Maturidade Espiritual

“Coisas difíceis queria vos dizer, mas não estais preparados para receber…” (Hebreus 5.11)

INTRODUÇÃO: Quem nunca ouviu ou leu a seguinte frase:  “Mantenha-se fora de alcance de crianças”? Acredito que sim, seja em um objeto, produto ou remédio. Algo que é extraordinário e fantástico na mão de um adulto, por outro lado, na mão de uma criança, é perigoso e fatal, simplesmente pelo fato da criança não saber manusear. Assim também, no reino espiritual. Muitas revelações ao nosso respeito estão sendo limitado e indisponível por falta de maturidade. Aliás, a maturidade não é medida pelo tempo que frequenta uma igreja, mas pelo tempo que foi moldado e transformado por Deus.  Nesse devocional vai clarear a sua fé e seu conceito a respeito de tudo aquilo que está disponível a partir do momento que você decide buscar a maturidade: “Sendo assim, considerando conhecidos os ensinos a respeito de Cristo, prossigamos rumo a maturidade…” (Hebreus 6.1; Colossenses 1.28; (Efésios 4.13)

DEFINIÇÃO DA MATURIDADE

A maturidade é ter a consciência do saber lidar suas emoções, sabe definir o que é certo e errado, sabe analisar suas escolhas e sabe agir com prudência. Por esse motivo que as provações e as disciplinas de Deus têm como único motivo não tornar crianças mimadas e imaturas. Deus é a fonte do nosso entendimento e compreensão daquilo que iremos tornar, que partem, exclusivamente da figura de Cristo, como Paulo escreveu: Irmãos, deixem de pensar como crianças. Com respeito ao mal, sejam crianças; mas, quanto ao modo de pensar, sejam adultos.” (1 Cor 14.20; Ef 4.15; Jó 32.8; Fil 3.12)

A.      A maturidade, também, é aprimorada a partir do momento que você decide se aproximar de pessoas com mente mais aberta, maduras e experientes, pois ajuda ampliar à sua maneira de pensar, flexibiliza o seu modo de ser, amplia seu raciocínio. Tudo depende de você, do seu interesse em amadurecer 

MENINOS INCONSTANTES

“ Não sejam meninos inconstantes, levados por toda roda de vento de doutrina… Quando eu era menino, falava, pensava e raciocinava como menino. Agora me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino…” (1 Cor 13.11; Efésios 4.15) 

Toda criança que manifesta um comportamento, atitude ou desenvolvimento físico inferior incompatível a sua idade ou estatura, gera preocupação, irritação e cansaço na vida daquele que são responsáveis por aquela criança. Por esse motivo que na carta aos hebreus fala do modo de um pesar e de uma certa decepção da igreja que não amadurecia e não desenvolvia: “já deviam ser mestres, porém vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da fé…” (Hebreus 5:12). A igreja tornou indolentes e negligente – estavam tendo comportamento infantis, levando uma vida frágil, vulnerável e limitada.  Por esse motivo, teria que repetir novamente os fundamentos da fé, ou seja, uma igreja que não busca em se atualizar e tinha dificuldade em manifestar os frutos.

A igreja de corinto, por exemplo, era rica na manifestação dos dons, porém manifestava imaturidade: “divisão no meio da igreja, tolerava o pecado, colocava irmão na justiça, não tolerava os fracos, tinha facção…” (1Corintios 3.3). Muitas das vezes, Deus não revela coisas profundas ao teu respeito, pelo fato de não ter a capacidade para receber, porque certas revelações para uma criança, dá digestão alimentar, pode até matar a fé, algo fatal: “Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo” (1Corintios 3.1)

Na verdade, a criança tem uma inocência fantástica, uma alegria contagiante e uma felicidade que a gente deve preservar, admirar e imitar. Entretanto, existe algumas características e comportamentos que precisa ser observado:

·         Não tem noção de valor (não sabe associar aquilo que é realmente importante);

·         Não tem noção do perigo (toda hora tem que repreender, advertir e corrigir, não pensa nas consequências- age por impulso);

·         Tem mais tendência em receber (Não tem empatia pelas pessoas em sua volta);

·         Não tem responsabilidade: (não se voluntaria, não se coloca à disposição para o reino).

CONCLUSÃO

Caso você reconheça que precisa amadurecer, então mude a sua dieta alimentar: “Desejai ardentemente o genuíno leite (Palavra)…” (1Pedro 2.2). É hora de amadurecer! É hora de experimentar coisas novas. Mas Deus só nos levará a um novo nível espiritual quando deixarmos as atitudes de criança de lado.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário