A HERANÇA DAS TRIBO DE LEVI

“O Senhor separou a tribo de Levi para carregar a arca da aliança do Senhor, para estar perante o Senhor a fim de ministrar e pronunciar bênçãos em seu nome. É por isso que os levitas não têm nenhuma porção de terra ou herança entre os seus irmãos; o Senhor é a sua herança, conforme o Senhor, o seu Deus, lhes havia prometido…” (Deuteronomio 10,8-9) 

Introdução: Quando o território da Terra Prometida foi dividido para tribos de Israel, nos dias de Josué, a tribo de Levi não receberam nenhuma porção de terra como herança. No entanto, quarenta e oito cidades foram separadas eles morar. Para compreender o motivo da tribo de Levi de não receber a herança é preciso entender Genesis 34, onde fala atitude irresponsável de Levi ao atacar a cidade de Sequem.

 

1.    A história de Levi

Levi foi o terceiro filho de Jacó com sua esposa Lia. Um episódio em particular registrado em Gênesis indica que Levi era um homem impiedoso. Em Genesis 34, por exemplo, afirma que um jovem chamado Siquém, que era príncipe daquela terra, viu Dina e abusou sexualmente dela. Quando os filhos de Jacó souberam do ocorrido, ficaram indignados. No encontro, o pai de Siquem procurou Jacó para tentar resolver a situação. Então ele foi até Jacó pedir que Diná fosse dada ao seu filho em casamento. De maneira perversa e enganosa, os filhos de Jacó, ordenou que os homens siquemitas fossem circuncidados, pois somente assim poderia haver integração econômica e social entre eles.

A.      Assim, Siquém fez a circuncisão e convenceu todos os moradores de sua cidade fossem circuncidados. Ao terceiro dia após a circuncisão, quando os homens siquemitas sentiam fortes dores da cirurgia, dois filhos de Jacó, Simão e Levi, se aproveitaram da incapacidade dos homens, entraram inesperadamente na cidade e promoveram um verdadeiro massacre.  

B.      Em seguida, os filhos de Jacó saquearam a cidade. Eles levaram os rebanhos e tudo o que havia na cidade e no campo. Todos os bens dos siquemitas, seus filhos e suas mulheres, foram levados cativos. A atitude de Simeão e Levi foi reprovada por Jacó e lhe trouxe grande preocupação, pois Jacó sabia que aquela vingança poderia resultar em uma severa retaliação por outros povos daquela terra.

C.      Então Deus ordenou que Jacó subisse para Betel e oferecesse um altar, purificassem e tirasse todos os ídolos que havia em sua família. Em seguida, o próprio Deus colocou um grande terror sobre as cidades ao redor que ninguém ousou perseguir os filhos de Jacó.  (Gênesis 35:4,5). Essa intervenção divina nos ensina que Deus é poderoso para socorrer em nossas angustias e arrumar nossos erros e fracassos. Quando arrependemos dos nossos pecados as rachaduras da nossa vida são consertadas e transformadas.

D.     Ele quer consertar cada um de nós. Ele quer consertar sua vida, seu casamento, seus filhos, sua vida espiritual, porque não tem bagunça que Jesus não possa consertar. Não existe problema que Deus não possa resolver. “Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro…”  (Isaías 45.2)   Apenas suba para “Betel” que Deus quer mostrar o caminho para restaurar sua vida.

 

2.    Profecias contra tribo de Levi 

“Simeão e Levi são irmãos; suas espadas são armas de violência. Eu os dividirei pelas terras de Jacó e os dispersarei em Israel…”  (Gênesis 49:5-7)

Quando Jacó já estava bem idoso, ele resolver chamar todos seus filhos para liberar a benção sobre eles. Entretanto, a profecia de Jacó contra Levi e Simeão foi bem diferente. Uma profecia desanimadora, pois sua descendência seria dispersada sobre a terra, ou seja, não seria forte como outras tribos. Em outras palavras, não iria prosperar e nem ter um futuro. Tudo isso era decorrente atitude irresponsável de Levi contra a cidade de Siquem. Por causa dessa vergonhosa vingança, Levi e Simeão perderam liderança e terra em Israel. Por isto explica o motivo pelo qual Jacó ignorou Simeão e Levi e não passou a nenhum deles o direito de primogenitura.

A.      No ponto de vista espiritual, podemos compreender que Deus estabeleceu um destino e um futuro para cada um de nós: “Eu que conheço os planos que tenho para vocês, planos de fazê-los prosperar, planos de dar a vocês esperança e um futuro…” (Jeremias 29.11) Apesar do plano determinado por Deus, temos o poder de escolha que pode comprometer o plano que Deus traçou em nossa vida.

B.      Tudo o que vivemos e conquistamos é decorrente de nossas escolhas. Isso mostra que toda escolha cria uma nova possibilidade de alterar completamente o rumo da nossa vida. Nosso destino é fruto de nossas decisões diárias, lembre-se disto. As escolhas que você faz hoje podem não ter um impacto visível neste momento, mas no futuro pode mudar aspecto da sua vida, isto se não mudar sua vida completamente, assim como caso das escolhas de Levi, que deixou ser levado pela emoção e pelas suas razões. 


