Escamas nos olhos

“Naamã ficou indignado, pois acreditava que Eliseu sairia para receber-me, invocaria seu Deus, moveria a mão sobre a lepra e curaria…” (2 Reis 5.11)

Introdução: Nesse época, a Síria era inimiga de Israel, e tinha como comandante Naamã, um general vitorioso nas batalhas. Todas as nações temiam a Síria em função do seu exército forte e vitorioso, no entanto, Naamã tinha uma doença incurável. Em sua casa, Naamã tinha capturado uma escrava israelita que conhecia o profeta Eliseu que realizava grandes milagres em Israel. Convencido pela esposa, Naamã enviou uma carta ao rei de Israel para cura-lo, e uma confusão se formou, pois era impossível. Todavia, Eliseu ficou sabendo desse episódio, e solicitou que enviassem Naamã até ele.

 

1.    Escamas nos olhos de Naamã

Nesse contexto, Naamã já havia criado uma grande expectativa de recepção, e acreditava em um ato extraordinário para receber a sua cura. Entretanto, as expectativas de Naamã foram frustradas. Mesmo porque, Eliseu não chegou nem mesmo a recepcioná-lo, contudo, mandou uma ordem pelo seu servo com as instruções para que a cura acontecesse. Além disso, teria que fazer algo muito simples e não grandioso, como pensava.

A.  Desse modo, todos esses fatores geraram grande resistência para Naamã obedecer àquilo que Eliseu tinha o designado. Após isso, alguns dos seus servos interrogaram Naamã, de forma que fizessem refletir sobre a simplicidade daquilo que ele devia fazer, pois se fosse algum pedido complexo esse teria feito, então era adequado fazer algo simples. Então Naamã seguiu em direção ao rio Jordão e deu os sete mergulhos. Logo após o seu ato de obediência, foi curado da lepra.

B.    As vezes podemos desenvolver expectativas, que são tão especificas e detalhadas, que não conseguimos compreender o que Deus decide fazer. isso acaba tornando como escamas nos olhos que impede a capacidade de enxergar algo maior de Deus. Muitas das vezes Deus oferece propostas que não são ricas em detalhes e muitas delas são pouco definidas. Consequentemente, gera uma ansiedade por não conhecer os detalhes: “O Senhor abre os olhos aos cegos; o Senhor levanta os abatidos; o Senhor ama os justos…”  (Salmos 146.8; Isaias 55.8-9)

C.      Saiba que Deus trabalha e age como quer e da forma que quer, apenas devemos esperar e confiar, mesmo não tenho a clareza da sua vontade. Apenas amplie sua visão descanse na forma de Deus agir em sua vida

 

2.    Escamas nos olhos de Paulo

“Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado…” (Atos 9.18)

Antes da sua conversão, Paulo respirava ódio contra os cristãos. Sua intenção era levá-los à prisão, tortura e morte. Ele respirava e se alimentava desse ódio desequilibrado. A obcecação pela lei e o fanatismo não o deixava enxergar o verdadeiro evangelho. Entretanto, antes de chegar à cidade de Damasco, teve um encontro com Deus. A luz da presença de Jesus ofuscou os olhos de Paulo e ficou cego por três dias. Nesse período, não comeu em nem bebeu. Foi um tempo necessário para ele fazer uma reflexão no seu íntimo e entender que sua “religiosidade” o mantinha cego e infeliz.

A.      Até aquele momento, Paulo não havia parado para refletir, analisar e compreender que estava equivocado e perdido. Por fim, o Senhor ordenou que Ananias, um discípulo em Damasco, impusesse as mãos sobre ele para que recobrasse a vista e fosse cheio do Espírito Santo. Quando Ananias orou, o texto deixa claro que “semelhante as escamas” caíram dos seus olhos. Em outras palavras, o impedimento que não deixava compreender o evangelho foi destruído. A barreira que não deixava enxergar foi desfeita.

B.      Quantas vezes encontramos pessoas ainda com escamas em seus olhos. São pessoas cegas em suas próprias opinião e em seus próprios argumentos. Estão vivendo como escravos na religiosidade. São pessoas devotas que oram, jejum e até não falta nenhum culto, porém vivem uma vida dupla fora da igreja. A escama do pecado deixou preso e não consegue se libertar. Tem outras pessoas que estão com escamas do ego, onde a autossuficiência o domina e seus interesses são focado em si mesmo.

C.      Existe outros que tem escamas da ignorância, onde se contenta com o bom, quando Deus tem o excelente, ou seja, luta por algo insignificante que não vai agregar nada na vida. Ainda existe outros que estão presos nas escamas da incredulidade, onde não consegue enxergar o cuidado e a proteção de Deus. São pessoas que duvidam do amor e das promessas de Deus. Que possamos ser libertos como Jó afirmou: “Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram…” (Jó 42.5)

Conclusão

 

As escamas têm o poder de limitar e paralisar os planos de Deus. Apenas devemos reconhecer e nos arrepender, isto é, admitir que precisamos ser curados, para que Deus possa tocar em nossos olhos e fazer conhecer os seus propósitos.

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário