AS VITÓRIAS DE DAVI E SEU CANSAÇO

“Davi teve certeza de que Deus o confirmara como rei de Israel e que seu reino estava prosperando por amor de seu povo.” (2 Samuel 5.12)

INTRODUÇÃO: Com a morte do rei Saul, Davi retornou para sua própria tribo, onde foi proclamado rei de Judá em Hebrom. Ao mesmo tempo, o povo Israel elegeu o filho de Saul, Isbosete. Nos anos seguintes, Isbosete foi morto e Davi tornou rei de todas as tribos de Israel.  A primeira conquista de Davi foi a fortaleza de Jerusalém, situada na montanha de Jerusalém e que há séculos estava no poder dos Jebuseus. O reinado de Davi é repleto de conquistas vitórias. Como rei e, Davi fez importantes alianças estratégicas com lideranças de Israel e com as nações vizinhas. Com a morte de Isbosete, Davi se tornou rei sobre as doze tribos de Israel.

·         Dessa forma, o rei Davi se tornou o primeiro a governar Israel como um império unificado. Em Jerusalém, o rei Davi construiu seu palácio no Monte Sião, após conquistar a região dos Jebuseus. Além disso, Davi centralizou a adoração a Deus em Jerusalém, colocando a Arca da Aliança na capital do império. O rei Davi também estabeleceu um poderoso exército e conquistou vitórias contra os edomitas, filisteus, cananeus, moabitas, amonitas, arameus e amalequitas. O rei Davi edificou estradas e fortaleceu rotas comerciais, trazendo grande prosperidade ao povo de Israel.


1.    RECONHECIMENTO DE DAVI

Acredito o que fez Davi ter tantas vitorias, não foi pela sua inteligência ou a força do seu exército, mas a capacidade de reconhecer que era o Senhor que firmava seu trono e por amor de Israel. O próprio Davi admitia que o Senhor garantia as vitorias das suas batalhas e exaltava por causa de seu povo.

A.      Quando reconhecemos a mão de Deus em todas as areias da nossa vida, temos a percepção e o discernimento de pedir a direção de Deus, mesmo quando achamos que estamos no caminho certo. Mesmo porque, temos a livre escolha de crer que os caminhos de Deus são sempre perfeitos, sem tentar entender ou descobrir coisas por conta própria ou fazer do nosso jeito.

B.      Portanto, o segredo da vitória em nossa vida é reconhecer a mão de Deus em cada área de nossa vida, isto é, reconhecer que tudo vem d’Ele. Agradeçamos a Deus a cada manhã, pela nova chance que Ele oferece em recomeçar. Procuremos identificar, durante o dia, cada oportunidade e benção recebida: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3.5-6) 

C. Quando você olha para a própria vida, consegue enxergar a mão de Deus? Consegue perceber a grandiosa manifestação do seu amor em cada detalhe da sua vida? Quando situações boas ou ruins acontecem, você considera algo do acaso ou as reconhece como feitos de Deus?


2.    CANSASO DE DAVI NAS BATALHAS

“Surgiu um gigante Isbi-Benobe que usava uma espada nova e uma lança de bronze. Esse gigante atacou a Davi procurando matá-lo…” (2Samuel 21.16)

As conquistas de Davi se estendia da região do Egito até a região de Eufrates. Além disso, submeteu parte da Síria e os reinos vizinhos. Entretanto, uma de suas batalhas contra os filisteus, a bíblia afirma que Davi cansou de lutar na guerra:

A.      Cansaço de Davi – “a luta era tão intensa que Davi começou a perder as forças, de tão cansado…” (2Samuel 21.15) Em uma de suas conquistas contra os filisteus, a bíblia dia que Davi cansou e resolveu parar de lutar. O cansaço é uma reação normal, mas há também uma dimensão espiritual que pode dar esta mesma ideia de esgotamento em lutar, um abatimento na alma de continuar, uma prostração ao inimigo e falência espiritual. (2Coríntios 4.8)

B.     Espada do inimigo – “Surgiu um gigante Isbi-Benobe que usava uma espada nova…” (2Samuel 21.16) O gigante aproveitou a distração e o cansaço de Davi para mata-lo com uma espada nova. Uma nova estratégia para derrubar o valente Davi. Saiba que o inimigo observa suas fragilidades e ataca sempre com novas estratégias para derruba-lo. (Lucas 4.13)

C.   Auxilio de Deus –  “Mas Abisai, filho de Zeruia, veio em seu auxílio e matou o gigante filisteu.” (2Samuel 21.17) O valente Abisai, ao perceber que o gigante se aproximando para matar Davi, foi e matou o gigante. Aqui mostra que Deus sempre envia o seu auxilio de livramento para aqueles que temem a Deus. Quando vivemos uma vida reta aos seus olhos, o Senhor envia homens para nos auxiliar nas batalhas. (Salmos 18.1,3)

CONCLUSÃO

A derrota não está em nossos fracassos, mas quando desistimos de lutar. A maior tristeza de Deus não é quando caímos em nossas próprias suas fraquezas, mas quanto paramos de lutar contra essas fraquezas.

LEIA MAIS…

A HISTORIA DE DAVI

A QUEDA DE DAVI E A RESTAURAÇÃO

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

3 Comentários

  1. Can I just say what a comfort to find somebody who truly understands what theyre talking about on the net. You certainly understand how to bring a problem to light and make it important. A lot more people really need to look at this and understand this side of the story. I cant believe youre not more popular because you definitely possess the gift.

  2. sead-hair disse:

    Thanks for every other informative website.
    The place else may I am getting that kind of info written in such a perfect method?
    I’ve a undertaking that I am simply now operating on, and I
    have been at the glance out for such information.

    Feel free to surf to my blog post: sead-hair

  3. benção essa mensagem

Os comentários estão fechados.