma carroça levada por bois. Os bois tropeçam, Uzá segura a arca com a mão e morrendo na hora. Por causa desse triste acontecimento, Davi deixa a arca na casa de Obede-Edom por três meses.

A.      Nos três meses, a casa de Obede-Edom foi muito abençoada, então Davi decide buscar a arca da aliança de forma correta e deixada em Jerusalém, no Monte Sião, Cidade de Davi. O próprio Davi prepara uma tenda para guardar a arca da aliança. Uma tenda que nem deveria ser chamada de tabernáculo por ser algo muito simples. Interessante, que a construção dessa tenda não era uma ordenança de Deus, mas Davi percebeu a necessidade que a arca precisava ser protegida. Ele se prontificou de maneira voluntaria em construir uma tenda para a arca da aliança 

B.      Basicamente, era uma “barraca” improvisada, pois o desejo de Davi era construir um templo luxuoso. O tabernáculo de Davi, diferente de Moises, era apenas uma tenda que cobria a arca da aliança. Não tinha nenhuma menção especifica de um artista feito na tenda ou estrutura para abrigar a arca da aliança.

C.    Em 2Cronicas 5.12 afirma oss sacerdotes ministravam louvor com cânticos, ações de graças, gritos, palmas, instrumentos de diversos tipos, expressões de júbilo, danças e saltos. Os sacerdotes e levitas se revezavam em turnos de forma que a adoração tornasse continua e permanente. O louvor era ininterrupto. Nesse lugar havia santificação, confissões e ações de graça diante de Deus e a gloria de Deus se manifestava em forma de nuvem. No tabernáculo de Davi não havia protocolo, mas uma espontaneidade e simplicidade de coração. Todos podiam se aproximar sem padrão religioso, uma adoração livre e espontânea.

D.     O Tabernáculo de Davi marcou uma mudança revolucionária daqueles sistemas que separavam Deus do povo. O salmista derrubou os padrões e modelos religiosos para estabelecer o modelo divino de louvor e adoração que consiste em relacionamento com Deus. O rei Davi queria trazer o povo para perto da presença, enquanto nos Moises era cheia de protocolos, limitações e exclusivas aos sacerdotes.

E.      O Tabernáculo de Davi é um vislumbre da Graça de Deus que oferece acesso a todos que desejam se aproximar de Deus. O salmista Davi implantou em Israel um novo estilo de adoração e removeu os padrões religioso e a divisão. Os povos e nações serão atraídos a Jesus Cristo, onde não haverá formalismo e legalismo, mais com liberdade no Espírito Santo.

3.Restauração da tenda de Davi

Nos dias do reinado de Salomão, foi construído um magnifico templo para abrigar a arca da aliança. Uma construção luxuosa, rica e especial, porém, foi destruída pelos babilônicos na invasão de Jerusalém. Depois de 70 anos cativeiro na Babilônia, eles voltam para Jerusalém. Através de governo de Zorobabel edificaram um tabernaculo. No reinado do rei Herodes o templo foi reformado, porém Jesus afirmou que não ficará pedra sobre pedra, ou seja, será destruída.

A.      Quando Cristo morreu na cruz, o véu do templo se rasgou de cima para baixo, revelando que sua presença não era mais confinada em um tabernáculo. Hoje somos a morada de Deus. Somos o seu santuário: “Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Pois vós sois santuário de Deus, qual é sagrado…” (1Coríntios 3:16,17)

B.      Agora o evangelho é pregar aos gentios. Havia muitas conversões, pessoas sendo curadas e batizadas. Entretanto, muitos judeus não concordavam com a forma de pregação com os gentios. Os judeus estavam mais preocupados mais com as tradições do que com as conversões.  Em um concilio em Jerusalém, os apóstolos discutiam a respeito do dever do cumprimento ou não de tradições judaicas como a circuncisão por parte dos gentios

C.    Então Tiago se levanta e cita as profecias de Amos 9.11, que essa profecia de Amós a respeito da reedificação do tabernáculo de Davi por parte de Deus estava se cumprindo. No reino de Davi, o reino era um só em todo Israel, onde não havia a divisão do reino do Norte e do sul. Além disso, Davi introduziu um novo padrão de adoração, pois sua função foi profética. Era um modelo de vida no qual Deus queria com o povo de Israel e com as nações. Um lugar de unidade e relacionamento.

