SALMOS 23 – ESTUDO

“O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me as águas tranquilas.” (Salmos 23:1,2)

INTRODUÇÃO: Certa vez, em uma estação de rádio, decidiu criar um concurso de locução baseado em uma passagem da bíblia. De todos textos belos da bíblia, o mais votado foi salmo 23, que deveria ser recitado em público pelos participantes, até que a mesa julgadora escolheria o melhor locutor. No dia da apresentação, todos os concorrentes começaram a apresentar suas habilidades e suas técnicas de oratória. Alguns tinha mais habilidade do que outras, por isso que ganhava as melhores notas. Mas, finalmente, apareceu um idoso, embora seja desprovido de todas as habilidade e qualidades técnicas necessária para sua locução, mas foi o único que alcançou lágrimas do auditório, até mesmo, fazendo os jurados esquecer de anotar os pontos de tanta emoção.

A.      Os participantes sem entender a reação do auditório, perguntou aos colegas o porquê de um idoso com uma voz tão arranhada conseguiu tal resultado. Enquanto todos os locutores demostravam conhecer o salmo do Pastor, esse idoso foi o único que demostrou conhecer o Pastor dos salmos.

B.      O conhecer o pastor dos salmos vai muito além do conhecimento intelectual do que ele fez, mas refere-se a uma expressão de ter uma relação pessoal com Deus. Uma amizade que afeta suas emoções e sentimentos, do modo que possa abranger na intimidade e comunhão. Deus espera que essa busca desse conhecimento seja movida por um entrega completa, amor genuíno, confiança intensa e um respeito absoluto.

C.      Um conhecimento caracterizado por comprometimento (Lucas 14.26). Porque uma pessoa pode possuir o conhecimento intelectual das escrituras, e ainda assim não o conhece-Lo de perto: Por socorrer o pobre necessitado. É isso que significa conhecer de perto, diz o Senhor. Aquele que não ama não conhece a Deus, porquanto Deus é amor.” (Jeremias 22.16; 1joão 4.8; João 17.3)

D.     A área que mais empobrecemos é a área que menos temos conhecimento. Tem áreas em nossa vida que não flui por falta de conhecimento, onde pode lavar a ignorância e pobreza e comprometer seus princípios e valores. A falta de conhecimento pode, inclusive, matar oportunidades na vida!

 

UNGE MINHA CABEÇA COM ÓLEO

“Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice. “ (Salmos 23:5)

No antigo Israel, os pastores de ovelhas usavam o óleo para dois propósitos: repelir insetos e cicatrizar feridas das ovelhas. O óleo na cabeça das ovelhas tornava um repelente natural, ou seja, criava uma espécie de “barreira” de proteção contra insetos. Há moscas que colocam ovos nas narinas e orelhas nas ovelhas. Em pouco tempo, se transformavam em vermes. Esses vermes, ao comer o cérebro das ovelhas, traz dores intensa e insuportável, ao ponto d’elas sair correndo batendo violentamente a cabeça nas rochas para alivie a dor. Os resultados vão de irritação, doenças e até mesmo morte. Esses pequenos mosquitos são capazes desorientar as ovelhas, fazendo que elas saiam correndo sem rumo, sem direção, e por fim, acabem se perdendo.

A.      Temos visto também pessoas desgovernadas, sem rumo, sem direção, sem um alvo, sem ninguém para guiá-las. As incertezas do futuro e a realidade da vida colocam em um beco sem saída, gerando pensamentos negativos, intrusivos e depreciativos, que atormentam a mente. Eles parecem estar fora do seu controle, e o seu conteúdo, às vezes, são sofismas, imagináveis e ameaçador, incrementando mais medo e insegurança.

B.      Muitas das vezes é difícil entender isso, os problemas são tão grandes, as barreiras tão intransponíveis, que nos deixam sem ação, sem saber o que fazer, e nesse momento nos entregamos, desistimos de lutar, de viver, de buscar algo melhor. Desistimos de olhar para o alto e ver que a mão de Deus não está encolhida e estendida pronta para nos segurar e nos guiar.

C.      Portanto, saiba que Deus quer guarda a sua mente e a sua alma de coisas que lhe atormentam. Ele é o seu pastor e ele quer te proteger com óleo repelente. E espantar esses “pequenos” mosquitos que atormentam sua mente. Ele quer criar uma barreira de proteção contra aquilo que atormenta e te assusta: “Bendirei o Senhor, que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina.” (Salmos 16:7)

D.     Saiba que está na sua responsabilidade em buscar desse óleo, que é o símbolo do Espirito Santo: “Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça…” (Eclesiastes 9:8; Salmos 119.130)

 

Voz do Pastor 

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz e chamo pelo nome e me seguem porque conhece a minha voz” (João 10.27)

Um viajante, estava passando perto de um riacho, notou a presença de um pastor e um rebanho de ovelhas. Enquanto observava as ovelhas bebendo água, notou algumas ovelhas estava em perigo em um grande precipício e começou a gritar para as ovelhas saírem daquele local, mas as ovelhas nem deram atenção aquele viajante.  As ovelhas chegavam cada vez mais próximo do precipício.

A.      No desespero, o viajante correu até o pastor das ovelhas, pois até o momento não tinha percebido do perigo de suas ovelhas. Ao se aproximar do pastor, o viajante ficou indignado pelo fato das ovelhas não darem atenção com seus gritos. O pastor sorriu e disse ao viajante indignado: “Meu amigo, para elas obedecerem é preciso criar um relacionamento, para elas acostumarem com sua voz!”

B.      Então o pastor se levantou e deu apenas uma voz de comando e todo rebanho levantou a cabeça e foram saindo, uma a uma, seguindo aquele pastor. E todas ovelhas saíram do perigo do penhasco. A voz do pastor foi o suficiente para elas obedecerem.


CONCLUSÃO

Esse encontro com Jesus, nos ensina que Deus quer ter um relacionamento mais profundo ao ponto de não criar duvidas da sua voz quando ele chamar pelo seu nome. Mesmo porque, seu nível de relacionamento com Deus vai ser a chave para discernir a sua voz e entender seus propósitos. Saiba que Jesus quer tratar seus questionamentos de maneira pessoal e intima. Quando somos ovelhas do seu rebanho, temos a sensibilidade de entender e obedecer quando somos confrontados e exortados.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário