Não por força nem por violência

“Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos” (Zacarias 4:6).

INTRODUÇÃO: No contexto, o povo judeu havia retornado à cidade de Jerusalém após décadas de cativeiro. Eles tinham a tarefa de reerguer a cidade e, especialmente reconstruir o templo. Então o Senhor levantou o líder Zorobabel e o sumo sacerdote Josué para liderar os judeus. Para encoraja-los e anima-los, o Senhor levantou os profetas Ageu e Zacarias. A reconstrução do templo estava sendo muito difícil, porque as nações inimigas ameaçavam a conclusão da obra. Além disso, o próprio povo estava abatido diante de suas próprias limitações e incapacidades. A nação estava frágil e subjugada pelas nações vizinhas.

A.      Os judeus não tinham a força, o vigor e habilidade que seus antepassados tinham quando construíram o templo de Salomão. Quando o rei Salomão construiu o primeiro templo, ele contava com um grande exército de operários (1 Reis 5:13-18). No tempo de Salomão não faltavam recursos para uma construção, pois reino era poderoso.

B.      Apesar da limitação e a falta de recursos, o próprio Deus faz uma declaração que “não será por força ou violência, mas pelo seu Espirito.”  A expressão “força” é muito indicado no sentido militar para enfatizar a habilidade, eficiência e bravura de um exército. Em outras palavras, a reconstrução do templo não se daria pela força de um exército, e muito menos pelos recursos humanos. A garantia do sucesso daquela obra era mediante ao poder do próprio Deus.

C.      O Espírito do Senhor era a fonte que eles precisavam para cumprir aquela grande obra. Ele é o vigor que necessitamos quando estamos sem força. Ele é o poder que nos mantem firmes em nosso ministério. Tome cuidado ao pensar que a obra do Senhor depende da sua força, seu braço ou da sua inteligência. Através do profeta Ageu o Senhor garantiu a presença de seu Espírito no meio daquele povo: “O meu Espírito habita no meio de vós, por isso não temais” (Ageu 2:5).

D.     Que essa declaração seja seu encorajamento e sua motivação.  E, também que faça entender que toda a gloria e honra é dado somente a Ele, pois a humildade e o reconhecimento que somos limitados será a garantia do sucesso das suas vitorias e conquistas.

 

Pequenos começos

“Não desprezem os pequenos começos, pois terá grande alegria.” (Zacarias 4:10 tradução NTLH)

No capítulo quatro, o profeta Zacarias estava começando uma grande reforma no Templo de Deus. Não era suntuoso e belo como de Salomão, mas era um templo simples. Quando viram a simplicidade do Templo, muitos judeus desanimaram e desprezaram em continuar nessa reconstrução. Não ficaram empolgados em iniciar esse grande projeto. Mas saiba que a palavra nos recomenda a sermos fiéis no pouco, pois no muito Deus nos colocará (Mateus 25.21; Lucas 16.10).

A.      Assim quando o servo de Elias relatou que viu apenas uma “pequena nuvem”. O profeta Elias não tivesse a visão de Deus, com certeza descartaria o relato do seu servo. Pela lógica, uma nuvem pequena não poderia representar uma mudança climática.  Porém Elias enxergava uma grande e abundante chuva 

B.      Somente a determinação, um bom planejamento e a fé no Senhor que foi capaz de gerar a convicção de que, nos primeiros pequenos começos, é possível recomeçar. Precisamos aprender, como disse Salomão que “O fim das coisas é melhor do que o seu início, e o paciente é melhor que o orgulhoso”. (Eclesiastes 7:8)

CONCLUSÃO

Quando sabemos valorizar os pequenos passos e sermos agradecidos por aquilo que recebemos de Deus é que nos abrirá novas portas, novos desafios e novas oportunidades. Então não tenha vergonha de começar pequeno, mas sonhe grande.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário