NÃO CONFORMEIS COM ESSE MUNDO

Não conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vossa mente.” (Romanos 12.2) 

INTRODUÇÃO: Nesse verso, o apóstolo Paulo está, literalmente, advertindo aos crentes a não serem moldados na forma do padrão desse mundo, não se acomodarem e se afrouxarem ao esquema mundano. Não deixar que as pressões externas os levam para dentro do seu próprio molde, mas deixar que Deus remodele através da mente transformada, a partir de dentro, isso está indicando uma mudança completa e profunda na mente. Uma transformação de dentro para fora, porque só podemos transformar aquilo que fomos transformados, ou seja, precisamos ser curados para curar as pessoas. A maior mudança de transformação é a nossa mente. Mesmo porque, o desafio que Jesus deixou para seus discípulos não acabar e eliminar a cultura da época. Mas desafiar em estar no mundo e ao mesmo tempo não ser do mundo (João 17.18)

A.      Quando Paulo adverte em “Renovação do vosso entendimento” esta dizendo que a renovação da mente se dá por meio de uma conjugação entre ação do Espírito Santo em nós e uma exposição a Palavra de Deus. É através das escrituras que nos ensinará ter um senso crítico e maturidade para separar o que presta do que não presta.

B.      Quando somos iluminados em nosso entendimento através das escrituras, somos aptos a discernir em toda e qualquer situação. Assim, nosso comportamento estará alinhado à vontade de Deus. É través dessa renovação de santificação e transformação no nosso caráter, que o Espirito Santo poderá nos usar como instrumentos. Mesmo porque, é através do nosso comportamento, crenças e costumes que vai distinguir de outras pessoas, ou seja vai revelar que somos diferentes: “…para que sejais irrepreensíveis, sinceros e inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa…” (Filipenses 2.15)

C.      O resultado de tudo isso é que podemos experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Aliás, nesse mundo temos duas escolhas: influenciar ou ser influenciado. As palavras que saem da boca, os livros que lê, os filmes que assiste, as músicas que escuta e os relacionamentos que está construindo, revelam diariamente se você está se conformando com esse mundo. 

Manifestando a luz 

“Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes,[condenai] exponham-nas à luz…” (Efésios 5.11) 

Infelizmente, muitos cristãos não estão compreendendo a gravidade da guerra que estamos vivendo nesses dias. A bíblia afirma que onde a luz chega as trevas tem que se dissipar e desaparecer. Não se afrouxe e nem tenha medo em dizer “não” para aquilo que é impuro, seja um filme, série ou amizades. Se posicione em meio essa sociedade corrompida. Pode haver até retaliação por seu posicionamento, mas Deus está ao seu lado para dar sabedoria. “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça (Jo 7.24)

A.      Não seja uma luz que omite, mas que defenda o evangelho. Assuma o seu compromisso e seu papel como igreja nesse tempo. Nós cristão temos o dever e o compromisso de condenar as obras das trevas.

B.      Certamente, essa afirmação nos remete ao que o Senhor Jesus disse sobre a nossa identidade: “Vos sois a luz do mundo…e sal da terra…” (Mateus 5.16). O sal exerce de forma invisível, silenciosa e discreta na influência e no ambiente que que se encontra, produzindo um efeito para o qual foi ali colocado: “…sejam ganhos sem palavras, observando na conduta honesta e respeitosa de vocês” (I Pedro 3.2)

C.      A luz, por sua vez, exerce na função explicita e visível quando está em posição estratégica para iluminar (Mateus 5.13-16). De acordo com o texto, Jesus revela, também, não só a nossa missão, mas revela a nossa identidade: “Vós sois…” e não diz “deveis ser…” Combinadas sal e luz, o cristão se completa para transformar essa geração corrompida.

CONCLUSÃO

Que sejamos nessa geração uma igreja com mais atitude e menos discurso. Mais exemplo, e menos declarações verbais. Que as nossas ações venham repercutir e fazer eco nos corações das pessoas. Uma igreja que influencia e não ser influenciada. A pergunta que fica é: A sua ausência, faria alguma diferença? As pessoas sentiriam a sua falta, caso você sumisse por alguns dias?

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

 

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário