INSATISFAÇÃO DE ASAFE

“Asafe declara: A quem tenho nos céus se não a Ti? Nada mais desejo além de estar junto de Ti.(Salmos 73.25)

INTRODUÇÃO: No início do verso, o salmista Asafe começa a demonstrar a sua insatisfação e seus conflitos interiores em relação à prosperidade e longevidade dos ímpios. Aqui, descreve a sua dúvida e sua incredulidade como ato de “escorregar” de uma vereda: “os meus pés quase que se escorregaram, pois eu tinha inveja dos soberbos” (Salmos 73.3). Entretanto, no verso 25, Asafe conclui seu pensamento ao afirmar que a sua única satisfação e desejo era o Senhor, como seu Bem absoluto, a sua fonte, a sua razão, a sua inspiração e a sua satisfação. Em comparação com a prosperidade do ímpio, era nada. (Veja volume 9, pag. 21)

A.      Quando decidimos fazer do Senhor o nosso refúgio, a nossa esperança, o nosso prêmio e a nossa vida, tudo em volta fica pouco relevante, insignificante e pequeno. O próprio Davi queria expressar isso quando disse ao Senhor: “Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente …Tu és meu manancial de vida…” (Salmos 16.2; 36.9). A agua, manancial ou fonte está relacionado como algo primário e essencial para subsistência humana. Na qual, sem a agua não há vida –  Isso indica um Deus suficiente que tem o poder de suprir todos os dilemas, preocupações e necessidade do ser humano

B.      Atualmente, as pessoas estão se tornando, cada vez mais descontentes com aquilo que tem, com aquilo que é e com aquilo que faz. Assim como o caso do conflito e dilemas interno de Asafe, que assolava todos os dias. Um conflito que estava ligado tanto a insatisfação em Deus como na insatisfação pela vida. Por esse motivo que Salomão nos aconselha:Quando os dias forem bons, aproveite-os bem, mas quando forem ruins, considere(Eclesiastes 7.14).

C.      Nesse texto, está falando na capacidade de adaptar as situações da vida. Em outras palavras, não depender das circunstancias para ser feliz, mas aprender a ser feliz em meio as circunstâncias. (Filipenses 4.12). É aprender a viver um dia de cada vez. A cada dia viver como se fosse o presente de Deus.


SEJA MAIS AGRADECIDO

“…pois no Senhor depositarei a minha satisfação…” (Salmos 104.34)

A definição mais clara sobre gratidão é ter apreciação por aquilo que recebemos e redirecionar nossa atenção para coisas boas da vida. É como um filtro mental, através das experiências negativas, levamos para o lado positivo, ou seja, é ter a capacidade de extrair lições positivas dos erros cometidos. A neurociência como a psicologia reconhece o poder da gratidão, pois libera hormônios responsáveis pela sensação imediata do bem-estar. A gratidão diminui o estresse, como raiva, angústia e medo. Melhora o sistema imunológico e diminui a pressão arterial do coração. Quando agradecemos por algo ou valorizamos pequenas coisas do dia-a-dia, há uma ativação da região do cérebro conhecida como sistema de recompensa (uma liberação de dopamina e ocitocina, que é um hormônio responsável pela sensação de bem-estar).

A.      A gratidão não apenas reduz o estresse como também pode desempenhar um papel importante na superação de traumas. Além disso, a gratidão tem o poder de curar o espirito do descontentamento, porque o desconten-tamento está ligado em focar sua atenção com aquilo que não tem e deixa de observar e apreciar aquilo que já tem. São pessoas que fica preocupado com o futuro e esquece de viver o presente.

B.      Quando você aprender a ser mais satisfeito pela vida, pela esposa que tem e pela profissão que atua, potencializará a formação e o fortalecimento humano, vai ajudar aproximar as pessoas que convive com você, tornando os laços humanos mais estreitos e mais empático. Além disso, vai ajudar a reavivar sua alegria, confiança, esperança e as relações afetivas. Pode ser que na sua vida tenha alguns momentos de tristeza, mas ao anotar os detalhes da sua vida, perceberá que as coisas boas da vida é muito maior que seus momentos desagradáveis. Quando as pequenas conquistas passam despercebidas ou deixam passar em branco faz com que tenha a tendência de lembrar apenas de coisas negativas da vida.  

CONCLUSÃO

Comece a prestar atenção nas coisas simples da vida. Ao receber um abraço de alguém agradeça; sua mãe preparou a comida agradeça e elogie; agradeça a garçonete que lhe serviu o café; agradeça a pessoa que segurou a porta do elevador; antes de almoçar, tomar seu café, dormir e acordar faça uma oração a Deus de gratidão, porque a gratidão torna a vida mais leve e aumenta sua felicidade e otimismo.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

  1. Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

Deixe o seu comentário