ESCOLHAS DE ESAÚ E MANIPULAÇÃO DE REBECA

“Rebeca disse a Jacó: Traga dois cabritos, para que eu prepare uma comida saborosa para seu pai e o abençoe antes de morrer”.  (Gênesis 27:9,10)

INTRODUÇÃO: Quando Isaque já estava cego e bem idoso, ele chega à conclusão que estava na hora de passar a benção de Abraão para seu filho Esaú. No entanto, Isaque não levou em consideração a profecia que o Jacó seria o herdeiro da benção, na tentativa de colocar sua preferência pessoal acima do propósito do Senhor, queria que Esaú fosse o herdeiro da benção.  Então chamou Esaú e pediu para preparar um ensopado de carne para depois entregar a benção. Quando Rebeca escutou Isaque falando com Esaú, procurou por Jacó e contou o que havia escutado. Ela tentou conspirar e manipular Jacó para que ele engasse de maneira dissimulada Isaque a fim de obter a bênção da primogenitura. 

A.      Então ela pediu que Jacó matasse dois cabritos do rebanho e trouxesse para que ela preparasse um ensopado e vestiu a Jacó com casacos de Esaú. Ela arquitetou uma forma que Jacó tomasse a benção no lugar de Esaú. A bíblia afirma que Isaque não reconheceu a fralde e o abençoou Jacó.

B.      Mais tarde quando Esaú procura seu pai para ser abençoado, já não tinha bênção alguma, afinal, ele a tinha concedido a seu irmão, na qual só restou chorar em alta voz. Para proteger seu filho casula, Rebeca pediu Jacó fugir de Harã para terra do seu irmão Labão para não ser morto por Esaú. Uma decisão que levou sua família em uma situação vergonhosa. A manobra de Rebeca era totalmente desnecessária, pois Deus já tinha afirmado que o maior servirá o menor.

C.  A interferência de Rebeca resultou ódio nos seus filhos e prejudicou seu relacionamento com Isaque, trazendo consequências graves para sua família. Quando agimos pelas próprias mãos, podemos dificultar os planos e o agir de Deus em nossa vida. Existem decisões podem determinar qual será o nosso futuro e pode acarretar muitas maldições. Quando deixamos Deus controlar nossa vida poderemos desfrutar do seu plano e de suas promessas em nossa vida.

D.     Apesar do deslize de Rebeca, vemos um Deus soberano que controla e reverte as decisões equivocadas para o cumprimento do seu plano: “reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará [arrumará] suas veredas” (Provérbios 3:6)

1. AS ESCOLHAS DE ESAÚ 

“Venda-me primeiro o seu direito de filho mais velho. Disse Esaú: – Estou quase morrendo. De que me vale esse direito? “ (Gênesis 25.31-32)

No capítulo anterior, o patriarca Abraão morre e Isaque assume toda riqueza e torna portador das promessas de Abraão. O Senhor entregou uma profecia a Rebeca que em seu ventre haverá duas nações, e que um povo seria mais forte do que outro, ou seja, o maior haveria de servir ao menor. Contrariando a sequência natural daquela época, porque o correto seria o primogênito. Apesar de serem gêmeos, Esaú nasceu primeiro e Jacó veio logo em seguida, com uma das mãos agarradas no calcanhar de Esaú. A Bíblia afirma que Rebeca amava Jacó e Isaque amava Esaú pelo fato da sua habilidade de caçar. Ele era um homem do campo, enquanto Jacó era um homem simples e caseiro.  Aqui vemos dois erros de Esaú que fez perder sua herança:

1.      Desprezo de Esaú – Em Gênesis, Esaú voltou do campo e estava com muita fome. Ele implorou a seu irmão Jacó desse um “guisado vermelho”. De forma premeditada, Jacó ofereceu dar a Esaú uma tigela de ensopado em troca de seu direito de primogenitura e Esaú concordou. O primogênito tinha direito a receber uma porção dobrada da herança paterna. Além da liderança e autoridade judicial, ele tinha o direito da herança do pacto Abraâmica feito pelo próprio Deus. Uma escolha que parecia insignificante, mas que teve consequências irreversíveis, visto que ele tratou sua herança como algo sem valor.

2.      Irresponsabilidade de Esaú – Mais tarde, Esaú se casou com duas mulheres hititas, isto é, violando os mandamentos de Deus de não tomar esposas entre o povo cananeu. Esaú era um homem obstinado que age impulsivamente, sem pensar nas consequências das suas escolhas. Seu casamento trouxe aborrecimento tanto para Rebeca quanto para Isaque. Suas necessidades e desejos ditavam suas ações. A bíblia chama Esaú de imoral e profano, ou seja, um escravo dos desejos sensuais e temporais (Hebreus 12.16)

CONCLUSÃO

Hoje mesmo, muitas pessoas estão agindo como Esaú, onde trata as coisas de Deus de maneira tão desprezível e insignificante. São levados pelo apetite carnal e momentâneo. Que Deus possa abrir nossos olhos e enxergar e compreender o que Deus entregou e confiou em nossas mãos (Romanos 12.11)

LEIA MAIS…

AS VIRTUDES DE REBECA

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

 

 

«
»

2 Comentários

  1. Mark disse:

    Thanks for your blog, nice to read. Do not stop.

Deixe o seu comentário