CONFIANÇA EM DEUS NAS TURBULÊNCIAS DA VIDA

“Acalmei e tranquilizei a minha alma no Senhor. Sou como uma criança recém-amamentada no colo de uma mãe.” (Salmos 131:2)

ILUSTRAÇÃO: Conta-se uma história de uma criança de 10 anos que estava andando sozinho no aeroporto. A criança entrou no avião tranquilo, sem medo de nada. Ao sentar na poltrona do avião, pegou um lápis e começou a desenhar. No meio do voo ocorreu uma grande turbulência. Muitos começaram a gritar e desesperar, porém a criança estava calma e tranquila. Depois que passou a turbulência, uma senhora que estava ao lado, ficou surpresa ao ver a tranquilidade da criança e perguntou: -Menino! Eu estava te observando desde a hora do embarque e até no meio da turbulência e vejo você viajando sem medo de nada! A criança sorriu e disse: Por que teria medo? Meu pai é o piloto do avião! (Veja volume 1, pag. 51)

A.      Na viagem da vida, às vezes, enfrentaremos algumas turbulências. As turbulências nos assustam e nos amedronta, especialmente quando não temos o controle da situação. Ficamos ansiosos e desesperados, assim como o caso daquela senhora que estava no avião. No final das contas, a angústias causada pelas tais turbulências, a verdade é que elas não permanecem para sempre.

B.      Tem situações na vida que parece estamos sujeitos às fortes oscilações do momento, como também haverá momentos que passaremos por situações estressante, consequentemente, ficamos ansiosos e preocupados por não saber o destino. Pelo medo daquilo que é incerto, criamos perguntas na espera de resposta: Será que vou me casar? Como será a minha vida quando completar 30 anos? Será que terei filhos?

C.      Saiba que seu piloto é Jesus, ele sabe muito bem como conduzir a sua vida, apenas mantenha a calma. Sim, manter o controle emocional é fundamental para sua saúde, nem sempre é fácil. Mas é o único caminho para revelar cuidado de Deus em sua vida: “O SENHOR é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam…” (Naum 1:7)

D.     Acalme-se o seu coração! Tente adaptar e ser flexível nesse momento. Procure fazer das suas turbulências da vida lições para aprender, certamente, você saberá lidar melhor com elas: “tenho planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11)

 

ESPERANÇA EM DEUS

É bem verdade que há momentos nas nossas vidas em que o futuro parece incerto e, por mais que Deus esteja pronto para nos acalmar, nossa alma continua gritando a plenos pulmões achando que não terá uma solução. Nessas horas, que precisamos olhar e dirigir para nossa alma aflita, ansiosa, agitada e dizer: Por que você está assim tão triste e perturbada, ó minha alma? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei” (Salmos 42.6) 

Em vários salmos o próprio Davi se dirigia a sí mesmo para afirmar que tinha um Deus que cuidava dele. Ele acreditava que dias melhores virão, por isso que ele não precisava temer a nada, ou seja, ele entendia a importância do diálogo interno.  Mesmo porque, certas palavras dirigidas a sí mesmo podem se tornar crenças, como se fosse verdade absoluta. Então faça uma autocrítica dos seus pensamentos, principalmente acerca da sua própria limitação, assim ajuda o seu cérebro a fluir melhor. O diálogo interno potencializa nossa atenção, nossa capacidade de reflexão, nossa concentração estará mais focalizada. É uma poderosa fonte de motivação. Além disso, melhora a autoestima: “Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você!”  (Salmos 116:7)


CONCLUSÃO

Olhe no espelho e diga o seu nome em voz alta: “Roberto, vai dar certo, isso vai passar!” Ao conversar consigo mesmo dará maior segurança pessoal.  Isso pode parecer estranho à primeira vista. Mas saiba que o cérebro funciona muito melhor, sua capacidade de percepção torna-se mais habilidosa. A dica é que seja feita diariamente. 

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário