FILHO PRÓDIGO

“Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho.” (Lucas 15.21)

INTRODUÇÃO: Após os fariseus e líderes religiosos o terem acusado de comer junto com os pecadores, Jesus conta a parábola do filho pródigo, que talvez a mais conhecida das parábolas de Jesus, onde reflete o amor, misericórdia e a graça de Deus. De acordo com o texto, o filho mais novo pede a sua parte da herança. Um pedido ousado e incomum um filho pedir a herança estando o pai em vida. Segundo o costume do oriente médio, não pode dar a herança estando o pai em vida. Isso era uma afronta e uma falta de respeito, pois estava desejando a morte do próprio pai. Era algo intolerável e imperdoável. Mesmo assim, o pai entrega a parte da herança para o filho. Na sua tentativa de independência, ele abandona seu pai vai para uma cidade distante.

A.      Ao gastar e desperdiçar toda sua herança de forma irresponsável, teve que trabalhar como cuidador de porcos. Uma situação humilhante e desesperadora para conseguir sobreviver, chegando ao ponto de desejar comer a comida dos porcos. Mas o texto afirma: “Quantos trabalhadores de meu pai tem pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome!” (Lc 15.17)

B.      Em seu retorno, o pai vendo de longe correu e o beijou. O filho se prostra e faz seu discurso de arrependimento, mas o pai nem deixa ele terminar e coloca uma túnica nova, mostrando que é membro da família, e colocou um anel em seu dedo para devolver autoridade de filho. Além disso, faz uma grande festa, com muita música e dança. O filho mais velho, ao contrário, fica aborrecido por não receber uma festa parecida. Ele não compreendia atitude do pai em devolver a posição de filho e resolveu não participar da festa.

C.      De maneira amorosa, o pai disse: “Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu.”  (Lucas 15.31). Dentro da própria casa, não soube aproveitar e desfrutar os seus direitos de filho. Ele estava perdido dentro da própria casa. Saiba que em Cristo, somos herdeiros e temos a garantia de ter uma vida com abundância (João 10.10). Então pare de comer migalhas e sente a mesa ele está te esperando.

D.     O que fez o filho pródigo ter acesso a casa do pai, não foi o discurso ensaiado para tentar convencer o pai, mas pela identidade de filho que fez ter acesso de volta. Então deixa o amor paterno de Deus te envolver. Sinta o abraço do pai. Ele te ama!

Um ato de Amor

“Ando errante como ovelha desgarrada; procura o teu servo, pois não me esqueço dos teus mandamentos…” (Salmos 119.176)

Segundo a cultura dos pastores na Palestina, principalmente na região da Judéia, as ovelhas muito travessa, teimosa e difícil adestramento o pastor quebrava a perna da ovelha. Muitos pensam que o pastor é cruel e insensível, mas, depois disso, o pastor calmamente enfaixa e coloca uma tala na perna fraturada e, nos dias seguintes, carrega a ovelha em seu colo até a sua recuperação.  Durante esse período, a ovelha depende totalmente do pastor para carregá-la. Assim, quebrar a perna, não tem o intuito de feri-la, mas de restaurá-la para permanecer no caminho. Tem a tarefa de manter em segurança. A dor vai fazê-la sofrer, mas a manterá limitada aos seus cuidados.

A.      Portanto, quebrar a perna é para sua própria segurança, pois assim não conseguiria mais escapar do grupo e evitar de fugir para fora do rebanho. Depois que a perna sara, a ovelha entendia o amor de seu pastor pelo fato de ser carregada em seu colo, como também entendia as consequências ao se afastar do rebanho. A ovelha sentia, literalmente, amparada e protegida por alguém que o ama: “Antes de ser castigado, eu andava desviado, mas agora obedeço à tua palavra. Tu és bom…” (Salmos 119:67,68)

B.      Levando para nossa vida espiritual, entendemos que aquilo que parece crueldade, na verdade, é um ato de amor de Deus. Mesmo porque, a obediência trabalha em duas áreas da nossa vida no preventivo (evitar as consequências do pecado) e compensativo (vida prospera e abençoada). A correção tem como proposito de levar ao arrependimento. Não tem como falar de correção se não falar do amor de Deus, pois a correção é um ato de amor (Ap 3.19, Hb 12.5).

C.      De fato, a desobediência nos privará de viver o melhor de Deus em nossa vida. Em salmos 81.13-16 afirma e mostra o desabafo de Deus por causa da teimosia e dureza do coração do povo de Israel: “Se o meu povo me ouvisse, com rapidez eu subjugaria os seus inimigos e sustentaria com o melhor trigo, e com o mel da rocha eu o satisfaria” (Veja volume 10, pag. 21)


CONCLUSÃO

Que através dessa graça possa produzir um profundo entendimento do seu amor. Como também através desse amor, te leve ao lugar da obediência. Saiba que mesmo na desobediência Deus não vai desistir de você tão fácil.

LEIA MAIS…

CONTRANGIDO POR ESSE AMOR

AMADOS POR DEUS

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário