Êutico: jovem cai da janela

“Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto…”  (Atos 20.9)

Introdução: Em sua terceira viagem missionária, o apostolo Paulo passa na cidade de Trôade, na região noroeste da província da Ásia Menor, era um porto marítimo na costa do mar Egeu que ficava a poucos quilômetros da antiga cidade de Tróia. Era o primeiro dia da semana, um domingo, o dia em que os cristãos se ajuntavam solenemente para celebração da Ceia do Senhor.

·         O apóstolo Paulo aproveitou para pregar ao povo. De acordo com o texto bíblico, Paulo pretendia seguir viagem no dia seguinte, então o seu discurso se estendeu até a meia-noite. Para os crentes de Troade era honroso e único receber Paulo em sua cidade, por isso que não se importaram com o tempo. O relato bíblico informa que os crentes estavam reunidos no cenáculo, que basicamente era um quarto que ficava no terceiro andar.

Proposito: É nesse contexto que um jovem chamado Êutico estava sentado numa janela e adormeceu durante o longo discurso de Paulo, e caiu do terceiro andar.  A queda, morte e ressureição de Êutico nos traz grandes lições

 

1.    Adormecendo profundamente

“Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo…” ( Atos 20.9)

Provavelmente, tudo começou com um cochilo, algumas “pescadas” durante o discurso de Paulo. É admirável o fato de que ele dormiu profundamente “durante” uma tremenda palavra apostólica. Esse fato de sentar na janela nos remete a grande reflexão para os dias de hoje.

A.      Foi na janela do terraço que Davi viu Bete Seba se banhado. A beleza de Bate-Seba deixou Davi impressionado e não conseguiu subjugar seus desejos pecaminosos. Inicialmente ele não sabia quem era Bate-Seba, mas logo foi informado por seus servos que tratava-se da esposa de um de seus guerreiros. Mesmo assim Davi ordenou que a mulher fosse levada ao seu palácio. Ali ele se deitou com Bate-Seba e concretizou seu pecado de adultério.

B.  Quando o rei Davi foi buscar a arca da aliança, Mical não foi com Davi, pelo contrário, ficou na janela do palácio observando Davi dançando na frente da arca da aliança e o desprezou em seu coração. Ela preferiu ficar na janela apenas para questionar, observar e criticar Davi. Com isso, endurece o coração e perde o motivo para envolver e celebrar ao Senhor. Dessa forma, acabou tendo um fim triste e doloroso em ser estéril, terminou sua vida sem gerar filhos (2 Samuel 6:23).

C.  Portanto, a “janela” é um lugar perigoso, pois fica vulnerável. A queda torna desastrosa. São pessoas que estão com seu corpo dentro da igreja, mas suas mentes estão fora da igreja. A janela são as distrações da vida, as amizades, as aventuras, as curiosidades e os entretenimentos que nos leva a ilusão. Quem fica na janela é porque ainda não decidiu qual caminho a tomar. Uma atenção dividida. São pessoas que não se posiciona na sua fé.

D.     A janela é muito colorida, atraente e sedutora, porém nos leva a um caminho de morte. Ela conduz a uma insatisfação e um descontentamentos daquilo que é puro e sagrado. Quando ficamos na janela começa e não ter vigilância no que tanja as tentações. A bíblia nos esclarece que “a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz…” (Romanos 8:6)


2.    Vencido pelo sono

“Adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar…” (Atos 20.9)

Aquele jovem foi vencido pelo sono, se provocado pelo cansaço ou pelo desinteresse, não sabemos. Ele não lutou o suficiente para manter-se acordado. Ele ficou isolado na janela em um ambiente de comunhão. Bom, nessa altura, Êutico está seduzido e entregue. Está “amarrado” por tudo que é tentação que a janela começa a trazer para os seus desejos, seus impulsos, para os seus pensamentos.

A.   Isso nos ensina que frequentar um ambiente de culto não impede a quedas, porque não é o culto, a mensagem ou igreja que vai impedir de cair, mas a inclinação do nosso coração. Muitas vezes, perdemos o vigor espiritual, porque nós entregamos, deixamos de nos esforçar e somos vencidos pelos nossos impulsos e desejos.

B.      Na Bíblia, em muitos momentos, o sono aparece relacionado ao pecado, à fuga, ao fracasso e à morte. Se o pecado, a sonolência espiritual ou a negligência tivessem causado a queda induzida pelo sono de Êutico da janela, podemos ter certeza de que toda a Bíblia confirmaria essa lição sobre a dormência espiritual. Quando sentamos na janela, entramos num caminho de esfriamento que pode terminar em sono profundo: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti” (Efésios 5.14)

C.      Um dos principais sintomas na vida de alguém que esfriou é o desprezo pelo que está acontecendo na igreja. Tudo passa a ser tratado como algo comum e desinteressante. É um descaso com aquilo que é santo. Uma falta de compromisso com aquilo que sagrado

 

3.    ÊUTICO CAI do terceiro andar abaixo

Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto…”  (Atos 20.9)

A.      Aquela janela era o limite. Ele sentou e desconsiderou os riscos que corria. Por isso, caiu do terceiro andar e morreu. O apóstolo Paulo desce do cenáculo, inclinou-se e abraçou o jovem Êutico, ele disse para ninguém se desesperar, pois estava vivo.  O escritor do livro de Atos descreveu o estado de Êutico como tendo sido “levantado morto”. Eles subiram novamente ao cenáculo, participaram do partir do pão, e escutaram o discurso de Paulo que continuou falando até o amanhecer (Atos 20:10,11)

B.      Acredito que todos tinham o agnóstico que o jovem rapaz já tinha morrido, mas Paulo mostra o verdadeiro agnóstico que ainda tem vida. Ainda existia esperança, pois o coração ainda batia. Saiba que Deus não vai desistir de você apesar das suas falhas e fracassos. Ele é teu pai e acredita que voce voltará para ele: “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó. Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta…”  (Jó 14:7-9)

C.      Atitude de parar de pregar e decidir descer relava a preocupação e a Paternidade espiritual de Paulo em socorrer o rapaz caído no chão. Além disso, ele decidiu inclinar e abraçar um jovem já morte, isso revela uma liderança comprometida na restauração. Uma atitude de empatia e compaixão em trazer de volta a vida que foi perdida pela distração do jovem.

D.     A demonstração de amor de Paulo pelo rapaz foi através do abraço e acolhimento. Saiba que sua demonstração de amor para aqueles que estão dormindo na fé fala mais alto que seu discurso de exortação. O amor é invencível. Então não abra mão do que estão distraídos nesse mundo.


CONCLUSÃO

O “sair da janela” implica a disposição para ouvir a Palavra de Deus. Em se comprometer com as coisas “de dentro”; em focar e fazer a vontade de Deus e em parar de dar atenção e se distrair com as coisas do mundo. Há coisas que precisamos vencer e lutar contra o cansaço, mágoas, incredulidade, preguiça, orgulho, pecado. Enfim, precisamos lutar para não deixar que o sono espiritual vença e faça cair. Caso esteja preso ou amarrado nessas janelas, busque ajuda e clame a Deus enquanto há tempo. Fuja da janela.

·         “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro  (Mateus 6:24)

·         Elias dirigiu-se ao povo e disse: “Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no  (1 Reis 18:21)

 

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário