Rei Saul: Obediência parcial

“O Espírito do Senhor se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem.” (1 Samuel 10.6) 

INTRODUÇÃO: Na época dos Juízes, o povo de Israel era liderado pelo profeta Samuel, porém já estava velho e seus filhos, que seriam futuros sucessores, estavam se corrompendo. Então os israelitas começaram a pedir um rei a Samuel. É verdade que já estava nos planos de Deus conceder um rei e não era algo contrário à vontade divina (Deuteronômio 17:14-20). No entanto, os israelitas não quiseram esperar que Deus instituísse um rei em seu devido tempo e não confiarem na dependência do Senhor. Foi assim que Deus ordenou que Samuel ungisse Saul como rei. No início do seu reinado, já mostrava sua habilidade como líder valoroso, na qual Israel conquistou muitas vitórias sob o reinado de Saul, porém seus erros foram graves o suficiente para manchar e acabar drasticamente com seu governo.

A.      De acordo com a narrativa bíblica, o rei Saul começou a desprezar às ordenanças divinas. Cada vez mais ele foi se afastando do Senhor ao ponto de perder suas características, tornando um homem depressivo, medroso e perturbado. Em seguida, Samuel anunciou a Saul que por ele ter rejeitado a palavra do Senhor, Deus também o tinha rejeitado como rei de Israel: “Espirito do Senhor saiu de Saul…” (1 Samuel 16:14-18).

B.      A rebelião e a obstinação de Saul foram o motivo do afastamento de Deus. Sem a obediência a vontade Deus, qualquer forma de adoração não passa de religiosidade hipócrita e vazia. (João 4:24) Sem a submisso genuína a Deus, as práticas exteriores de devoção não passam de aparências enganosas e são inúteis, por melhores que pareçam ser. Nossas liturgias são completamente vazias e hipócritas quando elas não consistem na expressão da nossa total obediência e submissão a Deus. O sacrificar é apenas uma consequência do obedecer, um ato de submeter à autoridade de Deus. Foi nesse contexto que o profeta Samuel falou:  “Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros” (1 Samuel 15:22). 

C.      Para sermos bem-sucedidos diante de Deus, precisamos cultivar uma vida de obediência. As nossas atitudes externas de obediência não possuem valor algum quando não estão acompanhadas de um compromisso sincero e verdadeiro ao Senhor.


1.    Obediência parcial de Saul 

“A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que holocausto.” (1Sm 15.22)

O rei Saul estava se preparando para um combate contra inimigo de Israel, o povo Amalequita. As instruções de Deus eram bem claras: Destruir tudo! Então Saul e seu exército marcharam contra os Amalequitas e prevaleceu. Saul, porém, preservou a vida de Agague, rei dos Amalequitas. Um troféu de sua conquista. Além disso, tomou as melhores ovelhas, bois e cordeiros daquele povo, desobedecendo as ordens do Senhor de destruir tudo. Por causa dessa desobediência o Espirito Santo é retirado de Saul. Embora Saul continuasse sendo o rei, seu reinado fora cancelado e a unção de Deus havia se retirado. Passando alguns anos, os sobreviventes dos Amalequitas roubaram, saquearam e levaram cativos as mulheres do exército de Davi. (1 Samuel 30.1,5).

A.      A desobediência de Saul é uma demonstração clara do pecado que permanece em nossa vida. Aqueles pecados que deviria ser totalmente derrotado, deveria ser tratado de maneira cruel e radical. Quando não destruímos eles continuarão a saquear a nossa fé e tirar o vigor da nossa força espiritual, assim como aconteceu com o exército de Davi. Não podemos ser misericordiosos com “Agague” das nossas vidas, ou então ele retornará para tentar nos destruir: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena; por estas coisas é que vem a ira de Deus “ (Colossenses 3.5,6)

B.      Para Deus, obediência parcial é desobediência. Ele quer uma obediência total, que envolva todo o nosso coração. A obediência tem que ser bem observada para que seja cumprida na íntegra, por completa. Pequenos detalhes das ordens de Deus não executados podem trazer o fracasso à missão. Quando Deus fala para cumprir cada detalhe é porque Ele sabe os motivos e as consequências. Tem pessoas que abandonam alguns pecados e continuam com outros “pecadinhos” que não precisa ser tirado. Na verdade, é que Deus diz que, quando nos rebelamos é quando conscientemente prestamos uma obediência parcial (1Samuel 15.23)


CONCLUSÃO 

Os “pecadinhos” sempre vão querer escapar da morte. Com o tempo, possa gerar em sua mente, revivendo em sua história, reagrupando em sua vida e lançando novos e inesperados ataques nas áreas mais vulneráveis da sua fé. Tome muito cuidado!

LEIA MAIS…


 Gostou desse assunto? Gostaria de saber
mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS.
SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS
APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma
pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google
entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para
mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário