LIA, A ESPOSA REJEITADA

“Quando o Senhor viu que Lia era desprezada, concedeu-lhe filhos; Raquel, porém, era estéril…” (Gênesis 29.31)

INTRODUÇÃO: Quando Jacó precisou fugir da fúria de seu irmão Esaú, ele foi para Harã, onde ficou hospedado na casa de seu tio Labão. Assim que chegou em sua casa, Jacó conheceu as duas filhas de Labão, Raquel e Lia, por quem logo se apaixonou por Raquel, pois é descrita como uma mulher formosa à vista. Pretendendo se casar com Raquel, ele fez um acordo com Labão em trabalhar um período de sete anos como forma de pagar o dote pelo casamento da sua filha. Depois dos sete anos, Labão enganou Jacó entregando Lia como esposa. No dia seguinte, Jacó percebeu o engano e foi questionar o motivo do engano com seu sogro Labão. A justificativa de Labão que, segundo o costume, é para a primogênita Lia casar primeiro. Então um novo acordo foi feito em trabalhar por mais sete anos para casar com Raquel.

A.     A familiar de Jacó foi um tanto quanto conturbada por causa da rivalidade entre as duas irmãs que disputavam o amor e a atenção do mesmo marido. A Bíblia deixa claro que Lia foi a esposa rejeitada de Jacó. Então o desespero de Lia pela aceitação de seu marido fica evidente no nascimento de cada um de seus filhos.

B.      Entretanto, essa tentativa de dar filhos não funcionou, pois Jacó continuava não amando. Ela tentou suprir sua felicidade e sua aceitação por meio dos filhos, ou seja, ela usava uma forma para compensar sua aflição, rejeição e desprezo. Quantas vezes estamos agindo como Lia, tentando ser aceita pelas pessoas por aquilo que temos ou possuímos. Tenta colocar seu valor, aceitação e afirmação na mão de outras pessoas. São pessoas imaturas na carência e na dependência emocional que precisam provar por meio de posição social, carro ou casamento seu valor.

C.      Quando nasceu o quarto filho, Lia chamou a criança de Judá e louvou ao Senhor (Genesis 29.35). Ela reconheceu o amor de Deus e teve um encontro pessoal com Deus e sua vida foi mudada. Ao ponto de Deus honrar a vida de Lia, pois foi através da linhagem de Judá que venho o Messias, o filho de Deus.

D.     Saiba que nosso valor não está em pessoas ou naquilo que possuímos, mas está naquilo que Deus falou ao nosso respeito. Aquilo que possuímos e aquilo que temos é apenas um complemento, mas não é a essência daquilo que somos aos olhos de Deus.

 

1.    Beleza interior

“A beleza de vocês não deve estar no exterior, mas no interior, isso que é de grande valor para Deus…” (1Pedro 3.3-4)

Havia um pai que estava muito orgulhoso do seu filho, que tinha acabado de se formar na faculdade. Para agradar o seu filho, ele deu de presente um carro antigo que estava na sua garagem. Mas antes de entregar o carro, ele pediu para o filho levar ao estacionamento de carros usados, que ficava no centro da cidade, para vende-lo. Com o dinheiro, ele poderia comprar o carro mais novo. O filho todo feliz foi ao estacionamento de carros usados, mas voltou triste e disse: Pai! eles ofereceram apenas mil reais, porque estava muito desgastado. O pai sorriu e disse: Meu filho! leva esse carro na loja de penhores, acho que eles vão oferecer um preço melhor. O filho foi na loja de penhores, mas novamente voltou triste e disse: Pai! A loja de penhores ofereceu bem menos, apenas cem reais porque o carro era muito antigo.

A.      Ao perceber que o filho já estava desanimando e triste, o pai resolve dar mais uma tentativa em levar o carro no clube de carros. O filho voltou todo feliz e disse: Pai! algumas pessoas ofereceu mais de 100 mil reais por ele, porque era um Ford Malverik de 1977 v8. Um carro potente e desejado por muitos. O pai olhou bem nos olhos do filho e disse: Filho! O lugar certo irá valorizar na maneira certa!

B.    Quando temos um entendimento claro do nosso valor e soubemos estar do lado de pessoas que reconhece o nosso valor então a vida torna a dar mais sentido, assim como o caso desse jovem que levou seu carro no lugar certo. Até normal sentir insignificante em certos lugares. Uma pessoa pode ser muito bom em um campo de futebol e desastrosa num laboratório de química.

C.     Mesmo porque, o sentimento de insignificância tem mais a ver com o modo como nos sentimos em relação a nós mesmos do que com o nosso verdadeiro valor no meio da sociedade. Por isso que Deus deixou sua palavra para saber quem nós somos n’Ele: “Vocês são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” (1Pedro 2.9)

CONCLUSÃO

Esteja do lado de pessoas que se importa com você, aquelas que reconhece o seu valor, que aprecia suas conquistas, que vibra pelas suas vitórias e que reconhece seu potencial.

LEIA MAIS…

NOSSO VALOR AOS OLHOS DE DEUS

NOSSO IDENTIDADE EM CRISTO

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário