SOFRIMENTO DE CRISTO

“Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças…” (Isaías 53.4)

INTRODUÇÃO: Em 1982, Dr. C. Truman Davis publicou um artigo sobre os últimos momentos da crucificação de Jesus. Nesse artigo, afirma que a crucificação é um dos métodos de execução mais lenta, dolorosa e fatal, pois o condenado era pregado em uma viga de madeira e era deixado lá por vários dias até a morte por exaustão e asfixia. Na crucificação de Jesus, seus joelhos foram flexionados, forçando o seu peso com os músculos da coxa. Para respirar, Jesus tinha que empurrar os pregos nos seus pés para baixo, para poder levantar seu corpo permitindo que a caixa torácica se movimentasse para dentro e para fora. Na cruz, Jesus se movimentou inúmeras vezes, se mover para baixo e para cima para poder respirar. Além disso, o coração batia mais rápido para tentar aumentar a entrada de oxigênio. Em cada minuto que passava, Jesus ficava cada vez mais ofegante.

A.      Na sexta hora da crucificação, os movimentos se tornaram menos frequentes e os músculos das coxas e pernas estavam extremamente exausto e fatigados. Jesus já estava muito desidratado e sua pressão sanguínea começou a cair muito. Por volta de meio dia o coração começou a falhar. Os pulmões se encher de liquido, causando edema pulmonar, sofrendo uma ruptura cardíaca. Seu coração literalmente explodiu, levando a sua morte.

B.      Em Isaias 53 verso 10 afirma que “depois de dar a sua vida como oferta pelo pecado, ele verá a sua prole [muitos filhos] que ganhou através da fé…” O próprio Cristo verá os frutos do seu sacrifício, ou seja, a nossa obediência é apenas os frutos que ele fez na cruz. É esse amor que nos constrange e nos move em ama-Lo e servi-Lo cada vez mais. Um amor voluntário que não tem como se comparar com amor que Cristo fez por nós.

C.      Pela Sua morte, Ele pagou o preço dos nossos pecados e nos deu o direito de nos aproximar para mais perto de Deus. Quando o véu do templo se rasgou ao meio, criou um caminho aberto para todos aqueles que anseia em aproximar e viver uma vida de intimidade (Hebreus 10.19)

D.     Deus não quer você apenas reconheça o que ele fez, mas que esse amor torne vivo dentro de você. Um amor que faça ser cada vez mais apaixonado por ele. Quando não compreender o que ele fez na cruz, nunca entenderemos a nossa identidade.


1.    Proposito da Cruz

O pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça.(Romanos 6.14)

O pecado mudou a história da humanidade e impôs o governo da morte. Éramos uma raça sentenciada a morte. Porém, a cruz de Cristo mudou essa sentença. De forma definitiva, incluiu os pecadores juntamente com Ele na mesma cruz, a fim de realizar o maior ato de libertação que a humanidade tem conhecimento. Aliás, a cruz de Cristo faz parte da mensagem central da salvação, pois representa o preço que foi pago para nos salvar. Sem a morte de Jesus na cruz não haveria perdão dos pecados e nem salvação. A cruz pôs fim o governo do pecado para aqueles que querem viver a fé em Jesus Cristo. Entretanto, para passarmos do império do pecado e da morte para a liberdade no reino de Deus temos que entrar pela porta da cruz.  A cruz sacrifica o velho estilo de vida. Não há vida em Deus sem morte para do pecado. (Lucas 9.23)

A.      De fato, o ponto central do proposito da cruz é trazer a liberdade. Somente aqueles que foram crucificados juntamente com Cristo poderá ser ressuscitado e viver em novidade de vida: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão…” (Gálatas 5.1; João 8.32-36)

B.      Portanto, a dádiva do relacionamento com Deus é uma liberdade plena. Uma liberdade que afete não apenas o lado espiritual, mas também seu emocional. Uma alma curada e livre de amargura e ódio. Infelizmente, muitos vivem dentro de uma igreja presas na religiosidade, no pecado, na amargurada e ódio. São pessoas amargas e infelizes, ao ponto de não ter a capacidade para lidar com as próprias frustrações e fraquezas. Porém Deus quer dar uma vida livre de tudo aquilo que te aprisiona em toda e qualquer situação adversa da vida.

C.      O proposito dessa liberdade é servir com um coração voluntario e não apenas com medo do castigo de Deus. Por esse motivo que Deus não quer ninguém aprisionado e sufocado pela religiosidade ao ponto de sentir uma opressão ou medo em servir. Aliás, ninguém é obrigado a servi-Lo, somos livres nas nossas escolhas e atitudes. (João 10.10) 

D.     Que a cruz de Cristo possa trazer a liberdade plena  em seu coração. Uma vida plena e abundante em sua presença. Uma vida orquestrada e orientada pelo próprio Deus, ao ponto de servi-Lo com alegria.


2.    Valor da Cruz

“A mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus…”  (1 Coríntios 1:18)

Quando olhamos apenas o preço da cruz e a renúncia, causa medo e preocupação. Mas quando olhamos para o seu valor, quando enxergamos o que ele nos representa para nossa vida, nos causa esperança e alegria em continuar a pagar o preço. Sim, decidir carregar a cruz só é possível quando temos um entendimento do valor da cruz.

A.      Muitas das vezes, o preço de carregar essa cruz vai haver lágrimas, renúncias e perdas. Porque o objetivo da cruz é crucificar a sua própria vontade, seu ego, suas próprias concupiscências e desejos da carne. Quando compreendemos o significado da cruz, compreendemos o nosso significado. Entendemos quem somos n’Ele. Foi através da cruz que lavou e redimiu da nossa culpa, que nos justificou das nossas falhas e que nos reconciliou com Deus.

B.      Para nós, a cruz não é vergonha alguma, ela é o poder de Deus que nos resgata do pecado para uma vida de santificação, porque carregar a cruz é estar disposto em carregar as pressões da vida, as lutas e tentações sem negociar os princípios da fé cristã. O efeito da cruz tem a capacidade de transbordar: “Sabemos que a cruz de Cristo transborda sobre nós, como também transborda para vos consolar…” (2Coríntios 1:5)


CONCLUSÃO

Quando desistimos da fé por causa das pessoas, então você nunca carregou a cruz, mas sim, carregou uma religião. E, se o teu sofrimento por carregar a cruz, fala mais alto que o valor da cruz, então você não compreendeu o significado da cruz.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

  1. 20bet disse:

    Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you.

Deixe o seu comentário