NAÇÃO DE SACERDOTES

 

Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa”.  Êxodo 19:5,6

Introdução: A vontade de Deus para Israel era criar um reino de sacerdotes, não era um reino com sacerdotes, mas um reino de sacerdotes. O sonho e desejo de Deus era um povo seja sacerdotes, onde todos pudesse ter acesso a presença. Deus queria mostrar às outras nações quem Deus era, através do Seu relacionamento com Israel. Porém, isso só poderia se tornar realidade na vida deles se eles já vivessem debaixo das normas e princípios desse reino

·         Através da cruz, o véu do templo se rasgou ao meio, acabou com a classe sacerdotal. Todos agora poderia ter acesso a presença e fomos chamados como sacerdotes no seu reino: “Vós sois ‘raça escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo para propriedade especial, para que divulgueis as excelências’ daquele que vos chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz.” (1 Pedro 2:9) nos constituiu reino e sacerdotes para servir a Deus… (Apocalipse 1.5-6)

·         A função sacerdote era o representante do povo diante de Deus. Era comunicar com Deus pelo povo e oferecer a Deus sacrifícios em favor do povo. A medida que o sacerdote se elevava na categoria sacerdotal as restrições aumentava: Não se podia tocar em cadáver, nem que seja o seu filho, pai ou parente…Tamanha era a seriedade do serviço sacerdotal que os filhos de Arão, exercerem o ofício sacerdotal, Nadabe e Abiú ofereceram um fogo estranho no altar, e foram consumidos pelo fogo. 

·         Em levíticos 21. 16-24 Deus estabeleceu algumas orientações, limites, regras, exigência, obrigações a Moises em relação ao sacerdócio. Não podia entrar no santuário para ministrar se tiver contaminado ou com defeito. Essas exigências estavam apontando para algo futuro, pois tipificava o próprio Cristo. O nosso sumo sacerdote. Os defeitos físicos que o sacerdote não podia ter aponta para questões espirituais. Precisamos precaver com esses defeitos, pois não podia ter deformidade.


1.    Não podia ser cego

“…erguei os olhos e vede os campos, pois já estão brancos para a colheita…” (João 4.35)

A cegueira aponta para a falta de visão. Jesus estava mostrando aos discípulos abrir os olhos para algo urgente. Precisamos ter uma visão da urgência desse tempo. Enxergar as oportunidades que Deus colocou diante de nos. Uma visão de crescimento e expansão do seu reino. A cegueira espiritual deixa insensíveis o que Deus quer nos, levando a um lugar de limitação e privação das revelações de Deus. “compra o melhor colírio para que, ao ungir os teus olhos, possas enxergar claramente (apocalipse 3.18)

A cegueira do entendimento corrompe a sua visão, oculta a beleza do evangelho, priva de conhecer as grandezas de Deus, perece em uma vida religiosa e medíocre, gera obstáculos do mover de Deus e obscurece a nossa confiança em Deus. Quando satanás cega o entendimento, o pecado passa a ser visto como algo inofensivo e normal. Não enxerga a gravidade dos seus erros. Não enxergava as consequências das escolhas. Somente o mover do Espirito Santo Deus pode fazer isso.

 

2.    Não podia ser manco (coxo)

“Se alguém controla naquilo que fala, tal homem é maduro, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.” (Tiago 3:2) 

O sacerdote precisa ter equilíbrio em todas áreas da vida. Quando falamos de equilíbrio emocional, me faz lembrar de Ana, quando o sacerdote Eli, ao ver Ana chorando no templo, tem um equívoco e confunde como uma bêbada: “Até quando vai permanecer embriagada? Você não tem vergonha não? Aqui é um lugar de respeito?  Ana, por sua vez, responde de forma serena e tranquila: “Não estou embriagada meu senhor, estou com espirito angustiado!” (1Samuel 1.15). Ana era curada emocionalmente, ou seja, soube usar o seu equilíbrio emocional em não revidar. Com essa atitude, foi um divisor de águas na vida de Ana: de estéril para uma mulher de filhos. Infelizmente, muitas pessoas perdem grandes bênçãos e oportunidades por não saber lidar com seus sentimentos e emoções.

