FILHOS DE ZADOQUE

“Os levitas que afastaram de mim, poderão até realizar os sacrifícios, mas apenas os descendentes de Zadoque entrará no meu santuário.” (Ez 44:15)

INTRODUÇÃO: Quem era esses descendentes de Zadoque? Tudo começa no livro de Samuel, mostra que havia corrupção nos filhos do Sacerdote Eli, na qual seus filhos seriam futuros sucessores. Então, Deus faz um juramento que toda a linhagem do sacerdote Eli seria morta, e Deus levantaria um sacerdote fiel. Em 1Samuel 22, afirma que o rei Saul persegue Davi e mata 85 sacerdotes por ajudar e esconder Davi, e apenas um sacerdote Abiatar escapa. Davi preservou e cuidou de Abiatar, na qual era da descendência de Eli. Quando Salomão assume o trono, ele expulsou Abiatar do sacerdócio, cumprindo a palavra que o Senhor tinha dito em Siló a respeito da família de Eli e que Deus levantaria um sacerdócio fiel. Quem assume toda liderança de sacerdotal era Zadoque. (1Reis 2:27,35).

A.      No tempo de exilio na Babilônia, a linhagem de Zadoque não se corrompeu, por isso que Deus declarou que somente a descendência do Zadoque teria acesso ao santuário e que poderia servir na presença do Senhor. Enquanto os levitas, que estavam distantes do Senhor, poderia até fazer os sacrifícios ao povo, mas não teria acesso ao santuário.

B.      Que privilégio! Que honra! Apenas os descendentes de Zadoque terão um lugar exclusivo de acesso a presença. Quando vivemos em obedecia a sua palavra haverá privilégios em sua presença. Isso fala da lei da semeadora. O juízo de Deus em deixar os levitas servir o povo, mas impede de ter acesso ao santuário, isso nos ensina que servir a igreja não significa que estamos servindo a Deus. Como afirma as escrituras que muitos me dirão naquele dia: “Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome?” (Mateus 7.22)

C.      O que professamos deve ser evidenciado nas atitudes, ou seja, deve haver uma harmonia naquilo que fazemos. Saiba que Deus não está preocupado quantas vezes você se sujou, mas quantas vezes você se lavou e purificou no seu sangue. O salmista Davi já ensinava: “Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração (Salmos 24.5)

D.     Se queremos ter uma intimidade mais profunda com Deus, é imprescindível uma revisão de nossas vidas, que haja abstenção de tudo o que contamina a sua vida espiritual.

 

ZADOQUE: Santuário de Deus

“Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?” (Salmos 15.1)

Depois que o rei Davi conquistou as fortalezas de Jerusalém e unificou o reino, Davi colocou em seu coração o desejo de trazer a arca da aliança para Jerusalém, porém cometeu um grave erro de trazer a arca da aliança em cima de uma carroça. Foi nesse contexto que o salmista questiona quem habitará em seu santuário. Esse verso nasceu de uma inquietação e uma indagação do coração do salmista.  Os versos seguintes respondem às perguntas com uma lista de descrições das qualidades que Deus deseja nas pessoas que andam com ele, ou seja, existe uma filtragem para ter acesso ao Santo lugar. O salmista escreve uma perspectiva apresentada as características do quem desfrutará da presença de Deus. Ele apresenta dez conceitos introspectivos para quem quiser habitar e morar em seu santuário.

A.      Devemos tomar cuidado ao ler esse salmo, pois o propósito de Davi não é oferecer uma prescrição para ter acesso, mas uma descrição de quem tem acesso. O próprio Deus olha a justiça perfeita de Cristo em nós e por isso somos aceitos em sua presença. É através da sua justiça que temos acesso ao santuário: “Temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus…” (Hebreus 10.19).

B.      Mesmo porque, nossas obras de justiça são produzidas pelo fruto da salvação mediante a graça de Deus e não pelos nossos méritos. Se não fosse a graça de Deus seriam barrados na porta do santuário. Em seguida, o salmista revela que existe um caráter distinto para habitar em seu santuário. Um caráter que reflita o caráter de Cristo.

C.      Em resumo, só terá acesso quem refletir a imagem e semelhança de Cristo nesse mundo. Quando suas atitudes forem motivadas no coração e sua conduta for pautada justiça e verdade. O próprio Jesus afirmou quem entrará em seu reino: “Nem todos o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai…” (Mateus 7.21).

 

CONCLUSÃO

Após o salmista falar de todos os critérios, ele conclui no salmo que na presença de Deus há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente. Que seu coração venha pulsar pelo anseio da presença de Deus. (Salmos 16.11)

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário