NÃO TEMAS! SOU EU!

Mas, imediatamente, Jesus lhes disse: “Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! (Mateus 14:27-31) 

Quem nunca passou por uma tempestade da vida? Situações que fazem a gente chorar, desesperar, e às vezes, não sabemos o que fazer. Elas não avisam quando vai chegar e nem manda recado. Elas aparecem de forma inesperada e imprevisível. Assim como caso dos discípulos que estavam desesperados, assustados e temerosos, achavam que iriam morrer. Pelo relato de Mateus, é como se fosse um maremoto. Uma tempestade que se transformou em um tufão (Mateus 8.24). Quando eles observam que Jesus estava dormindo no barco, eles ficam indignados. O sono de Jesus dava a ideia que estava fazendo descaso da crise que os discípulos estavam enfrentando. Acredito que o maior drama dos discípulos não era a tempestade, mas pelo fato de Jesus estar dormindo.

Essa é, muitas vezes, a nossa crise em nossa vida. Onde Jesus está que não intervém quando mais precisamos da sua ajuda? Onde Ele está quando as tempestades nos assustam? Tanto que foi essa pergunta dos discípulos fizeram: “Mestre, não te importa que pereçamos?” Quando eles resolvem chamar Jesus para ajudá-los, eles ficaram surpresos quando Jesus acalma a tempestade: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Marcos 4.41). Os discípulos enxergavam Jesus de forma limitada. Tinha apenas uma fé teórica e abstrata daquilo que ele poderia fazer.  

A grande questão não é saber se Jesus está no seu barco, mas ter a confiança que ele tem o poder de acalmar as tempestades da sua vida. Muitas das vezes pregamos tanto sobre a soberania e o poder de Deus para as pessoas, mas não conseguimos ver a soberania e o poder de Deus em nossos problemas. As tempestades são pedagógicas, elas nos ensinam, nos amadurece e nos transforma para a vida. Ajuda a chegar mais perto de Deus. Revelam como verdadeiramente somos. Mostra onde a nossa confiança está apoiada. Revela o nosso conceito a respeito de Deus a qual servimos. Em meio as tempestades, o altruísmo do nosso ser é aumentada, fazendo sentir a dor e a necessidade do outro.

Tem certas tempestades que Deus não quer revelar quem Ele é, mas conhecer quem você é. O discípulo Pedro, por exemplo, usou a tempestade para conhecer a soberania de Deus em andar sobre as águas.

Temores da alma na tempestade

” todos ficaram apavorados. Contudo, Jesus lhes anunciou: Sou Eu! Não tenhais medo!” (Marcos 6:50)

Como você tem enxergado suas tempestades? A maneira como você enxerga as suas tempestades podem gerar em você maturidade em Deus ou uma vida angustiada, segurança em Deus ou traumas pelo resto da sua vida, um grande aconselhador ou apenas uma vítima. O problema não são as tempestades, mas como reagimos diante dessas tempestades. É bem verdade que as tempestades internas é um dos maiores dilemas que enfrentamos. Às vezes, as tempestades da alma são mais intensas do que as de fora. Por esse motivo, Deus não quer apenas acalma as ondas da sua vida, mas primeiro, Ele quer acalmar os mares dentro da sua alma, tanto que o Senhor disse para os seus discípulos: “Não se turbe o vosso coração, credes em Deus e também em mim…” (João 14.1).

Mesmo porque, enquanto vemos as tempestades de forma limitada, Deus vê o todo. Enquanto queremos apenas a solução, Deus enxerga o seu futuro. Enquanto vemos apenas uma tempestade, Deus vê você aprendendo a dominar o medo e confiar em Seu poder, porque Ele trabalha ao seu favor, no mundo invisível e na ação imperceptível que você não vê, trabalhando no seu caráter. A pedagogia de Deus funciona em tempos difíceis: “Foi bom ter sido afligido, porque aprendi a pôr em prática a sua vontade.” (SL 119.71)

Veja que após acalmar a tempestade, Jesus os chamou de “Homens de pequena fé…” Em outras traduções, são homens tímidos e medrosos, literalmente, chamou de homens covardes. Apesar das diversas experiências com Jesus, eles continuavam incrédulos. Uma fé deficiente e limitada. O tempo com Jesus não foi o suficiente para amadurecer. Parece que o tempo passou e não cresceram na fé, pelo contrário, continuam como criança na fé. Na verdade, Jesus queria ensinar os discípulos a onipotência de Deus, onde tem o poder de controla a causa (vento), como também o efeito (ondas). (Veja volume 1, pag. 41)

CONCLUSÃO 

Muitas das vezes Deus não vai livrar das tempestades, mas vai ensinar como enfrentar suas tempestades. Vai ensinar como superar seus dilemas e decepções. Caso a ansiedade e o medo esta te dominando faça essa oração de Davi: Veste as roupas de guerra, toma o escudo e lança, levanta e vem me ajudar. Fala à minha alma: “Eu te salvarei! ” (Salmos 35.2-3) 

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram: https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

3 Comentários

  1. This is the right website for anyone who wants to understand this topic. You understand so much its almost hard to argue with you (not that I really would want toÖHaHa). You certainly put a brand new spin on a subject that has been discussed for many years. Wonderful stuff, just wonderful! נערות ליווי באשדוד

  2. tải binance disse:

    Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.

Deixe o seu comentário