4.Tenda de Davi escolhida

“No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura…” João 4:23

A.      O Próprio Deus está esperando que construa um tabernáculo para ele abitar com mesma alegria e simplicidade e intimidade no início da sua conversão. Uma busca com uma fé sincera, um coração puro e uma adoração genuína. Uma vida quebrantada e humilde em sua presença. Uma entrega total e sem reserva. Uma vida santa, baseada no relacionamento e não na perfeição.

B.      Deus tem saudade de uma casa, não significa que Deus queira confinar sua presença em um tabernáculo, mas um lugar de busca, um lugar que tenha um interesse genuíno pela presença, um anseio de conhece-lo, uma devoção pela presença.

C.      O Senhor quer reproduzir um espirito de Davi em buscar a Deus de todo coração: “Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água. Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória…”  Salmos 63:1,2

 

5. Os resultados de restauração

Eu a reerguerei, para que seja como era no passado, para que o meu povo conquiste o remanescente de Edom e que a ceifa continuará até o tempo de arar, e o pisar das uvas até o tempo de semear. Vinho novo gotejará dos montes e fluirá de todas as colinas, diz o SENHOR, o seu Deus…” (Amós 9:11-15)

Quando a tenda de Davi é restaurada algo glorioso acontecerá. Acontecimentos fora do comum virá para todos aqueles que decidirem restaurar seu tabernáculo. A nação de Israel tornará forte outra vez. As nações inimigas serão conquistadas, uma colheita sobrenatural e abundante acontecerá. Um vinho novo será derramado e muitos voltarão do exilio.  Haverá um tempo de estabilidade e crescimento como nunca ouve antes, assim como nos dias do reinado de Davi, na qual nunca se conquistou tanto como foi na época de Davi.

A.      Portanto, chega dessa vida rasa religiosa, medíocre sem profundidade. Ele quer restaurar o modelo de adoração. Um modelo puro e simples. Um povo unido e tenha sede de buscar a minha presença. Precisamos entender que nós é quem precisamos de Deus e não Deus é quem precisa de nós. Deus sem nós continua sendo Deus, mas nós sem Deus não somos nada.

 

CONCLUSÃO

·         : “Não te deleitas em sacrifícios nem te comprazes em oferendas, pois se assim fosse, eu os ofereceria. O verdadeiro e aceitável sacrifício ao Deus Eterno é o coração contrito; um coração quebrantado e arrependido jamais será desprezado por Ele.” (Salmos 51:16-17)

Tabernaculo de Davi e sua restauração

«
»

9 Comentários

  1. Rogério de Jesus disse:

    Ótimo artigo das escrituras apaixonei que o mesmo Deus Obede-Edon seja sempre na vida de vocês.

  2. Ednéa Medeiros de Oliveira Azevedo disse:

    Exelente comentário sobre a,Arca da Aliança, sobre a obediência a Deus. Deus abençoe suas vidas c fez na vida da familia de Obede-Edon. Graça e paz

  3. Eduardo Luiz tezzei Nacade disse:

    Gostei muito da explicação muito bom msm

  4. Irmão Bruno disse:

    Paz de Cristo Jesus, irmão analisando as escrituras, vejo que diz que a arca ficou no periodo de 20 anos, e nao ficou mais que isso na de abinadabe, estou correto?

  5. Walter paz do senhor Jesus Cristo a todos amei o estudo é suma importância disse:

    Amei o comentário muito bom Deus continue abençoando o comentarista e seus leitores

Deixe o seu comentário