3.    Fidelidade dos Levitas                     

“Então ficou em pé, à entrada do acampamento, e disse: “Quem é pelo Senhor, junte-se a mim”. Todos os levitas se juntaram a ele…”  (Êxodo 32.26)

Apesar de tudo, a descendência de Levi desfrutou de uma posição notável na sequência da história de Israel. A Bíblia informa que o povo, ao ver que Moisés demorava a descer do monte Sinai, pressionou Arão em fazer um deus que conduza ao deserto. Então Arão construiu um bezerro e ouro, edificou um altar e realizou uma grande festa. (Êxodo 32:1-7). O povo se corrompeu ao ponto de Deus querer matar todos no deserto, mas Moises interesse em favor do povo para não ser destruído pelo juízo de Deus.

A.      Para Moisés, foi muito mais difícil tirar o Egito de Israel do que tirar Israel do Egito. No discurso mais radical e revolucionário de Atos dos Apóstolos, o diácono Estevão, na iminência de ser apedrejado, discursa se defendendo: “… Naqueles dias, construíram um bezerro, ofereceram um sacrifício ao ídolo e celebraram a obra de suas próprias mãos” (Atos 7,41). Estevão cita a idolatria no deserto para afirmar que desde a origem o povo de Deus tem sido rebelde e inclinaram aos ídolos.  

B.      Quando Moisés aproximou-se do acampamento e viu o bezerro de ouro e as pessoas dançando, irou-se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando-as e ficou em pé gritou em alta voz: “Quem é pelo Senhor, junte-se a mim”. Todos os levitas se juntaram a ele…”  (Êxodo 32.26)

C.      O povo estava desenfreado na corrupção, mas apenas a tribo de Levi não se corrompeu. Então Moisés afirmou: “Hoje vocês se consagraram ao Senhor, de modo que o Senhor os abençoará…” (Êxodo 32.26-29). Em Genesis 49, a descendência de Levi foi amaldiçoada, ou seja, não havia chance da tribo de Levi prosperar. Entretanto, a fidelidade fez que a maldição fosse anulada.

D.     Quando nos posicionamos em obediência Deus reverte nossa história. Quando nos posicionamos em fidelidade ao Senhor toda sentença de maldição é quebrada e toda sentença de morte é revogada. Através da cruz do Calvário, Cristo tomou sobre si a culpa e toda maldição do pecado foi desfeita (Isaías 53:4, 5). Apenas nos devemos abandonar o pecado e abraçar a graça que está disponível para todo aquele que se aproxima com humildade e arrependimento.

 

4.    Função dos levitas

“Eles levarão o Tabernáculo e todos os seus utensílios; e eles o administrarão e assentarão o seu arraial ao redor do Tabernáculo”. (Números 1:50) 

Quando da conquista de Canaã, a tribo de Levi foi a única a não receber parte da terra, mas receberam cidades isoladas, situadas nas regiões de todas as outras tribos.  A tribo de Levi foi separada por Deus para executar responsabilidades específicas com relação ao serviço do templo.

A.      A tribo de levi tornaram-se os representantes dos Senhor e receberam a responsabilidade de cuidar da Casa do Senhor. Basicamente, os levitas foram dedicados a um ministério de auxílio aos sacerdotes. Os levitas tinham a função de montar, desmontar e transportar o Tabernáculo durante a peregrinação no deserto do Sinai. Eles eram os guardiões do culto a Deus, aqueles que deveriam zelar pelas coisas do Senhor.

B.      Além disso, eles teriam a tarefa de ensinar a Lei do Senhor ao povo, e em algumas ocasiões, servir de juízes e conselheiros. Servir como músicos, poetas, compositores e cantores na adoração pública.  Como os levitas ficavam dedicados ao serviço do Senhor, eles precisavam ser sustentados pelo dízimo pago pelas tribos de Israel. Números 18:20,21) Isso indica que os levitas recebiam do melhor da terra. Uma tribo que seria sustentada com o melhor fruto e a melhor colheita. Quando fazemos o Senhor a nossa herança Ele nos levará a comer o melhor dessa terra: “Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra…”  (Isaías 1.19)

C.      Os sacerdotes tremeram e temeram diante da grande responsabilidade de cuidar do tabernáculo. Veja o que Deus diz sobre eles: “a minha aliança com Levi será mantida, diz o Senhor dos Exércitos. A minha aliança com ele foi uma aliança de vida e de paz, que de fato lhe dei para que me temesse. Ele me temeu, e tremeu diante do meu nome. A verdadeira lei estava em sua boca e nenhuma falsidade achou-se em seus lábios. Ele andou comigo em paz e retidão, e desviou muitos do pecado.  (Malaquias 2:4-6). Que haja em nós o mesmo temor que havia entre os levitas. Que a verdade e a retidão esteja sempre presente em nossa vida. Em ser um instrumento de Deus para liberar vida e paz para as pessoas.


CONCLUSÃO

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz…”  (1 Pedro 2:9)

Hoje não temos a tribo de Levi, mas Deus tem levantado um povo com o mesmo propósito. Um povo separado e eleito para fazer a diferença. O plano de Deus sempre foi que todo seu povo fosse um reino de sacerdotes, e isso se cumpre na Igreja através da obra de Cristo que redimiu um povo para ser santo. É por isso que o apóstolo Pedro escreve que somos “sacerdócio real”. Sob esse aspecto, todo cristão é sacerdote e levita, pois por meio de Cristo e da capacitação do Espírito Santo, ele desfruta de um relacionamento direto com Deus e é habilitado a servi-lo em santidade.

Leia mais…

A maldição em benção

A benção de Deus

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 600 MENSAGENS DIVIDIDA EM 20 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO +55 1196614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

2 Comentários

  1. Danielli disse:

    Que explicação abençoada 🙏✨

Deixe o seu comentário