MURALHAS DE JERICÓ E RAABE

E disseram a Josué: Sem dúvida o Senhor entregou a terra toda em nossas mãos, todos estão apavorados por nossa causa”  (Josué 2.24)

INTRODUÇÃO: Depois da morte de Moisés, Deus constitui Josué como líder do povo hebreu para conquistar a terra da promessa. A tarefa não era nada fácil, pois ao atravessar o Jordão, o primeiro desafio militar era a cidade de Jericó. Sem dúvida, a conquista de Jericó é uma das mais conhecidas da bíblia. A tremenda conquista, liderada por Josué, foi a mais audacioso feito do antigo testamento. A cidade era um local bem protegido com muros e portões que ficavam rigorosamente fechados. As muralhas de Jericó era uma obra prima da engenharia da época, pois eram feitos de tijolos queimados no sol e as torres eram bem maciças. A cidade tinhas dois muros paralelos de quatro metros de espessura que podia passar carros e construir casas em cima da muralha. 

MURALHAS DE JERICÓ

Aqui vemos a inusitada estratégia militar que Deus entregaria as fortalezas nas mãos de Israel:

1.      Obediência a Deus – A estratégia de Deus é os homens de guerra rodearem a cidade em silencio por sete dias consecutivos. Na frente iriam os sacerdotes com buzinas de chifre de carneiro e junto deles a arca do Senhor. No último dia, eles rodearam mais sete vezes e na última volta gritaram e tocaram as trombetas e as muralhas cairão ao chão. Isso nos ensina que muitos não entenderam a estratégia que Deus entregou em suas mãos, mas por meio da sua obediência os alicerces das muralhas serão abalados e quando coloca a confiança em Deus. (Salmos 20.7-8)

2.      Dependência de Deus – A arca era o símbolo da presença de Deus no meio do povo. Deus estava dizendo a Josué que a vitória não dependeria de estratégias, mais da dependência da sua presença com o seu povo. Confiar na dependência de Deus é alinhar nossa mente, emoções e vontades na direção de Deus. A decisão de rodear a cidade em silêncio não era uma tarefa fácil, mas era o único caminho para Deus revelar o seu livramento. Continue rodeando as muralhas da sua vida em silencio, esperando no Senhor. (Salmos 37.5-7)

Quais são suas muralhas que tem surgido em sua vida? Use as estratégias da obediência e da confiança e verás a mão de Deus agindo em sua vida. Como se confirma a promessa: “pois o Senhor, o seu Deus, os acompanhará e lutará por vocês contra os inimigos, para lhes dar a vitória”. (Deuteronômio 20.4)

Confiança de Raabe

“Josué poupou a prostituta Raabe, a sua família, pois ela escondeu os homens tinha enviado. E Raabe vive entre os israelitas até hoje…” (Josué 6.25)

Quando o povo de Israel chegou à terra prometida, Josué enviou dois espiões para buscar informação sobre a cidade de Jericó. Para obter mais informação, os espiões passaram a noite na casa de uma prostituta chamada Raabe.   De alguma forma, a notícia de que os espias estavam na casa de Raabe chegou ao rei e imediatamente o rei ordenou que entregasse os espias. Isso fez que Raabe escondesse os espiões no terraço de sua casa e mentiu dizendo que eles fugiram.  Quando os soldados foram embora, ela declarou sua fé nas maravilhas que Deus tinha feito, libertação do Egito e a travessia do mar vermelho e pediu para que poupassem sua família. Os espias concordaram com o pedido de Raabe, e combinaram que um cordão vermelho pendurado em sua janela seria usado para sinalizador em sua casa, fazendo com que todos de sua família fossem poupados

A.      Quando Jericó foi tomada pelo exército de Israel, somente Raabe e sua família foram poupadas. Depois disso, Ela deu um basta na sua vida de prostituição quando casou com Salmom e decidiu viver um novo tempo ao morar junto com os Israelitas.

B.      Além disso, vemos um exemplo do poder transformador da graça de Deus, que de uma prostituta estrangeira se tornou uma heroína na fé. (Hebreus 11.31). Isso mostra que não há limites no poder da graça de Deus na vida de uma pessoa que se posiciona. Ela arriscou sua própria vida para proteger espiões israelitas. Essa decisão de confiar, fez Deus honrar a vida de Raabe ao ponto de fazer parte da linhagem de Jesus (Mateus 1.5)

C.      A maneira como Deus exaltou o destino Raabe mostra um Deus que tem uma infinita graça e que nos coloca diante de nós aquilo que não merecemos.  A história de Raabe ensina também que não importa como as coisas foram sombrias o passado, mas o posicionamento de fé e obediência à sua palavra que nos garante sua graça e sua misericórdia. Na Epístola de Tiago, o seu ato é enfatizado a importância das obras e da fé para sermos alcançados por Deus. (Tiago 2.25-26)

CONCLUSÃO

Da mesma forma que Deus transformou o destino de Raabe, a nossa postura de fé pode transformar a nossa vida e nos levar a lugares e destinos inimagináveis. O que devemos fazer é apenas lutar com posicionamento de fé e obediência a Deus.

LEIA MAIS..

JOSUÉ OROU E O SOL PAROU

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

 

«
»

3 Comentários

  1. Maria freires de farias disse:

    gostei muito, foi uma chave 🔑 de leitura muito boa que me ajudou a orientar o estudo bíblico sobre o livro de Josué com grupo de mulheres.

  2. Emerson disse:

    Irmãos me ajudem numa dúvida, se Deus destruiu os muros de Jericó, como Raabe sobreviveu? Uma vez que ela morava em cima do muro?

Deixe o seu comentário