TUDO O QUE É PURO E AMÁVEL

Mente disciplinada

“Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de bom, nisso pensai” (Filipenses 4:8)

INTRODUÇÃO: Nesta exortação, o apóstolo mostra o que deve ser colocado em nossa mente. Ele nos convoca a um compromisso com a pureza, justiça e com a verdade. Um entendimento que aquilo que alimentamos e aquilo que colocamos em nossa mente afetará as nossas atitudes. Ele orienta a cuidar dos pensamentos da imoralidade, pois uma mente pura e disciplinada permite cumprir a nossa missão, nos leva a lugares mais longe da nossa chamada. Por exemplo, para que um atleta tenha um bom rendimento e alcance melhores resultados não é apenas ter várias horas de treino, mas um bom gerenciamento da sua mente. De forma geral, os pensamentos são responsáveis por determinar algumas construções da realidade da nossa vida, pois têm o poder de determinar o estado emocional e o comportamento de qualquer pessoa.

A. Por isso que é evidente que a parte psicológica influencia a performance o desempenho daquilo que realizamos no reino de Deus. Quando a mente é instruída pela palavra tem a capacidade de controlar a ansiedade e fortalece o nosso compromisso com Deus. Caso queira manter sua mente limpa e disciplinada segue esses dois conselhos:

B.      Vigie seus pensamentos – Eliminar hábitos destrutivos, nem sempre é fácil, mas é a única maneira de aproximar de Deus. Aprenda a cultivar bons pensamentos para fortalecer sua fé e sua comunhão com Deus. Para obter a coragem e a motivação em renunciar pensamento imorais é necessário entender o porquê renunciar. Quanto mais forte for seu entendimento, melhor será capacidade de renunciar a natureza pecaminosa;

C.      Exercite sua mente – Estimular a mente com oração e leitura da palavra de Deus ajuda na manutenção do nosso compromisso com Deus. É uma via de mão dupla que, quando alimentamos das escrituras, ajuda a trazer resultados positivos para mente e para alma. Para que a mente seja uma aliada em momento de desanimo e provações, é preciso treiná-la e instrui-la com a palavra de Deus. (Salmos 119.11)

D.     Mantenha uma vida disciplina nas escrituras, organize sua rotina na oração e tenha foco, pois é através dela que dará habilidade de resistir e persistir diante das tentações imorais que aparece em sua vida.


 Mente controlada 

“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a serem renovados no modo de pensar…” (Efésios 4:22,23)

Em 1984 nasce uns dos maiores maratonistas de todos os tempos: o Queniano Eliud Kipchoge. Ele teve uma infância pobre no Quenia, mas não deixou de se inspirar em um vizinho que era corredor. Em 2008, o atleta Eliud Kipchoge conseguiu o maior feito em sua carreira, quebrou o record mundial de maratona de 42 km em 2h01, se tornou o homem mais rápido nessa distância. Sem dúvida, o Kipchoge é o melhor corredor de maratona dos últimos tempos. Ele também é bicampeão olímpico e campeão mundial especializado em provas de pista de longas distâncias e na maratona, e vencedor das maratonas de Londres, Chicago, Berlim, Roterdã e Tóquio. Ele foi campeão de 12 maratonas das 13 em que competiu. Apesar de ser uns dos atletas mais ricos e bem mais sucedidos, ele tem uma vida simples e discreta.

Segundos os cientistas, o segredo de Kipchoge para ganhar uma maratona não está apenas no seu bom condicionamento fisico, mas principalmente no seu bom preparo mental. Nos últimos trechos da corrida torna muito mais difícil pelo fato do corpo estar em estrema exaustão, aí que entra o cerebro em ação.

O corpo chega no seu limite, mas a mente tem a capacidade de motivar o corpo a superar esse limite. Para aumentar reservas de glicogênio no corpo é preciso um treinamento específico para a mente.  O corpo e a mente precisam trabalhar juntas, explica os especialistas. A nossa mente nos leva a lugares que nunca imaginamos se ela estiver bem preparada. Aliás, se não controlar a sua mente ela pode controlar você, porque não há dúvida de que a mente afeta seu desempenho de maneira muito significativa em todas as areias da vida.

Quando compreendemos essa dimensão entenderemos o que o apostolo Paulo aconselha a ter a mente sóbria em meio aos desafios e tentações da vida. Para isso é necessário renovar à nossa maneira de pensar diariamente por meio de sua palavra e um profundo relacionamento com Cristo: “Mas o que é espiritual discerne bem tudo, pois temos a mente de Cristo” (1 Coríntios 2:15-16)


CONCLUSÃO

Assuma o controle da sua mente através de uma renovação da sua palavra. Se você não assumir o controle de sua mente, o diabo assumirá. Por isso, não permita que o inimigo manipule sua vida por meio de mentiras, tristeza e desanimo. 

LEIA MAIS….

PENSAMENTOS PUROS

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

  1. At the beginning, I was still puzzled. Since I read your article, I have been very impressed. It has provided a lot of innovative ideas for my thesis related to gate.io. Thank u. But I still have some doubts, can you help me? Thanks.

Deixe o seu comentário