A mulher Cananeia

Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito”. (Mateus 15.21-28; Marcos 7.24)

INTRODUÇÃO: No texto afirma que Jesus se dirigiu aos arredores das cidades de Tiro e Sidom na antiga Fenícia, área que atualmente faz parte do Líbano.  A Bíblia nos diz que Jesus chegou de forma discreta na cidade e queria que ninguém soubesse da sua estadia, mas logo uma mulher Cananeia descobre que Jesus estava naquela região e suplica pela sua filha que estava extremamente possessa por espirito maligno.

·         Quem era essa mulher cananeia? Era uma mulher grega, na região Siro-Fenícia. Os cananeus, são descritos na Bíblia como idólatras, profanos e ímpios que não temia ao Senhor. Ao longo da história desse povo, existiram vários deuses, e as cerimônias consistiam em orgias e sacrifício de crianças. Além disso, não fazia parte da linhagem de Israel. No evangelho de Marcos 7.26 “suavizou” a origem dessa mulher ao dizer que era apenas uma “mulher estrangeira”, pois falar que era cananeia não fazia sentido para uma mulher que expressou tamanha fé.


1.    O Clamor da mulher Cananeia

Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito”. (Mateus 15.21-28)

Ao ver Jesus, ela gritou sobre a sua situação afim de chamar atenção de Jesus. O desespero e a necessidade eram tão grandes que ela gritava. O que impressiona que a mulher cananeia tinha um discernimento que aquele problema era algo espiritual onde a psicologia não podia resolver e os médicos não podia solucionar. Ela sabia que somente Jesus tinha a solução do problema.

A.      “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Ela tinha uma filha oprimida e aprisionada pelo diabo. Posso imaginar a mulher cananeia amarrando sua própria filha para não se matar e se ferir. Acredito que seu corpo da sua filha era cheio de hematomas e feridas causadas pelas convulsões quando o diabo se manifestava.

B.      “Senhor, Filho de Davi…” O impressionante que ao prostrar perante Jesus, ela reconhecendo autoridade de Jesus ao chama-Lo Senhor e afirmado que Jesus era de fato o Messias anunciada pelos profetas ao dizer “Filho de Davi. Isso mostra que ela tinha mais entendimento do que muitos judeus daquela época.

 

2.    O silêncio de Jesus

Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: “Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós. Ele respondeu: “Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel”. Mateus 15:23-24

A súplica da mulher cananeia foi recebida com resistência dos discípulos, pois os discípulos ficaram incomodados com os gritos, até sugeriram que Jesus mandasse embora. Observe que a mulher enfrentava barreiras tanto cultural como religiosa, por isso que os discípulos não queriam que a mulher perturbasse e incomodasse o mestre.

A.      Momentos depois, Jesus se dirigiu a cananeia e afirma que fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel. Em outras palavras, ainda não era o tempo de socorre-la. A prioridade era Israel, pois ainda não era tempo de salvação chegava aos gentios. Durante seu ministério, Jesus se concentrou e focou sua atenção aos judeus. Por esse motivo que Jesus não queria quebrar esse princípio.

B.      A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, ajuda-me! ” (Mateus 15:25). Mesmo sabendo que não estava na lista de prioridade, essa mulher quebrou o protocolo e suplicou pela sua filha em adoração. Uma adoração genuína, pois foi antes de ocorrer o milagre, ou seja, não dependeu de fatores e motivos externos para adora-lo.

C.      Apesar da repreensão, essas palavras não foram o suficiente para impedi-la de se colocar aos pés de Cristo. Para mulher cananeia, era uma necessidade urgente e não dava para esperar. Que Deus possa trazer em nós a mesma consciência dessa mulher cananeia. Um senso de urgência em áreas da sua vida que não dá mais para esperar.

D.     Para piorar, Jesus não responde palavra alguma. A reação de Jesus foi curiosa e até um pouco inusitada ao ficar em silêncio. Parecia uma punição e um castigo. Embora Jesus tenha ficado calado, não impediu dela ter espaço e oportunidade de clamar. Aliás, Deus pode até estar calado, mas não significa que não esteja agindo em sua vida.

E.      Observe que no silêncio de Jesus a mulher intensificou o clamor. Portanto, o silêncio de Deus não é sinal de abandono ou desprezo, mas uma oportunidade de melhorar a qualidade das nossas orações. O silêncio é pedagógico e pode ensinar lições extraordinárias para vida. Acredite que haverá o momento certo para Deus agir em sua vida, pois ele trabalha no silêncio para surpreender no momento certo. Apenas aprenda a lidar com o silêncio de Deus.


3.    Resposta de Jesus 

Ele respondeu: “Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”. Mateus 15:26″

Logo depois da mulher cananeia adora-Lo, Jesus quebra o silêncio e usa uma metáfora: “Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos” O termo “cachorrinho” tem uma conotação bastante pejorativo em relação as mulheres nos dias de hoje. Da uma ideia de uma mulher prostituta, vadia, etc. Ao grosso modo parece uma declaração ofensiva e estranha da parte de Jesus. Parece um tratamento duro e preconceituoso ao chamar a mulher de um animal. Para muitos, foi um gesto insensível e até preconceituoso.

A.      No antigo oriente, os cães eram animais selvagens e era considerado imundos pela lei de Moises. Era animal perigoso e ficavam vagando pelas cidades e vilas da palestina. Por esse motivo que os judeus chamavam de cães os cananeus em forma de desprezo.

B.      Mas está muito longe dessa interpretação do desprezo de Jesus, pois a vários relatos que Jesus respeitando as mulheres estrangeiras (João 4.7). Para Jesus, era simplesmente afirmar que não era justo tirar o alimento que era designado para Israel e dar aos gentios.  Mesmo porque, se realmente desprezasse essa mulher nem estaria nessa cidade. O próprio Jesus resolve ir para essa região para tirar dos discípulos o preconceito. Mostrar que tem cananeus sinceros e que amam a Deus. E mostrar que existe fé fora de Israel. Na verdade, Jesus queria extrair algumas lições em questão da perseverança.


4.    Resposta da mulher Cananeia

Disse ela, porém: “Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”. Mateus 15:27

De maneira sabia, ela usou a ilustração “cachorrinho” como um meio de justificar sua necessidade ao dizer que até as migalhas dos cachorrinhos comem da mesa. Em outras palavras, as migalhas que os cachorros tinham por direito era o suficiente para trazer a cura e o milagre para sua filha.  Ela se humilhou ao pedir as migalhas daquilo que os judeus desprezaram.

A.      Diante da condição e discriminação, ela não se conformou e apelou pelo seu milagre. Ela teve uma compreensão e um discernimento espiritual ao reconhecer a dimensão da herança de Deus entregue ao povo de Israel. Além disso, essa mulher teve uma maturidade emocional de lidar com “desprezo” do próprio Jesus e uma capacidade de resistência para lidar obstáculos que impediam o seu milagre.

B.      Por exemplo, tente imaginar você vai correndo a uma igreja mais próxima para pedir oração por sua filha e os obreiros impede de entrar e além disso o pastor não atende porque você não é membra da igreja. O que você faria? Tenho certeza que você voltaria para casa xingando o pastor, e até nunca mais entraria naquela igreja. Porém, atitude da mulher cananeia foi diferente.

C.      A postura de resiliência dessa mulher é incrível, onde não saiu ferida pelas palavras de Jesus. Estamos vivendo uma geração mimada e imatura que com apenas uma palavra desiste de tentar mais uma vez. As pessoas estão cada vez mais fragilizadas diante das acusações, afrontas, críticas, humilhações e ingratidão. E, por não suportar, acabam recuando e desanimando de tentar mais uma vez

D.     Atualmente, as pessoas estão em busca de caminhos mais fáceis, sem desafios ou renuncias. Muitos até sabem o que querem, mas não estão preparadas para os obstáculos da vida. Saiba que na vida sempre haverá barreiras para enfrentar e obstáculos para suportar, porque o milagre depende da sua postura diante dos obstáculos que enfrentamos na vida.


Conclusão

Jesus respondeu: “Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja”. E naquele mesmo instante a sua filha foi curada.  Mateus 15:28

Ao ser surpreendido com aquela resposta tão determinada, Jesus destacou a fé daquela mulher e a sua filha foi curada naquele exato momento.  Uma mulher que foi alcançada pela graça por meio da fé. Seu ato foi exaltado pelo próprio Cristo. Apesar de ser uma mulher estrangeira, demostrou um belo exemplo de fé e perseverança. Uma mulher que destacou pela sua determinação e coragem. Se seguimos as lições dessa mulher nunca mais seremos oprimidos pelos problemas. Como você está agindo diante dos seus obstáculos? Chega de nutrir e alimentar esse problema e tome uma decisão em correr aos pés de Jesus. 

LEIA MAIS….

O PODER DO CLAMOR

O CLAMOR DE ANA

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário