Estações da Vida: Um novo tempo

“O inverno já acabou e a chuva já passou. As flores estão crescendo. A Primavera chegou. Levanta-te, amor, minha linda, e vem.”  (Cantares 2.12)

INTRODUÇÃO: Esse poema de amor entre Salomão e Sulamita possui uma figura e uma simbologia do amor de Deus por Israel e do amor do noivo pela sua noiva (igreja). Demonstra uma dimensão de amor tão íntima quanto entre dois amantes, na qual todos nós podemos estabelecer esse amor para com Deus. Agora, nesse verso, Salomão anuncia que o tempo de esterilidade, de espera, de frio, de dor, de portas fechadas, silêncio de Deus, de lagrimas e de noites mal dormidas teriam de dar lugar a um novo tempo – uma nova estação. É bem verdade, que tem dias em nossa vida que parece como aqueles dias em que a chuva cai tão grossa e não podemos fazer nada, a não ser, esperar passar. Uma doença incurável, por exemplo, é muito difícil de lidar, pois mexe em toda área da vida.

A.      Na verdade, temos o direito de chorar, mas não devemos nos aprisionar a ela, pois o choro prolongado destrói sua saúde, relacionamento e sua produtividade. Logo, entendemos que a felicidade não é um contentamento pleno ou um sorriso constante, mas olhar para as circunstâncias negativas da vida e encontrar motivos para continuar. Em acreditar que dias melhores virão. Um tempo de novidade!

B.      Para concluir, Deus nos desafia sempre em novas mudanças, visando a nossa melhoria da qualidade de vida espiritual em cada estação que passamos. Quando uma nova estação chega, a visão fica mais clara. A fé fica mais consistente. O amor fica mais intenso. A vida torna a dar sentido. O sorriso aparece. O proposito ganha forma. Sua vida espiritual amadurece. Se bem que, na vida, tudo passa por mudanças e por transformações. Nada permanece do mesmo jeito que foi. A natureza muda. As pessoas mudam. O tempo muda. Nós mudamos.

C.     Aprenda que as experiências das tuas lágrimas e da sua dor te faz mais forte. O medo dominado te faz mais corajoso. A paciência exercida te faz mais sábio e maduro. O problema, é que, muitos querem grandes experiências com Deus, sem grandes problemas. As experiências são fundamentais para todos aqueles que querem andar com Deus. É nas experiências que a sua vida amadurece, aprende, cresce e desenvolve.

 

Discernindo as estações

“Até os pássaros conhece as estações e observam a época da sua migração, mas o meu povo não conhece as exigências do Senhor.” (Jeremias 8:7)

Todos nós sabemos que cada estação nos leva a novos desafios e cada desafio exige uma nova capacitação de Deus, por isso que é tão importante saber a estação estabelecidas nesse tempo (Eclesiastes 3:1). Assim como os pássaros, que conhecem as estações determinadas da sua migração. Do mesmo modo, é perigoso entrar numa estação que não está preparada para sua vida, é igualmente perigoso entrar num lugar na estação errada, pois o maior fracasso na vida é ter sucesso naquilo que Deus não aprovou. Veja as estações de Moises em Atos 7.17-30:

A.      “…aproximando o tempo… nasceu Moises…” (Atos 7.17). Deus colocou Moises no tempo exato. Assim como o nascimento de Jesus: “Quando chegou a plenitude do tempo, enviou Deus o seu filho…” (Gálatas 4.4). Um tempo pré-determinado, pré-estabelecido, etapas pré-fixado, ponto preciso da humanidade, calendário de Deus, completando os seus dias. Em outras palavras “No tempo certo, nasceu Jesus.” Momento certo, oportunidade e supremo –  o tempo kairós de Deus. Imagine se Martin luter king nascesse hoje, qual a relevância ele teria? Você pode ter sido rejeitado pelos pais, vindo de uma gravidez indesejada. Posso garantir pela palavra de Deus que você nasceu para essa estação.

B.      “…Moises cuidava que seus irmãos entenderiam…” (Atos 7.25) Moises queria agir fora do tempo, achava que já estava pronto – pensava que já estava instruído para seu destino e para o seu propósito, porém, ainda não tinha experiência com Deus no deserto.

C.      “…foi dirigido a voz do Senhor a Moises…” (Atos 7.30) Depois de quarenta anos sendo treinado no deserto da vida, o comando de Deus foi dirigido a Moises, chegou o tempo de cumprir! Sem o comando de Deus você vai se frustrar e se perder.


CONCLUSÃO

Não adianta tentar pular etapas, encurtar caminhos, sair do “casulo”, porque fazendo assim, você não criará estruturas necessárias para o próximo nível e sofrerá “sem as asas” estarem totalmente desenvolvidas. Cumpra as etapas, aproveite o caminho, e por mais difícil que seja cada estação. Lembre-se de que o caminho é tão importante quanto a chegada. 

LEIA MAIS…

O CASULO DA VIDA: METAMORFOSE

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

  1. 20bet disse:

    Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you.

Deixe o seu comentário