OS BENEFICIOS DO SILÊNCIO

“Há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu…tempo de calar e tempo de falar…” (Eclesiastes 3.1-8)

INTRODUÇÃO: A Bíblia Sagrada vai nos orientar da melhor maneira a respeito dessa questão do silêncio. Com a vida tão corrida e agitada estar em um ambiente silencioso se tornou praticamente uma raridade. Hoje, não conseguimos dormir sem o celular por perto ou não conseguimos arrumar a casa sem uma música tocando. Estamos tão imersos nas distrações que a voz mansa e suave do Espirito Santo torna imperceptível. Nos acostumamos de tal forma com esses “barulhos” que muitas vezes nem se percebe o quanto a mente precisa do silencio para poder se recuperar. Aliás, o excesso de exposição sonora cria um desgaste enorme em nossa saúde mental, físico e, principalmente o espiritual. Precisamos reconhecer que, pelo fato de existir um tempo para todas as coisas, consequentemente também existe o momento em que devemos silenciar o nosso coração.

A.      Da mesma forma, que precisamos falar para Deus as nossas preocupações e anseios, Deus também precisa falar as preocupações e anseios dele ao nosso respeito. Para que isso aconteça, é necessário calar nossa voz e deixar ele falar no nosso íntimo. Quem sabe o único momento que o Espirito Santo encontra um espaço na nossa agenda é quando colocamos a nossa cabeça no travesseiro quando vamos dormir. Esse é o único momento que estamos perceptíveis para ouvir a voz do Espirito Santo.

B.      Mesmo porque, o silêncio nos convida a refletir e pensar, ou melhor, nos revela que somos dependentes da orientação de Deus. O silêncio nos dá tempo para pensar sobre nossas decisões equivocadas, nos faz refletir sobre nossos questionamentos e sentimentos errados. Ela nos obriga a escutar as verdades ao nosso respeito, pois é um instrumento poderoso para um autoconhecimento e uma introspecção da nossa vida. O silêncio nos dá a oportunidade de ouvir a voz da nossa consciência e permite compreender nossos questionamentos e problemas. Um tempo de contemplação da alma que faz olhar para dentro de si mesmo.

C.      Quando tiver vontade de explodir, dê uma pausa, silencie e reflita.  Tem ocasiões que a discussão não vai resolver, a reclamação não vai melhorar e a revolta não vai auxiliar. A única solução é silenciar, pois ela vai resguardar do seu bem mais precioso que é sua paz interior: “Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado…” (Provérbios 17.28)

D.     Desligue dos barulhos e correria do dia a dia e pare por algum instante e tenha um momento a sós com Deus. Reservar um tempo para desacelerar. Saiba que ouvir a voz e sentir a presença Deus é a melhor experiência que podemos ter em nossa vida. 

Técnicas da meditação 

“Feliz é aquele que tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.”  (Salmos 1.2)

Todos os dias ouvimos pessoas que foram beneficiadas pela prática da meditação, principalmente na redução da ansiedade e estresse. Quando se pergunta sobre meditação, a primeira coisa que vem à mente das pessoas é a meditação oriental, principalmente do yoga e do budismo. Acontece, porém, que as escolas hinduístas de meditação supõem todas uma filosofia em esvaziar completamente da mente, desligar do mundo e se fundir a mente cósmica, através de diversas posturas físicas e exercícios de respiração. No conceito na meditação cristã é diferente, é preencher sua mente. A finalidade da meditação cristã é um momento de ser orientado por Deus nas decisões que irá tomar na vida, assim ajuda a ter mais equilíbrio nas suas decisões e inteligência para lidar com suas emoções.

A.      Por várias passagens do Evangelho de Lucas, vemos o próprio Jesus se retirando da multidão para ficar um lugar solitário. Um lugar para falar com Deus e receber a sua direção. Meditar, portanto, não tem haver como ginástica mental, mas voltar a sua essência, voltar a conectar com Criador e se relacionar com seu pai que cuida de você. A meditação cria uma porta na sua alma para que a direção de Deus possa ser estabelecida. Um momento para refletir sobre suas decisões. Um tempo para pensar sobre aquilo que Deus já falou ao seu respeito.

B.      O conselho é procurar um lugar silencioso na sua casa, que não tenha nenhuma distração, barulho ou celular por perto. Nesse período, leia um texto da palavra de Deus e deixe o Senhor falar no íntimo do seu ser, ou seja, deixa a palavra ler você, onde possa ler e enxergar seus defeitos, erros e falhas.

C.      Nesse lugar silencioso você será exortado, consolado e discipulado pelo próprio Deus. Esse momento será um período de limpeza e purificação da sua vida. Através dessa reflexão você vai esvaziar o seu ego e sarar sua alma ferida e angustiada: “A minha boca falará de sabedoria, e na meditação do meu coração será de entendimento.”  (Salmos 49.3)

CONCLUSÃO

Deus espera que sua meditação possa afetar seu estilo de vida, uma transformação no seu caráter.  Uma meditação que possa aplicar no seu dia-a-dia, ao ponto de gerar frutos de obediência. Então cultive um momento a sós com Deus. Desligue dos barulhos e distrações.

LEIA MAIS…

COMO OUVIR A VOZ DO ESPIRITO SANTO

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário