O CHAMADO DE NATANAEL

“Perguntou Natanael: Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá? Disse Filipe: Venha e veja…” (João 1.46) 

Introdução: Ao chegar na cidade da Galileia, Jesus chama Felipe para ser seu discípulo. No caminho, Filipe encontra Natanael e avisa com muito entusiasmo que havia encontrado o Messias a qual Moisés e os profetas testificam. Quando Filipe afirmou que Jesus era filho de José e na cidade de Nazaré, Natanael não acreditou, pois a cidade de Nazaré era apenas um vilarejo, com poucos habitantes.  Entretanto, Filipe nem se propôs a discutir com o questionamento com Natanael. Sua resposta foi a mais esclarecedora possível: “Venha e veja!”

A.      Quando Natanael se aproximou, Jesus disse: “Vejam, aí está um israelita em quem não há falsidade” (João 1:47). Em outras palavras, Jesus estava indicando que Natanael tinha um caráter honesto e sincero.  Ao ouvir as palavras de Jesus, Natanael lhe perguntou: “Como me conheces?”.

B.      Em seguida, Jesus tratou em responder o questionamento de Natanael com uma grande revelação: “Antes que Filipe o chamasse, quando você estava debaixo da figueira, eu o vi” (João 1:48). Diante de tal declaração, Natanael reconheceu Jesus como o filho de Deus, rei de Israel.

C.      Essa revelação é uma demonstração clara que Jesus já havia escolhido Natanael antes mesmo de dele ir atrás de Jesus. A revelação dos segredos de Natanael também nos ensina que para Deus não existem segredos. Ele sabe quais são os nossos pensamentos e até os desejos ocultos. Ele sabe quando estamos no quarto sozinhos, quando ninguém está olhando. Ele sabe as noites de choro que derramamos no travesseiro quando não tem ninguém para nos consolar.

D.     Como também, ele sabe quando suas orações e adoração são genuínas e sinceras. O olhar de Deus está nos mínimos detalhes da sua vida. O Salmista deixa claro a onisciência de Deus: “Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua…”  (Salmos 139.1-4)

E.      Pelo fato de conhece-lo, demostra o amor de Deus pela sua vida. Não há nada em nós que surpreenda Deus. Então descanse e confie que seu olhar te acompanhará. O Senhor a ama e continuará a amá-lo. Ele está ao seu lado todos os dias na jornada de sua vida. 


1.    Natanael: Coisas maiores 

“Jesus disse: Você crê porque eu disse que o vi debaixo da figueira. Você verá coisas maiores do que essa! “ (João 1.50)

Como foi falado no capítulo anterior, Natanael ficou surpreso pelo fato de Jesus revelar algo que não tinha contado para ninguém. Para Jesus, aquilo era pequeno demais comparado com aquilo que será revelado, isto é, coisas muito maiores será entregue, caso Natanael decidisse segui-lo. Depois da declaração de Natanael, Jesus faz uma promessa de que coisas maiores ainda lhe seriam reveladas. Além disso, prometeu que ele iria ver o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. 

A.      Essa promessa de Jesus era uma referência clara à história de Jacó, no episódio em que ele viu uma escada que ia da terra ao céu, com anjos do Senhor subindo e descendo por ela. Naquela ocasião Jacó recebeu a promessa de que todas as famílias da terra seriam abençoadas em sua descendência (Gênesis 28). 

B.      Essas palavras se cumprem em Cristo. Ele é a ligação entre o céu e a terra, Aquele que reconcilia o homem com Deus, a Escada entre Deus e o ser humano, o único Caminho para o Pai (João 14). É através de seu sacrifício que um povo proveniente de todas as nações da terra é redimido de seus pecados.

C.      Eu, pessoalmente, preferiria fazer grandes orações com grandes expectativas, pois Deus tem coisas grandes para entregar àqueles que O Amam, coisas essas inimagináveis, coisas que nossos olhos não conseguem enxergar, que nosso coração não alcança. Saiba que Deus pode fazer infinitamente mais do que poderíamos ousar pedir ou até pensar em pedir e infinitamente além de todas as nossas maiores orações, desejos, pensamentos, esperanças ou sonhos. (Efésios 3.20).

D.     Creia somente e descanse que grandes coisas estão por vir em sua vida. A revelação de Deus entregue para seus filhos é baseada na confiança. Mesmo porque, Ele simplesmente se revela àqueles que o procuram, àqueles que querem ouvi-lo a ponto de chamá-lo: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.”(Jeremias 33.3)


CONCLUSÃO

Não se prive do que Deus quer dizer e revelar a você. Ele tem grandes coisas para te revelar e segredos para te confiar, apenas permaneça em uma vida de santidade e oração: “Deus faz coisas grandes e insondáveis, e maravilhas que não se podem enumerar…” (Jó 9:10)

 

LEIA MAIS….

CHAMADA DE ISAIAS

CHAMADA DE JONAS

CHAMADA DE DAVI

«
»

4 Comentários

  1. I wanted to thank you for this fantastic read I definitely loved every little bit of it. I have you book marked to check out new stuff you post� klimaver�nderung

  2. gatio disse:

    After reading your article, I have some doubts about gate.io. I don’t know if you’re free? I would like to consult with you. thank you.

Deixe o seu comentário