MOISES: ROSTO DESVENDADO

“Não somos como Moisés, que punha véu sobre a face, onde a gloria se desvanecia…” (2 Cor 3.18)

INTRODUÇÃO: A cada vez que Moises entrava na presença de Deus, recebia uma “porção” de glória de Deus. E, algo extraordinário acontecia, sua pele de seu rosto resplandecia. A situação ficou tão séria que Moisés teve de colocar sobre seu rosto um véu para falar com o povo (Êxodo 34:35). Entretanto, teve dias que Moises descia do monte e seu rosto não estava brilhando, mas mesmo assim cobria o seu rosto. O conceito de Paulo, na epístola aos Coríntios, é que Moisés não queria que os israelitas vissem que a glória estava sumindo do seu rosto. Esse erro de Moises acontece com muitas pessoas que esconde aquilo que de fato não são. Há, dentro de muitos de nós, uma tendência em esconder nossas fraquezas, limitações e defeitos. São pessoas que depois que brilharam no meio da multidão e tem medo de serem visto sem a unção de Deus.

A.      Esta é uma mentalidade doente que atinge muitos homens de Deus. São pessoas dissimuladas. É capas de abraçar a esposa na frente das pessoas e agredir na esposa dentro de casa. Seus objetivos são claros. Vivem aquilo que não prega. Com a mesma sutileza, ele consegue puxar o tapete de uma pessoa e enxugar as lágrimas dela depois da queda.

B.      Essas pessoas não fazem a mínima ideia da responsabilidade e consequência que colocam sobre si mesmos, considerando a quantidade de mentiras a ser criado para sustentar a própria máscara. Quando não revelamos ou não compartilhamos as nossas emoções e nossas vulnerabilidades para aquelas pessoas que relacionamos pode levar a depressão.

C.      Isso serve também para o pecado, pois a essência do verdadeiro arrependimento consiste em revelar todas as nossas imperfeiçoes e debilidades. Se não “tirarmos a máscara”, e se não revelar quem verdadeiramente somos nunca haverá uma transformação genuína: “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor…” (2 Coríntios 3.18; 2Timóteo 1.5) 

D.     É tempo de tirar as máscaras, remover o véu do rosto e andar com transparência aos olhos do Senhor. É tempo de rasgar o coração e não as nossas vestes, para mostrar para Deus o nosso real estado da nossa alma, do nosso interior. (Joel 2.12,13)

 

Vivendo de aparência

“ Seus hipócritas, vocês honra com lábios, mas o coração está longe de mim…” (Marcos 7.6-7)

Nesse verso, Jesus usou um texto de Isaias, na qual foi atribuído aos fariseus, onde adoração não alcançava nenhum propósito. Não atingia a expectativa de Deus. Tenha aparência de piedade e sabedoria, devoção voluntaria, disciplina no corpo, mas não é de proveito algum (Colossenses 2.23). Na verdade, Jesus estava ensinando que adoração não envolve apenas declarações verbais e sim desejo, prazer, interesse, ou seja, com o coração presente. Deus espera que aquilo que fazemos, seja o reflexo do seu coração, do seu ser, da sua essência. Mesmo porque, a palavra adoração tem o sentido de beija a face, sentir o calor, aproximação e intimidade.

A.      Hoje, infelizmente, vale mais aparência do que o conteúdo, vale mais o talento do que o caráter. Por esse motivo que muitos são iludidos pela aparência de muitos pregadores: fala bem, comunicação por excelência e técnicas de comunicação. Vocês são bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de imundície.” (Mateus 23:27).

B.      Nunca se esqueça, que podemos até enganar as pessoas por um tempo, mas nunca conseguiremos enganar a Deus: “Pelo teu nome operamos maravilhas (Dons espirituais), expulsamos demônios (Operação divina).” (Mateus 7.22,23). As vezes Deus usa por misericórdia e não é sinal de aprovação e conduta.

C.      Assim como caso do povo de Israel, que mesmo rebelde, Deus manifestou seu cuidado todos os dias: maná durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite. Para finalizar, em Jó 1.3 Deus menciona primeiro o caráter de Jó, depois as suas riquezas e talento, pois talentos fala das suas aptidões, caráter fala do que você é, seu ser.

 

CONCLUSÃO

Para conhecer um hipócrita é só perguntar para as pessoas mais próximas – A maneira como você paga, compra, interage com as pessoas e se apresenta em meio a sociedade. Lembre-se, a hipocrisia é desfeita através do quebrantamento, um reconhecimento das sua fragilidade, limitação e dependência de Deus.

LEIA MAIS…

A INTERCESSÃO DE MOISES 

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

3 Comentários

  1. Your article made me suddenly realize that I am writing a thesis on gate.io. After reading your article, I have a different way of thinking, thank you. However, I still have some doubts, can you help me? Thanks.

  2. Anabela Catumbela Agostinho disse:

    EU quero conhecer mais a Deus. Por isso estou me escrevendo.
    Gostei muito do conteúdo.

Deixe o seu comentário