CEDRO DO LÍBANO: TEMPO DE FLORECER

“O justo florescerá como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano e florescerão nos átrios do nosso Deus.” (Salmos 92.12)

INTRODUÇÃO: O cedro é uma das árvores mais extraordinária e imponentes que já conhecemos. É símbolo de força e resistência. Nos primeiros anos de vida, alcança apenas 5 centímetros de altura, mas já possui dois metros de raízes. Seu desenvolvimento é lento, mas cresce sem pressa e sem precipitação. Só a partir dos 40 anos que começa a produz suas primeiras sementes. Seu crescimento é lento, mas é consistente. Além disso, as raízes se alimenta das águas profundas, buscando água nos lençóis freáticos e por isso ele não depende de chuva ou circunstancias climáticas para frutificar. Mesmo em condições desfavoráveis de seca, calor e ausência de chuvas, consegue sobreviver. A raiz do cedro do Líbano cresce em volta da rocha, abraçando-a. Quanto mais abraça à rocha, mais aumenta sua firmeza, tornando resistente aos desafios das tempestades e dos ventos.

A.      A primavera é a estação perfeita para cedro, onde suas plantas crescem e produz frutos, mas ao chegar o inverno, onde a estação fria é muito rigorosa, seu tronco perdem toda a sua beleza e dificulta sua frutificação por causa da neve. Contudo, suas raízes permanecem vivas, garantindo que, na próxima estação, estará forte, bela e produtiva. (Jó 14.7-9)

B.      Ao comparar com a nossa vida, podemos ter uma ideia do que Deus espera também em nós essa mesma firmeza e resistentes diante das dificuldades da vida, onde não depende dos fatores ou evidencias externas para frutificar. Em Mateus, o próprio Jesus condenou os fariseus por valorizar apenas o exterior, em fazer suas orações, jejuns e esmolas realizadas em público.

C.      Os discípulos, por outro lado, foram ensinados a fazerem tudo isso de maneira discreta de modo que só Deus pudesse vê-los (Mateus 6.1-6). O Salmista conclui que o justo deve estar plantado “nos átrios do nosso Deus” A natureza da árvore, por si só, não garante sua sobrevivência e produtividade, mas o ambiente onde é colocada. Ou seja, é na presença de Deus que aprendemos a importâncias do comprometimento, a cultivar bons relacionamentos e ter responsabilidades no nosso chamado. (Efésios 3:17-18; Lucas 8.13)

D.     Que possamos viver um evangelho que não nos deixa levar pelo conformismo ou da apatia espiritual. Mas que busquemos focar em nossas raízes e nos aprofundar em sua presença.

 

Tempo de florescer

“Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Ao cheiro das águas brotará.” (Jó 14.7-9)

A história de Jó é repleto fatos e acontecimentos desastrosos. Em dado momento, após perder tudo, ele observa a natureza, e sente como uma arvore cortada, sem esperança, sem vida. Mas conclui que, ao cheiro das águas, mesmo a árvore tombada, brotará novamente, e dará folhas, caule, tronco e frutificará. Ele percebeu que havia esperança para si, mesmo em situação difíceis e adversas.  Como sabemos florescer é um estado que antecede os frutos, tanto florescer como frutificar, estão interligadas. Aliás, a palavra “florescer” fala de vida, nascimento de uma nova esperança e expectativa, vivendo um novo tempo. Por outro lado, a palavra “frutificar” falar de um estado que produz resultados. Apesar das circunstancias, consegue executar o seu potencial e suas habilidades para um proposito.

A.      Mesmo porque, um arvore que é incapaz de frutificar, mesmo estando vida, é considerada uma arvore morta, sem utilidade alguma. Pode até ter um aspecto ou aparência, mas se não tiver frutos é considerada como inútil. Como no caso da figueira que Jesus amaldiçoou.  Tinha folhas e vida, mas não tinha fruto. Sua aparência era enganosa. (Marcos 11.12)

B.      Vivemos tempos desafiador, onde as pessoas estão presunçosas e acomodadas. Muitos acabam criando desculpa do motivo da falta de frutificação, seja por circunstâncias adversas, falta de oportunidade ou falta de reconhecimento. São pessoas que depende de fatores externos e circunstâncias para frutificar.

C.      A bíblia afirma que conheceremos as arvore pelos seus frutos, e Jesus reafirma que sem ele não podemos frutificar, ou seja, o vigor e a força é extraída em Deus. Ele é a fonte de frutificação. Ao estar nele, poderá frutificar em qualquer estação: “Aquele que confia no Senhor será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar frutos.”  (Jeremias 17:7,8)


CONCLUSÃO 

Saiba que mesmo em situação adversas ou terreno inóspito e seco, Deus espera que florescemos e produzimos frutos em seu reino. As vezes Deus nos colocará em lugares desconfortáveis para florescer, pois florescer e frutificar em tempos difíceis será o seu maior desafio, seu alvo.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário