IDENTIDADE E PROPOSITO

Assim como água reflete no rosto, o coração reflete quem nós somos…” (Provérbios 27.19)

Atualmente, em circos da índia, é normal amarrar as patas dos elefantes em uma estaca de madeira. Um animal, que muitas das vezes, pode derrubar uma parede só de se apoiar nela. A sua tromba é capaz de arrancar arvores pela raiz. Então nasce uma pergunta: Como poderia um elefante estar preso em uma pequena estaca de madeira? Na verdade, o processo começa quando o elefante é filhote, pois o elefante não tem força o suficiente para romper com a corda e nem com a estaca. Ele tenta, repetidas vezes se libertar, depois de várias tentativas percebe que não consegue, então o elefante crescia e assimilava que a corda e à estaca são mais fortes, ou seja, cria uma imagem interna que a estaca e a corda é mais forte

·         Essa comparação entre o elefante e a pequena estaca nos ensina que imagem que criamos em nossa mente vai determinar o seu comportamento, controlar a sua identidade e mudar o seu estilo de vida. Assim como o versículo acima, nos ensina que o reflexo é produzido exatamente a minha imagem, isto é, quem eu sou. Em outras palavras, aquilo que afeta o nosso coração vai afetar a nossa identidade. A palavra de Deus está repleta de advertência a respeito do coração (mente): “guarda o coração, porque dele precede a fonte da vida…” (Provérbios 4.23) 

 

SE RELACIONE COM A PALAVRA DE DEUS

Quando queremos macular um rio, não precisa correr atrás de toda a extensão do rio, basta macular a nascente do rio, pois afetará todo resto. Por esse motivo que a mente é a fonte inicial de toda impureza: “A boca fala aquilo que o coração está cheio…” (Mateus 12.34) Quando o nosso relacionamento com a palavra é superficial nós temos uma pequena sombra de quem nós somos. Agora, quando criamos vínculo com a palavra, não apenas na leitura, mas também na meditação e na prática. Essa identidade começa a penetrar mais fundo dentro de nós ao ponto de não trazer nenhuma crise ou dúvida acerca da nossa identidade. (Veja volume 8, pag. 37)

A.     Você é mais que seus olhos podem imaginar, apenas deixa o próprio Deus formar no seu coração a sua verdadeira identidade. Em trazer a consciência que junto com Deus pode vivenciar coisas extraordinárias:  “O povo que conhece o seu Deus será forte e fará proezas…” (Daniel 11.32b 

B.      Até normal sentir insignificante em certos lugares. Uma pessoa pode ser muito bom em um campo de futebol e desastrosa num laboratório de química. Mesmo porque, o sentimento de insignificância tem mais a ver com o modo como nos sentimos em relação a nós mesmos do que com o nosso verdadeiro valor no meio da sociedade. Por isso que Deus deixou sua palavra para saber quem nós somos n’Ele: “Vocês são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1Pedro 2.9)

C.      Esteja do lado de pessoas que se importa com você, aquelas que reconhece o seu valor, que aprecia suas conquistas, que vibra pelas suas vitórias e que reconhece seu potencial. 

RECONHEÇA SEU VALOR   

“A beleza de vocês não deve estar no exterior. Pelo contrário, esteja no seu interior, o que é de grande valor para Deus” (1 Pedro 3:3,4)

Segunda a psicologia social, avaliamos nós mesmo pelo que os outros avalia, observa e enxerga de nós. O ser humano é um ser social e quando uma pessoa não consegue se adaptar e adequar ao convívio social a tendência é levar a ter uma vida deprimida e infeliz. Às vezes, uma crítica nos leva a sentir os piores seres do mundo, nos levando a esconder o sorriso pelo resto da vida. O preconceito pode produzir complexo de inferioridade, baixa autoestima e pode, também, inibir o seu potencial, porque a maioria das nossas escolhas da vida se baseia na influência dos outros. As pessoas descrevem, interpretam e colocam o seu valor na sociedade, agora, só depende de você se posicionar diante dessas afirmações ao seu respeito. 

A.      Aprenda que se você não sabe a sua verdadeira identidade, outras pessoas farão de você qualquer coisa. Quem determina a maneira de agir em meio a sociedade é você mesmo. O seu valor não está naquilo que você faz para Deus, mas aquilo que você é para Deus. Todos nós temos limitação e defeitos, mas não significa que não temos valor.

B.      A sociedade valoriza o exterior e aparência, Deus valoriza o coração, aquilo que você é. Deus enxerga em você o que os outro não enxerga.  Então para de pensar os que os outros pensam e tente pensar o que Deus pensa ao seu respeito. Somos a coroa da criação de Deus, a expressão máxima da sua criação. Somos obra prima das suas mãos. Uma herança incomparável.

C.      Somos a “menina dos olhos” de Deus. Um cuidado exclusivo e especial. Uma riqueza incomparável. Um troféu da sua graça: “Ele verá o fruto do trabalho da obra na cruz, e ficará satisfeito…”  (Isaias 53.11; Genesis 1.26; Efésios 2.10; Zacarias 2.8) Livre-se do lixo mental que lhe prende, achando que não tem valor. Deixe Deus te ensinar quem você é nele e aquilo que você pode fazer para ele.

CONCLUSÃO

Não confunda Humildade com completo de inferioridade. Não avalie por aquilo que as pessoas avaliam de você. Saiba que na vida temos três escolhas: entre o que as pessoas pensam de você, o que você pensa de você é o que Deus pensa de você. Qual é a sua escolha?

 LEIA MAIS…

UMA VIDA COM PROPOSITO

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS.SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATSAPP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para
mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

 

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário