O TABERNACULO DE DAVI

“Naquele dia levantarei a tenda caída de Davi. Consertarei o que estiver quebrado, e restaurarei as suas ruínas. (Amós 9:11-15)

Introdução: Esse verso está carregado de uma promessa de restauração. Um decreto profético de mudança. Uma declaração carregada de um sentimento de saudade do próprio Deus. Um lugar onde Deus deseja viver novamente como nos dias de Davi.  De forma proféticas, o profeta Amos afirma que a tenda de Davi não vai permanecer destruída, pois o próprio Deus vai levantar, edificar, restaurar, consolidar e consertar suas ruinas. Será algo completo e pleno de restauração.

Proposito: Em todos tabernáculos que foram edificadas para Deus abitar, tem uma que destaca, a qual Deus tem saudades. A favorita de Deus. Embora a nova aliança afirma que Deus não habita mais em tabernáculo e sim nos corações dos homens, entretanto, iremos ver o motivo da escolha de Deus em querer restaurar a tenda de Davi. Para entender melhor o significado da tenda ou tabernáculo de Davi, precisamos conhecer os outros tabernáculos que foram construídos.


1.    A trajetória do tabernáculo

“Assim consagrarei a Tenda do Encontro e o altar, e consagrarei também Arão e seus filhos para me servirem como sacerdotes. E habitarei no meio dos israelitas e lhes serei o seu Deus…” (Êxodo 29:44,45)

No livro de Genesis, Deus criou um ambiente de relacionamento com o homem. Havia uma interação intima com o homem na viração do dia no jardim do Edem. Um lugar que Deus se revelava e relacionava com homem de forma pessoal e profunda. Entretanto, o homem pecou e essa conexão foi rompida e quebrada, sua presença foi afastada. Em Êxodo 25, vemos o próprio Deus criando novamente um ambiente de habitação para morar. Um lugar para o homem pudesse se aproximar e manifestasse novamente sua presença. Para isso, Moises recebeu de Deus um modelo e uma planta do tabernáculo, com detalhes minuciosos da construção do tabernáculo. 

A.      Nesse local, havia separação entre o pátio para o povo, o santuário para os sacerdotes e o Santo dos Santos em que o sumo sacerdote. Quando finalmente o povo entre na terra prometida, com a liderança de Josué, foi estabelecido a região de Siló para o tabernáculo ficar, na qual permaneceu ali durante todo o tempo dos Juízes. O povo comparecia em ano e anos fazer seus sacrifícios e adorar a Deus.

B.      Entretanto, com o tempo, a arca da aliança se transformou em apenas um amuleto religioso e místico para dar vitória nas guerras. Em uma de suas batalhas, Israel perde a guerra e a arca da aliança é roubada pelos filisteus, que ficou na cidade de Asdode, junto ao templo Dagom, porém Deus castigou com uma grande praga de tumores.

C.      Então os filisteus enviam de volta para Israel a arca da aliança em cima de uma carroça puxada por bois. De forma milagrosa, a arca chega em Bete-Semes, porém muitos Israelitas curiosos olharam para dentro da arca e morrem 50 mil pessoas. Por fim, deixaram na casa de Abinadabe por mais de 20 anos.

 

2.    Tabernáculo de Davi

“E quando todos os levitas e sacerdotes, vestidos de linho fino, estavam de pé, para o oriente do altar, com címbalos, alaúdes e harpas. E a Casa do Senhor, se encheu de uma nuvem; de maneira que os sacerdotes não podiam estar ali, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus”. 2Crônicas 5:12, 14.

Nos dias do reinado de Saul, ninguém se importou em trazer a arca da aliança de volta ao tabernáculo. Porém, no reinado de Davi, quando assume o trono, nos primeiros atos do seu governo foi trazer a arca de volta, não da forma como Deus determinou, mas imitando os filisteus, sobre uma carroça levada por bois. Os bois tropeçam, Uzá segura a arca com a mão e morrendo na hora. Por causa desse triste acontecimento, Davi deixa a arca na casa de Obede-Edom por três meses.

A.    Nos três meses, a casa de Obede-Edom foi muito abençoada, então Davi decide buscar a arca da aliança de forma correta e deixada em Jerusalém, no Monte Sião, Cidade de Davi. O próprio Davi prepara uma tenda para guardar a arca da aliança. Uma tenda que nem deveria ser chamada de tabernáculo por ser algo muito simples.

B.      Basicamente, era uma “barraca” improvisada, pois o desejo de Davi era construir um templo luxuoso. O tabernáculo de Davi, diferente de Moises, era apenas uma tenda que cobria a arca da aliança. Não tinha nenhuma menção especifica de um artista feito na tenda ou estrutura para abrigar a arca da aliança.

C.      Os sacerdotes ministravam louvor com cânticos, ações de graças, gritos, palmas, instrumentos de diversos tipos, expressões de júbilo, danças e saltos. Uma outra característica do que ocorria na tenda de Davi é que os sacerdotes e levitas se revezavam em turnos de forma que a adoração tornasse continua e permanente. O louvor era ininterrupto. Nesse lugar havia santificação, confissões e ações de graça diante de Deus e a gloria de Deus se manifestava em forma de nuvem.

D.     No tabernáculo de Davi não havia protocolo, mas uma espontaneidade e simplicidade de coração. Todos podiam se aproximar sem padrão religioso, uma adoração livre e espontânea. Interessante, que a construção dessa tenda não era uma ordenança de Deus, mas Davi percebeu a necessidade que a arca precisava ser protegida. Ele se prontificou de maneira voluntaria em construir uma tenda para a arca da aliança. O sacerdote ministrava diante da arca, isso fez surgir novos cânticos e poemas. Os salmos brotavam do coração. A ministração era direta do coração de Deus.  

 

3.Restauração da tenda de Davi

‘Depois disso voltarei e reconstruirei a tenda caída de Davi. Reedificarei as suas ruínas, e a restaurarei…” (Atos 15:16)

Nos dias do reinado de Salomão, foi construído um magnifico templo para abrigar a arca da aliança. Uma construção luxuosa, rica e especial, porém, foi destruída pelos babilônicos na invasão de Jerusalém. Depois de 70 anos cativeiro na Babilônia, eles voltam para Jerusalém. Através de governo de Zorobabel e sacerdote Esdras, Deus faz um terceiro templo. No reinado do rei Herodes o templo foi reformado, porém Jesus afirmou que não ficará pedra sobre pedra, ou seja, será destruída.

A.   Quando Cristo morreu na cruz, o véu do templo se rasgou de cima para baixo, revelando que sua presença não era mais confinada em um tabernáculo. Hoje somos a morada de Deus. Somos o seu santuário: “Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Pois vós sois santuário de Deus, qual é sagrado…” (1Coríntios 3:16,17)

B.      Agora o evangelho é pregar aos gentios. Havia muitas conversões, pessoas sendo curadas e batizadas. Entretanto, muitos judeus não concordavam com a forma de pregação com os gentios. Os judeus estavam mais preocupados mais com as tradições do que com as conversões.  Em um concilio em Jerusalém, os apóstolos discutiam a respeito do dever do cumprimento ou não de tradições judaicas como a circuncisão por parte dos gentios.

C.      Então Tiago se levanta e cita as profecias de Amos 9.11, que essa profecia de Amós a respeito da reedificação do tabernáculo de Davi por parte de Deus estava se cumprindo. No reino de Davi, o reino era um só em todo Israel, onde não havia a divisão do reino do Norte e do sul. Além disso, Davi introduziu um novo padrão de adoração, pois sua função foi profética. Era um modelo de vida no qual Deus queria com o povo de Israel e com as nações. Um lugar de unidade e relacionamento

D.     O Tabernáculo de Davi é um vislumbre da Graça de Deus que oferece acesso a todos que desejam se aproximar de Deus. O salmista Davi implantou em Israel um novo estilo de adoração e removeu os padrões religioso e a divisão. Os povos e nações serão atraídos a Jesus Cristo, onde não haverá formalismo e legalismo, mais com liberdade no Espírito Santo.


4.Tenda de Davi escolhida

“No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura…” João 4:23

O Tabernáculo de Davi marcou uma mudança revolucionária daqueles sistemas que separavam Deus do povo. O salmista derrubou os padrões e modelos religiosos para estabelecer o modelo divino de louvor e adoração que consiste em relacionamento com Deus. O rei Davi queria trazer o povo para perto da presença, enquanto nos Moises era cheia de protocolos, limitações e exclusivas aos sacerdotes.

A.      Portanto, Deus amou a tenda de Davi por causa da pureza e simplicidade de coração que havia naquele ambiente, onde acontecia a mais pura entrega, a mais sincera adoração. O Próprio Deus está esperando que construa um tabernáculo para ele abitar com mesma alegria e simplicidade e intimidade no início da sua conversão. Uma busca com uma fé sincera, um coração puro e uma adoração genuína. Uma vida quebrantada e humilde em sua presença. Uma entrega total e sem reserva. Uma vida santa, baseada no relacionamento e não na perfeição.

 B.      Deus tem saudade de uma casa, não significa que Deus queira confinar sua presença em um tabernáculo, mas um lugar de busca, um lugar que tenha um interesse genuíno pela presença, um anseio de conhece-lo, uma devoção pela presença.

C.      O Senhor quer reproduzir um espirito de Davi em buscar a Deus de todo coração: “Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água. Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória…”  Salmos 63:1,2

 

5. Os resultados de restauração

Eu a reerguerei, para que seja como era no passado, para que o meu povo conquiste o remanescente de Edom e que a ceifa continuará até o tempo de arar, e o pisar das uvas até o tempo de semear. Vinho novo gotejará dos montes e fluirá de todas as colinas, diz o SENHOR, o seu Deus…” (Amós 9:11-15)

Quando a tenda de Davi é restaurada algo glorioso acontecerá. Acontecimentos fora do comum virá para todos aqueles que decidirem restaurar seu tabernáculo. A nação de Israel tornará forte outra vez. As nações inimigas serão conquistadas, uma colheita sobrenatural e abundante acontecerá. Um vinho novo será derramado e muitos voltarão do exilio.  Haverá um tempo de estabilidade e crescimento como nunca ouve antes, assim como nos dias do reinado de Davi, na qual nunca se conquistou tanto como foi na época de Davi

A.      O segredo de suas vitórias estava na sua adoração. Seja uma simples tenda de Davi e você irá a lugares que nunca foi e alcançará coisas que jamais alcançou. Deus está nos chamando para sermos conquistadores, a restaurar o período de louvor, adoração e de conquista como foi na época de Davi. Nós somos esta Geração de Davi, e que se cumpra a vontade de Deus sobre as nossas vidas.

B.      Na tenda de Davi que Deus tem saudades. Deus quer restaurar a intimidade, relacionamento. Não nos rituais religiosos, mas de uma vida onde Deus reina. Seja um servo verdadeiro e sincero que amam a Deus mais que tudo. Mesmo porque, Deus espera coração quebrantado, completamente aberto para restauração e entrega

C.      Portanto, chega dessa vida rasa religiosa, medíocre sem profundidade. Ele quer restaurar o modelo de adoração. Um modelo puro e simples. Um povo unido e tenha sede de buscar a minha presença. Precisamos entender que nós é quem precisamos de Deus e não Deus é quem precisa de nós. Deus sem nós continua sendo Deus, mas nós sem Deus não somos nada.


CONCLUSÃO

“Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus…” Apocalipse 21:3;  Ezequiel 37:27)

O salmista Davi tinha desejo pela presença de Deus e queria que esta presença estivesse no centro do Reino. Em nossa sociedade, vivemos centrados no egocentrismo. Centrados em nossa vontade, em nossos desejos. Muitas vezes, usamos Deus para conseguirmos as coisas, centrados em nós mesmos. Nós precisamos migrar do egocentrismo para o teocentrismo – Deus precisa ser o centro em nossa vida, onde vivemos para fazer a vontade de Deus.

·         Há um momento da vida que precisamos deixar de sermos convencidos para nos transformar em convertidos. Isso só acontecerá através de um  quebrantamento e um profundo relacionamento com Deus: “Não te deleitas em sacrifícios nem te comprazes em oferendas, pois se assim fosse, eu os ofereceria. O verdadeiro e aceitável sacrifício ao Deus Eterno é o coração contrito; um coração quebrantado e arrependido jamais será desprezado por Ele.” (Salmos 51:16-17)

Leia mais…

A arca na casa de Obede Edom

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 600 MENSAGENS DIVIDIDA EM 20 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO +55 1196614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário