Homem das mãos mirradas

“Jesus disse ao homem da mão atrofiada: Levante-se e venha para o meio, estenda a mão”. Ele a estendeu, e ela foi restaurada…” (Marcos 3:3-5)

Introdução: A cura do homem das mãos mirradas (ressecadas/atrofiadas) foi um milagre operado por Jesus que está registrado no Evangelho de Mateus 12.9-13, Marcos 3.1-6 e Lucas 6.6-11. Era um dia de Sábado pela manhã, que Jesus foi à sinagoga para ensinar. Tudo parece que um fariseu havia convidado Jesus para ensinar. No evangelho de Marcos deixa claro que o propósito por trás daquele convite era encontrar alguma violação nos ensinos de Jesus, provavelmente na observância do sábado. Na realidade, os fariseus estavam tentando achar algum motivo de acusação contra Jesus. 

·      No meio do seu ensino, Jesus quebra o protocolo e manda o homem com as mãos mirradas ficar de pé, chamou para o meio da sinagoga e o curou. A oposição contra Jesus se intensificou e armaram um plano para matar Jesus por ter curado um homem no sábado.

Proposito: Todos os acontecimentos nas escrituras não foram escritos por acaso. Todos os milagres têm uma lição pedagógica para nos ensinar. Quando olhamos o contexto da cura do homem das mãos mirradas, nos leva a lições extraordinárias. Nesse estudo, quero trazer uma mensagem de restauração para sua vida através das atitudes que aquele homem precisou tomar para restaurar sua história. Antes de entrar nesse milagre é preciso responder três perguntas importantes: Como era a sinagogas? O que significava o sábado para os judeus? Quais as consequências de uma pessoa ter as mãos atrofiadas?

      I.            Como era as Sinagogas?

Para manter sua identidade religiosa, os judeus criaram um centro educacional e religioso para que fossem instruídos a não esquecessem das leis de Deus, pois o templo havia sido destruído pelos babilônicos. Dessa forma, não seriam influenciados pelas nações estrangeiras. É provável que a primeira sinagoga tenha sido fundada ainda no exílio babilônico. Nessas sinagogas era para estudar, adorar e discutir o Talmude (tradições judaicas).

·         Cada sinagoga era administrada por uma comissão de dez anciãos. Com o passar dos tempos, esses centros educacionais foram se tornando mais eficientes, complexos e luxuosos. Essas sinagogas haviam se espalhado em várias cidades da Galileia, Judeia, Samaria e Jerusalém. A sinagoga tinha um papel muito importante para a comunidade judaica, já que era o centro de educação, alfabetização das crianças, de orientação espiritual do povo, estudo bíblico e fórum jurídico.

   II.            Como era o sábado judaico?

“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus…porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e no sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado e o santificou” (Êxodo 20.8-11)

A observância do sábado, conhecida como “Shabat” na religião judaica é o mais sagrado. Os fariseus tinham um conjunto de normas que regulamentava o que era ou não permitido fazer num sábado, que implica a proibição de 39 atividades, muitas vezes com grande rigor, que são descritas pelo Talmude judaico. Excepcionalmente, contudo, em caso de risco de morte. Para os judeus ortodoxos, o descanso é absoluto e rigoroso. Atualmente, eles não usam energia elétrica. É proibido, por exemplo, andar de carro, de elevador, acionar ou comandar qualquer equipamento eletrônico. Sua observância é considerada o mais sagrado e de extrema importância, aparecendo como o quarto  nos dez mandamentos

III.            A consequência das mãos mirradas?

“Noutra ocasião ele entrou na sinagoga, e estava ali um homem com uma das mãos atrofiada…” (Marcos 3:1)

A Bíblia não explica quem era esse homem, o motivo que levou ter essa doença e como ele foi parar naquela sinagoga. Alguns comentaristas sugerem que talvez os próprios fariseus tenham colocado aquele homem ali para testar Jesus. Uma das regras nas sinagogas era proibido a entrada de pessoas com deficiência, pois acreditar que a pessoa carregava sobre si uma maldição hereditária ou que cometeu algum pecado.

A.      Naquela época, uma pessoa deficiente perde o sentido da vida, pois irá viver do resto da vida de esmolas e dependência da ajuda das pessoas. Uma vida de desprezo e rejeição na sociedade. Uma sensação de impotência em não ser mais útil para sua família e sociedade. Por ser uma sociedade exclusivamente agrícola, ter condições de trabalho braçal era de estrema importância.

B.  Ao perder o movimento das mãos, ele perde o direito civil, social, familiar e religioso. Tanto que, quando uma pessoa cometia um crime dentro do império romano, umas das condenações mais cruéis era amputar a mão direita, ou seja, tirar o direito do convívio social com as pessoas. Sem a mão direita a pessoas não podia trabalhar e não podia viver em sociedade, isto é, ele não podia sentar à mesa com seus amigos ou participar em festas.

C.    No evangelho de Lucas 6.6 deixa claro que foi a mão direita que estava ressecada. A mão direita era uso exclusivo para cumprimentar e usada para comer. Enquanto a mão esquerda era usado exclusivamente para se higienizar nas necessidades fisiológicas, pois não havia papel higiênico daquela época.  No costume da época, as pessoas sentavam em volta da mesa e pegava a comida do prato principal com a mão direita para comer, porque não existia colher. Cada um se servia em seu próprio prato individual. Usar a mão esquerda para cumprimentar ou se alimentar era uma falta de respeito e uma falta de higiene. Enfim, o problema daquele homem das mãos mirradas era gravíssimo.

 

1.   Questionamento de Jesus

“Depois Jesus lhes perguntou: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou matar? ” Mas eles permaneceram em silêncio…” (Marcos 3.4)

Diante daquele cenário, o Senhor Jesus tomou a iniciativa e questionou os fariseus a respeito da legitimidade da cura no dia de sábado. Mas os fariseus se calaram e não responderam o questionamento de Jesus. Eles não encontraram nada que pudesse rebater a lógica no argumento de Jesus.

A.      Na pergunta de Jesus fica claro sobre o perigo da religiosidade, onde se preocupava e valorizava mais os rituais e regras do que ajudar quem mais precisa. Eram homens sem empatia com o sofrimento e dor do próximo. Um lugar sagrado que se transformou em um lugar hostil e religioso. Eram homens com conhecimento amplo das escrituras, mas vazios de Deus. Ao ponto de Jesus ficar indignado e entristecido pela dureza dos corações dos fariseus.

B.      O perigo de ter uma vida religiosa é que ela nos afasta da graça de Deus. As pessoas religiosas têm a capacidade de manter aparência de piedade, mas seu coração é perverso e egoísta. O próprio Deus está à procura de pessoas que exerça a misericórdia, compaixão e o socorro: “A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo…” (Tiago 1:27)

 

    2.   Olhar de compaixão de Jesus

“Jesus disse ao homem da mão atrofiada: “Levante-se e venha para o meio”. (Marcos 3:3)

Acredito que aquele rapaz estava com suas mãos por debaixo da sua túnica e escondido no canto da sinagoga. Ele não queria que ninguém soubesse da sua real condição. Quantas das vezes vemos pessoas que costumam olhar para si mesmas e se acham indignas de receber algo divino, porque simplesmente se veem como seres insignificantes, inseguros e incapazes por não conseguir vencer seus vícios e fraquezas.

A.      Segundo a Bíblia, o nosso Deus nos vê como a menina de seus olhos, pois somos o centro de sua atenção. Um exemplo disso é o rei Davi, embora franzino, de baixa estatura e pastor de ovelhas, foi escolhido por Deus para ser rei de Israel, porque era um homem segundo o coração de Deus (1Samuel 16.7).

B.      Saiba que Deus sabe as áreas da sua vida que esta ressecada. Aliás, o nosso Deus é onisciente e sabe como está o seu coração, sabe das suas necessidades, suas angustias, suas dores e suas fraquezas. Ele tem um olhar de compaixão e misericórdia para restaurar a sua vida: “Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor…Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim….” (Salmos 139.4,5)

 

    3.   Jesus disse: “Levanta-te….”

“Jesus disse ao homem da mão atrofiada: “Levante-se e venha para o meio”. (Marcos 3:3)

O estado daquele rapaz era de degradação emocional e espiritual, pois pela sua própria escolha ele decidiu ficar escondido no canto da sinagoga, porém quando ele estava prostrado pelos cantos Jesus ordenou que se levantasse. O rapaz tinha o livre arbítrio de permanecer sentado, entretanto, para receber o milagre ele teria que obedecer em ficar de pé.

A.      Mesmo porque, ficar de pé esta associado a prontidão para receber algo de Deus. Em outras palavras, é um estado de indignação de não aceitar a condição que esta vivendo. Aliás, ficar sentado está ligado a um lugar de conformismo, indecisão e insegurança. Saiba que tem revelações que estão retidas e paralisadas pelo fato da nossa falta disposição em obedecer. Essa ordem de ficar em pé foi dada também aos profetas Ezequiel, Jeremias e Elias:

B.      “Filho do homem, fique de pé, que eu vou falar com você. Enquanto ele falava, o Espírito entrou em mim e me pôs de pé, e ouvi aquele que me falava…” (Ezequiel 2:1,2); A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. (Jeremias 18:1,2); Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: “Levante-se e coma“. 1 Reis 19:5

C.      Portanto, para Deus falar conosco precisamos tomar uma atitude. Uma decisão do coração em se levantar e posicionar. Com os nossos corações abertos e limpos, para que possamos ouvir a voz de Deus. Quero te convidar neste momento a fazer um alto analise da sua vida e uma sondagem do seu interior. Enxergar as atitudes do seu coração e se levantar dessa dormência espiritual, dessa vida de pecado, dessa mediocridade, dessa vergonha e siga a orientação e direção de Deus: “Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá….” (Efésios 5:14)

    4.   Jesus disse: “Vem para o meio…” 

“Jesus disse ao homem da mão atrofiada: “Levante-se e venha para o meio”. (Marcos 3:3)

No meio do salão da sinagoga, tinha uma plataforma, onde ficava o púlpito. Os fiéis se sentavam diante do púlpito para ouvir os ensinos de Jesus. Ao ir para o meio significava ser o centro das atenções, onde todo verão seus defeitos perto do púlpito, perto do altar. Para isso, o rapaz teria que enfrentar sua timidez, sua vergonha e seu medo de ser expulso da sinagoga. Aliás, temos medo de estar no meio porque causa a exposição. As críticas, a inveja e a rejeição serão mais frequentes quem decide estar no meio, seja para confessar seus pecados ou ser usado por Deus.

A.      Na verdade, Jesus não queria envergonhar o rapaz, mas confrontar os fariseus da sua religiosidade e fazer um grande milagre na vida daquele rapaz. Assim como Deus convidou o rapaz para o meio, o Senhor também nos convida ir para o meio. Venha para perto do altar. Sente-se perto do púlpito. Chegue perto do fogo, das pessoas que ministram. Saia do canto da acomodação e venha para o meio, saia desse lugar que limita sua visão e seus sonhos.

B.      O convite para ir ao meio, também é para ficar mais perto de Jesus. Um lugar de aproximação e intimidade com Deus. A decisão de ir para o meio é opcional, pois tem milagres que não está apenas nas mãos de Deus, ou seja, devemos fazer a nossa parte em chegar mais perto do altar para receber revelações de Deus. Essa ordenança de ir para o meio foi dada também ao profeta Ezequias (revelação), o rei Davi (unção) e valente Samar (conquista)

C.      Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos…” (Ezequiel 37.1); Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi…” (1 Samuel 16.13); “Samá tomou posição no meio da plantação, defendeu-a e derrotou os filisteus. E o Senhor concedeu-lhe uma grande vitória…” (2 Samuel 23.12)

 

5º Jesus disse: “Estende a mão…”

“disse ao homem: “Estenda a mão”. Ele a estendeu, e ela foi restaurada. Então os fariseus saíram e começaram a conspirar contra Jesus, sobre como poderiam matá-lo…” (Marcos 3.5)

A ordem de estender a mão era a mais difícil e desafiadora, pois ele teria que mostrar sua vergonha, mostrar seu ponto fraco, sua dor, seu problema, sua fraqueza. Quando a palavra vem ao nosso encontro, ela nos desafia a nossa fé e nossa confiança que ele vai estar ao nosso lado e não vai nos envergonhar, mas curar e restaurar nossa vida.

A.      A Bíblia diz que apenas a mão direita estava mirrada, sendo assim, nas nossas vidas pode ser apenas uma área da nossa vida que esta ressecada, não produzindo nada, enquanto outras áreas da nossa vida continuam fluindo e frutificando. Mesmo porque, as mãos falam de produtividade, força e realização. Quem sabe existe áreas em nossa vida que estão ressecadas e não produz como era antes, seja na vida espiritual, emocional, familiar, conjugal, financeiro. Enfim, áreas da nossa vida que precisa de um milagre.

B.      Se Deus mandou estender as mãos, acredite e confie que ele vai restaurar a sua vida. Apenas devemos colocar no altar aquilo que esta ressecada. Devemos apresentar a Deus nossa dor, nossas angustias. Saiba que não existe cura sem o reconhecimento daquilo que aflige sua alma, isto é, não existe cura se não houver exposição: “Se eu escondesse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria; mas Deus me ouviu, deu atenção a minha oração…” (Salmos 66.18,19)

C.      Aquele rapaz estava no lugar certo, na hora certa e a pessoa certa para restaurar sua vida, por isso que devemos tomar cuidado para quem contamos nossas fraquezas. Muitas das vezes ficaram frustrados porque mostramos as nossas fraquezas para pessoas erradas. Existe ministros de Deus que vai ajudar a vencer suas fraquezas: “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados…” (Tiago 5.16)

D.     Quando estamos na presença de Deus não devemos esconder nada, sejamos transparentes ao contar nossas fraquezas, covardia, vícios, temores, anseios, angustias e medos. Então não se esconda por trás da sua limitação e fraqueza. Ele te chama para mais perto, porque ele te viu. Não há como Deus intervir e agir em uma pessoa quando não reconhece as mazelas da sua vida. Não adianta dizer que está tudo bem quando, na verdade, não está bem.

Conclusão

“Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti…” (Isaías 60.1)

Observe que Jesus foi ao encontro do homem das mãos mirradas, ou seja, existe situações em nossa vida que Ele que vai vir ao nosso encontro. Então não devemos preocupar. Sim, quando menos esperarmos, ele virá mudar a nossa vida, apenas devemos nos levantar e posicionar. Do mesmo modo que Ele entrou na sinagoga buscando aquele homem da mão mirrada, ele entra nas áreas da sua vida para estabelecer propósitos e fazer mudanças em sua vida.

·         Portanto, não se entrega, não se prostra e pare de sofrer. Saiba que suas atitudes que pode dizer como sua vida vai terminar. Deus quer restaurar suas mãos, restaurar a sua produtividade. Deus vai devolver o que você perdeu, vai mudar a sua sorte, vai trazer de volta sua dignidade e sua honra. O que é que você precisa? Qual é o milagre que você está buscando? O que você perdeu ou quais as áreas da sua vida que está mirrada?

LEIA MAIS:  CATEGORIA DOS MILAGRES DE JESUS em nosso blog…

MILAGRES DE JESUS

Gostou desse assunto? Gostaria de saber
mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS.
SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS
APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma
pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google
entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para
mais pessoas!

Siga no Instagram: https://www.instagram.com/esdrasferreiraoficial/

«
»

2 Comentários

  1. graliontorile disse:

    Yay google is my queen assisted me to find this outstanding internet site! .

Deixe o seu comentário