MUROS DERRIBADOS: DOMINANDO O IMPULSO

“Como a cidade com seus muros derribados, assim é quem não sabe dominar-se” (Provérbios 25.28 NVI)

Nesse verso, Salomão usa de uma forma didática, dizendo que pessoas que não sabe dominar as suas emoções e temperamentos é comparada como uma cidade sem muro e sem proteção. É bom saber que é normal que nosso humor venha variar, pois somos seres humanos, temos sentimentos. Além das responsabilidades, como a sobrecarga profissional, a demanda da sociedade, o excesso de atividade, variação hormonais, a má alimentação, transtorno psicológicos, falta de descanso, pode ser uns dos motivos que levam ao estresse e o desequilíbrio emocional, que pode causar problemas físicos, como fortes dores musculares, dores de cabeça, gastrite, e até mesmo depressão. Nesse caso é necessário buscar um profissional para diagnosticar o problema.

Quando não controlamos os impulsos, perdemos a autonomia para se proteger. Tornando vulnerável aos ataques e frágil nas defesas. Quando vivemos em uma constante “montanha russa” nas nossas emoções pode prejudicar a saúde mental, laços afetivos, relacionamentos, e até mesmo, lado profissional.

Aquilo que acontece em nosso interior repercute no nosso exterior, que acaba reagindo diante de algumas situações por base nas nossas emoções. Quem está emocionalmente desequilibrado deixa a emoção falar mais alto do que a razão e tomam atitudes que poderia ser moralmente questionável. Tudo isso afeta a autoestima, intensifica as mudanças de humor e leva à formação de um círculo vicioso do qual é difícil de sair. Por isso, é preciso prestar atenção nesses altos e baixos do seu estado de ânimo. Talvez você esteja passando por um momento difícil e precise se abrir com alguém, ou ao menos com você mesmo. Na verdade, ninguém gosta de estar ao lado de pessoas desiquilibrada. Por isso que precisamos do auxílio do Espirito Santo. Ele vai dar o suporte necessário para lidar com seu temperamento. Sem domínio próprio o homem causa destruições, arruma brigas inúteis e desnecessária. (Gálatas 5.22,23)

Mantenha as muralhas de pé! Não deixe que suas emoções venham comprometer o seu destino. Cuidando com palavras ditas por impulso. A melhor atitude é se afastar até que você esteja mais calmo e equilibrado. Ninguém disse que é fácil se dominar.

Dominando o impulso

Essa natureza que habita em nós, é uma parte irracional e primitiva que todos nós, como seres humanos, temos. Podemos comparar nossa natureza como uma fera selvagem que, apesar de educarmos, em certos momentos, vai atender a agir de maneira coerente com nossa natureza. Passando alguns meses, achando que está sob controle, até esquecidas, elas voltam a ameaçar e assumir o controle, principalmente quando alguém fecha você no transito, quando entra em sites obscenos, então repete novamente seus impulsivos da sua natureza pecaminosa. Um sentimento de culta começam a atormentar: “eu nunca vou conseguir largar esse vício!” “nunca vou conseguir dominar!”

Na realidade, dominar os impulsos é uma tarefa difícil de realizar. A genética pode ser uns dos fatores desses padrões impulsivos. Por exemplo, quando os problemas na sua casa são resolvidos com impaciência e impulsividade, resultará em solucionar seus problemas e adversidades nesse padrão, pois nossos impulsos desenfreados são, de alguma forma herdada e aprendida através da imitação. A boa notícia é que podemos modificar esse padrão: “Andai na instrução do Espírito, assim vocês não estarão satisfazendo os desejos da carne…” (Efésios 6.18)

A nossa natureza é um adversário perigo que deve ser esmurrado severamente até a exaustão, a ponto de ser incapaz de esboçar qualquer reação, ou seja, deve estar totalmente rendido, vencido e dominado. Para isso, temos que submeter a vontade de Deus. Assim como Paulo descreve: “Esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo… ” (1Coríntios 9.27) Ele expressa de maneira violenta ao afirmar “esmurro meu corpo”, é tratar com severidade os desejos e impulsos, para que natureza pecaminosa se conserve sobre controle, isto é, o velho homem não venha acordar e as velhas atitudes não venham ressuscitar. A palavra “esmurrar” significa socar, golpear com força, provocar incapacidade do oponente em revidar, deixar o adversário com hematoma. (Veja volume 6, pag. 33)

O que vai motiva controlar seus impulsos é através do jejum e na oração. E, também, quando você tiver uma profunda certeza dos seus valores e princípios: relacionamento com Deus, crescimento da nossa fé, da nossa integridade aos olhos de Deus (Gálatas 2.20) 

LEIA MAIS…

GUERRA INTERNAS DA ALMA 

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram: https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

2 Comentários

  1. This is the right website for anyone who wants to understand this topic. You understand so much its almost hard to argue with you (not that I really would want toÖHaHa). You certainly put a brand new spin on a subject that has been discussed for many years. Wonderful stuff, just wonderful! נערות ליווי באשדוד

  2. nimabi disse:

    Thank you very much for sharing, I learned a lot from your article. Very cool. Thanks. nimabi

Deixe o seu comentário