Até mesmo nos processos seletivos, as empresas estão inserindo avaliações de inteligência emocional, porque não basta admitir um sujeito apenas pela inteligência cognitivamente competente para o cargo e não ter a capacidade de relacionar bem com outros indivíduos. Caso você tiver enfrentando uma situação de calunia ou difamação faça essa oração: “SENHOR, põe uma guarda à minha boca, fica de vigia à porta dos meus lábios! (Salmos 141.3)

 

3.    Não podia ser anão

“Jesus crescia em estatura, graça e sabedoria para com Deus e os homens…”  (Lucas 2.52) 

São pessoas que não desenvolve, não amadurece. Pessoas de baixa estatura teria dificuldade em oferecer os sacrifícios no altar. Nesse verso, mostra que Jesus crescia e desenvolvia, tanto na relação com Deus, como com a sociedade, ou seja, crescer de forma integral e uniforme. Veja:

·         Crescia em sabedoria –  A sabedoria era uma consequência natural da íntima comunhão com Deus. Jesus passava horas em oração, às vezes, até mesmo noites inteiras em oração: “Sei que desejas a verdade no íntimo; e no oculto do coração me ensinas a sabedoria…” (Salmos 51:6).

·         Crescia na graça –  O cristão deve atentar para o fato de que onde se privilegia apenas o conhecimento intelectual, sem a adição da graça, o levará a uma vida religiosa. Da mesma forma, esse mesmo crescimento, onde se privilegia apenas a revelação e menospreza o conhecimento, o conduzirá ao fanatismo.

 

4. Não podia ter mãos quebradas

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.  1 Coríntios 15:58 

As mãos falam de produtividade, serviço, resultado. Falta de habilidade no serviço. Pessoas que não se compromete e não se dispõe a obra.  Portanto, no momento que colocamos a disposição no seu reino, estamos aceitando ser usados da forma que Ele desejar, ainda que nos pareça aos nossos olhos difíceis de realizar, desconfortável em cumprir. Muitas vezes Deus nos pede coisas que não estarão de acordo com nossos interesses, mas é nesse momento que revela se somos sacerdotes de verdade.

Muitas vezes nossas orações são repletas de declarações: Eis me aqui! Usa-me em suas mãos! Mas quando aparece os primeiros obstáculos e problemas, queremos fugir, criamos desculpas e justificativas para fugir do proposito. Disponha-se e faça a sua obra! Deus precisa de você! Não fuja do seu chamado!

 

5. Não podia ser corcunda (curvado)

“não desanimamos, embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia” (2Corintios 4:16)

Quantas vezes nos desanimamos diante da dor, não somente uma dor pela perda de quem amamos, mas também pelos fatos terríveis que acontecem em nossa vida.  Um desanimo que atinge o seu entusiasmo, que desencoraja em meio aos desafios e esmorece diante das circunstâncias.

Na verdade, o desanimo atinge por três motivos: quando enxergamos os problemas com pensamentos pessimistas, quando a nossa vida não muda e quando as coisas, as quais idealizamos em nossa vida, demora para acontecer. No entanto, na vida sempre passaremos por um momento de desanimo. Se Davi tivesse desanimado, a gente não teria salmos; Se Jesus tivesse desanimado, a gente estaria no inferno; Se Moises tivesse desanimado, o povo de Israel continuaria escravizado. O seu desanimo sempre vai afetar o destino de outras pessoas próximas de você, então não desanime: “Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias…” (Daniel 12:13)

 

CONCLUSÃO

Que o Senhor nos leve a preocupar a maneira com conduzimos o sacerdócio que Deus nos confiou. Faça um auto exame e veja a sua condição espiritual. Faça uma revisão da sua responsabilidade no altar. Jeremias 48:10 Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente! Que haja um sentimento de responsabilidade e comprometimento que o altar requer de nos.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário