O fervor no espírito

“Nunca lhe falte o zelo, sedes fervorosos no espírito, servindo ao Senhor…” (Romanos 12.11)

O versículo se inicia com o apóstolo Paulo nos orientando: “nunca falte o zelo…”. A palavra “ZELO” quer dizer dedicação ardente, paixão, cuidado, interesse. Em algumas versões diz “No zelo não sejais remissos…”. A palavra “REMISSO” também tem significado interessante: descuidado, frouxo, isto é, que tem menos intensidade. Em outras traduções: “Não sejais vagarosos no realizar a obra…”

Em outras palavras, uma pessoa zelosa, não precisa ser mandado, ele já faz com dedicação, eficiência e amor. Porque a liberdade e a espontaneidade esta caracterizado na sua vida – na sua essência, assim como declarou Davi em Salmos 119.167: ” Obedeço a sua palavra, e amo com todo fervor…”  Agora, a palavra “fervor” tem um sentido, literalmente, ferver ao “ponto de transbordar.” É isso que Paulo queria transmitir. Por outro lado, existe a empolgação, que é totalmente diferente, pois a empolgação não apóia no comprometimento, mas sim, naquilo que lhe interessa, isto é, naquilo que é conveniente realizar – apenas uma crítica ou  palavra negativa de alguém torna motivo para desistir e parar.

 Quanto maior for o nosso fervor, maior será o nosso interesse –  maior será o nosso amor para agir e falar de Jesus. Peça ao Senhor que as circunstancias da sua vida nunca venha perder o fogo do seu coração. Que o fervor sempre possa estar acesso em sua vida.

Um fervor motivado por anseio da alma

O fervor do espirito faz lembrar de uma ilustração:

Um certo jovem, foi na casa de seu mestre para saber como ter uma profunda intimidade com Deus. O sábio mestre, sem responder palavra alguma, apenas pediu para o jovem que lhe acompanhasse até um rio próximo de sua casa. Chegando ao rio, o mestre continuou caminhando em direção às águas do rio. A água batia nos pés, depois nas canelas, nos joelhos. O mestre continuava a ir cada vez mais para o fundo. O jovem hesitou, mas o mestre insistiu que ele lhe acompanhasse. E quando as águas já estavam na altura da cintura, o mestre sem avisar, derrubou o jovem e segura sua cabeça debaixo d’água, sem dar-lhe qualquer chance de se levantar. O jovem se debate, se esperneia, bebe água do rio, tenta de todas as formas escapar dos braços do mestre.

Quando o jovem já estava quase morrendo afogado, o mestre lhe solta. O rapaz se levanta com violência, respira engasgado, cospe água e não consegue esconder a raiva que estava sentindo: – Você está louco?! Você quer me matar?! Quase morri afogado! O sábio mestre responde: – Eis o segredo da comunhão com Deus que você está buscando! Está diante de você! O dia em que você buscar a Deus como você buscava o ar para respirar enquanto estava com a cabeça debaixo d’água e quando te soltei, você O encontrará.

Essa ilustração deixa claro o conceito sobre a busca da sua presença. Muitas vezes, o que nos priva da fome de Deus não é, necessariamente, o pecado, mas as distrações dessa vida (Lucas 8:14; 14:17-20; Marcos 4:19). Tudo o entretenimento em si mesmas podem substituir a fome de Deus. Quando a presença de Deus não é a fonte de prazer, outras coisas tornarão sua satisfação. Aquilo que priorizamos é onde voce vai concentrar e determinar a sua atenção e seu desejo. Quanto mais buscamos, mais sentimos a sua presença, mais desejamos o domínio do seu Espirito em nossas decisões, mais desejamos que o Reino de Deus seja estabelecido em nosso coração: “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus.  (Salmos 42:1) (Veja volume 2, pag. 33)

Quanto mais andamos com Cristo, mais fome e saudade da sua plenitude nós sentimos. É tempo de buscar com mais intensidade! É tempo de voltamo-nos de coração para o Senhor: “Eis que estão chegando os dias, em que mandarei a fome e a sede de ouvir e se alimentar da Palavra do Senhor…” (Amor 8.11)

LEIA MAIS…

O FOGO DO ESPIRITO 

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

Leia mais

Anseio da corsa

Presença de Deus

«
»

4 Comentários

  1. Israel Gomes Maracaipe disse:

    Uma mensagem interessante sobre fervor no Espírito

  2. Luiz Neto Fernandes Silva disse:

    Muito boa a explicação! pois muitos tem o fervor como barulho, pois é zelo, cuidado e dedicação, que Deus abençoe

  3. binance disse:

    Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks! https://accounts.binance.com/pl/register-person?ref=WTOZ531Y

Deixe o seu comentário