Superando o luto e o choro prolongado

Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens…” (Eclesiastes 7.2)

Uma das maiores realidades que temos é que um dia, certamente morreremos, independente daquilo que fizermos com a nossa vida. Sem dúvida, a morte é a surpresa mais desagradável da existência humana. Por isso que Salomão revela como devemos olhar a vida. Não está referindo, necessariamente, em ter alegria com a morte, mas refletir sobre a importância da vida. No início, quando ocorre a morte de um ente querido, é muito comum chorar intensamente e relembrar os momentos ao lado daquela pessoa. Para alguns, o luto parece não ter fim, para outros, é apenas um ciclo natural da vida.  Caso esteja sofrendo o luto, quero dar dois conselhos:

Primeiro conselho 

Todas as vezes que tiver vontade de chorar vai para o seu quarto e chore, permita-se passar por este momento de dor. Não é uma doença ou uma depressão. É uma reação esperada e normal a perda de alguém a qual a gente ama. Na segunda semana você vai perceber que a intensidade do choro vai diminuindo aos poucos. No primeiro mês é até aceitável chorar intensamente, entretanto, com o passar do tempo, pode atrapalhar o processo de recuperação e, até mesmo, pode afetar a sua imunidade e levar a sérias doenças psicossomáticas.

Segundo conselho – 

Aproveite a cada segundo com aqueles que estão vivos. Entregue flores e abrace aquelas pessoas que estão ao seu lado. Sim, são essas pessoas que você deverá focar e valorizar nesse momento. Não será nada fácil, mas quando damos mais valor aqueles que estão ao nosso lado o significado da vida será transformador. Além disso, aprenda agradecer a Deus pelo tempo que viveu com essa pessoa. Assim a vida passa a ter outro sabor, outras cores, outro sentido. A recuperação será um processo lento e doloroso, mas ao colocar em prática a gratidão e reaprender novas mudanças com otimismo será o caminho menos doloroso, pois cada um resolve o luto a sua maneira. Tem pessoas que escreve uma música, poemas, funda uma ONGs.  Enfim, cada um dá o sentido a sua perda.

O melhor conforto que podemos dar para alguém que esta enlutada e oferecer um abraço e deixar que a pessoa chore em seus ombros. Em certos casos, ajude no processo de reabilitação nas novas mudanças que a pessoa irá tomar na vida. 

 Choro prolongado 

Minhas lágrimas tem sido o meu alimento de dia e de noite…” (Salmos 42.3)

As causas da depressão, às vezes, são difíceis de ser identificadas. Somente quem enfrentou a depressão consegue descrever o que significa perder o sono sem motivo aparente ou dormir horas seguidas. Sem motivo justificável, tem a vontade de chorar muito. Geralmente, os sintomas da depressão incluem choro constante e exagerado. Quem costuma chorar por qualquer motivo não significa, necessariamente, um sinal de depressão. No entanto, é importante prestar atenção se, além do choro, existem outros sintomas, como a falta de vontade de sair de casa, desânimo intenso para realizar qualquer atividade, que pode sinalizar o início da depressão.

OS BENEFICIOS DO CHORO

Na verdade, o choro liberta, alivia e faz sentir até melhor. Não é por acaso, porque o choro produz certas substâncias de noradrenalina e serotonina, proporcionando uma sensação anestésica de calma, aliviando a tensão. A mulher, por exemplo, tem mais tendência a chorar porque possui 5O% de prolactina a mais que os homens. Infelizmente, muitos homens, por não compreender isso, não empresta os ombros para a mulher chorar. Quando choramos, liberamos sentimentos reprimidos, como medo, ansiedade, estresse, frustração e raiva. Dessa forma, o choro é uma das melhores maneiras que ajuda a trazer calma e alivia a tensão, por esse motivo que muitas mulheres sente melhor depois de uma “boa” chorada.

O choro tem o seu lugar, o seu momento e a sua voz, entretanto, quando o choro é reprimido por longo prazo, pode desenvolver quadros de depressão, úlcera, gastrite e pressão alta. Agora, o problema não é o choro, e sim, um choro prolongado, afetando relacionamento e a produtividade. Quando o choro chega em um estágio extremo e constante, a solução só será possível, com terapia de remédios ou psicoterapia, porque ataca o sistema imunológico do seu corpo. É bem verdade que, o teu passado pode ser uns dos motivos das suas lágrimas, deixando marcas negativas que faz você chorar, mas o que importa é que o teu futuro está intacto para usufruir e aproveitar. Então não fique remoendo o passado. Deus quer ver você feliz. Deus quer ver você sorrindo.

Saiba que Deus não quer ver você chorar a vida toda. Aliás, ficar preso no passado vai gerar um autocondicionamento ao ponto de não conseguir viver o presente.

 Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

  1. I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

Deixe o seu comentário