A CHAMADA DE DAVI

“Os homens julgam pela aparência exterior, mas Eu examino os pensamentos e as intenções do coração…” (1Samuel 16.7) (V.16)

Todos sabemos que Saul foi o primeiro rei de Israel, mas assim que começou seu reinado, ele já mostrou sua desobediência. Por causa da desobediência, Deus rejeitou Saul e resolve escolher outro rei para continuar reinando em Israel. Assim, orientado por Deus, o profeta Samuel vai até a cidade de Belém, na casa de Jessé para ungir um dos seus filhos. Porém, Deus avisou o profeta que não era nenhum deles. Meio confuso, o profeta Samuel pergunta para Jessé se tem outro filho e afirma que faltava o caçula, que estava tomando conta das ovelhas. Seu pai Jessé não imaginava que o seu filho mais novo fosse de interesse da parte de Deus para receber alguma unção. Apenas a ordem do profeta Samuel é que Davi foi buscado no campo, caso contrário, ninguém o teria chamado.

Ao chama-lo, o profeta Samuel unge Davi, e o Espírito de Deus se apoderou dele. A unção do Senhor sobre Davi o transformou de um simples pastor ao mais famoso e respeitado rei de Israel. Davi se tornou um parâmetro de Deus para os demais reis, sendo uma grande referência para todos os que viriam após ele.

A chamada de Davi deixa bem claro que Deus não julga pelas aparências. O próprio Deus vê quem realmente somos. Essa orientação de Deus ao profeta Samuel era claro, direto e objetivo que não devemos julgar as pessoas segundo a aparência. Até comum encontrar pessoas que julga pela sua classe social, sua cor de pele, pela vestimenta ou sua origem. Entretanto, devemos saber que a beleza física não é sempre proporcional ao caráter, a inteligência não é igual à sabedoria e nem conhecimento igual ao entendimento. Portanto, a escolha de Deus para o cumprimento da chamada é baseada no inteiro do coração. Somente através desse entendimento, que poderemos ter a capacidade de dar oportunidade para a pessoa se mostrar como realmente é, sem rótulos ou preconceitos: “A beleza de vocês não deve estar no exterior, muito pelo contrário, esteja no seu interior, o que é de grande valor para Deus” (1Pedro 3.3)

 

O requisito para o chamado é baseado da justiça de Deus e na sua graça, que expõem o nosso caráter independente daquilo que fazemos em seu reino. Ele conhece por aquilo que somos, a essência da alma.

CHAMADA DE DAVI:  

CHAMADA DE DAVI: A FUGA DE DAVI

 “Tem misericórdia de mim, ó Deus, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades” (Salmo 57.1)

Antes de tornar-se rei de Israel, Davi acabou despertando o ódio em Saul. A fama de Davi se espalhou rapidamente entre os israelitas após matar o gigante Golias. Para escapar do ódio e da inveja de Saul, Davi precisou fugir para região de Nobe para pedir suprimento para o sacerdote Aimeleque. Quando Saul ficou sabendo que Aimeleque havia ajudado Davi, Saul ordenou que matasse todos os seus parentes à sua presença, e ordenou a morte de 85 sacerdotes (1Samuel 22.19). Isso mostrava claramente que Saul não estava disposto a poupar ninguém que estivesse ao lado de Davi. Em seguida, Davi foi buscar refúgio em Gate, recorrendo ao rei filisteu Aquis, mas as circunstâncias forçaram Davi fugir e se esconder nas cavernas de Adulão. Nessa região de Adulão havia muitas cavernas e grutas.

Na caverna, posso imaginar Davi sozinho e chorando naquela caverna fria e escura. Era o único local para encontrar um pouco de segurança e proteção. De repente, chega quatrocentos homens endividados e desgostoso para ajudar Davi, que futuramente seria chamado “os valentes de Davi

Na caverna, Davi entrou sozinho, mas saiu com um exército de valentes. Eram homens que foram discipulados e treinados pelo próprio Davi. Embora Davi escolhesse a caverna de Adulão como refúgio, ele sempre se refugiava em Deus, descrita claramente em Salmos 57 e 142 enquanto esteve escondido na caverna de Adulão. Na caminhada da vida às vezes recorreremos algumas cavernas para se proteger, principalmente quando nos sentimos esgotados e sufocados nas lutas da vida. Haverá momentos que devemos recuar e se esconder para não morrer. Por exemplo, o contexto da história de Elias e Jezabel e Davi e Saul são parecidas, tanto o profeta Elias como o rei Davi se esconderam em uma caverna para fugir de uma perseguição, porém as escolhas foram completamente diferentes. Enquanto o rei Davi escolheu a caverna para se refugiar e se proteger, o profeta Elias escolheu a caverna para morrer.

 

O problema não é quando estamos em uma caverna, mas os motivos que levaram para essa caverna. Muitas das vezes, para cumprir as promessas de Deus em nossa vida, teremos que nos refugiar em uma caverna por um breve período de tempo. 

CHAMADA DE DAVI: CAVERNA DE ADULÃO

“Davi fugiu da cidade de Gate e foi para a caverna de Adulão. Quando seu pai seus irmãos souberam disso, foram até lá para encontra-lo…” (1 Samuel 22.1)

Antes de assumir o trono, Davi cuidava das ovelhas do seu pai Jesse, para os lobos não devorar. Um jovem desacreditado pelo próprio Pai e desprezado pelos próprios irmãos. O sonho de ser um guerreiro junto com seus irmãos tornava mais difícil de acontecer. Apesar de viver uma vida solitária e esquecida no campo, Deus exaltou perante seus irmãos ao ser ungido rei sobre Israel. Ele recebe uma unção e uma palavra profética sobre seu futuro. O óleo da unção diferenciava não pela força que tinha, mas pela graça que o recebia. Porém, sua vida é marcada por perseguição incessante do rei Saul. Uns dos seus esconderijos foi na caverna de Adulão. E, nessa caverna, que a sorte de Davi mudou. Ele não imaginava que aquele esconderijo na caverna seria o lugar de tratamento e preparo para seu reinado.

Um lugar de restauração (1 Samuel 22.1)A perseguição causou um desgaste emocional na vida de Davi. Em resposta, Deus envia sua família como uma forma de consolo e alivio. O primeiro tratamento na vida de Davi foi aproximar sua família. O apoio e ajuda do seu pai e dos seus irmãos foi uma resposta de Deus, porque em suas orações ele sentia sozinho. O apoio da família é muito mais poderoso que ajuda de psicólogos ou de um exército inteiro, porque está ligado justamente no afeto e acolhimento.

Um lugar de recomeço (1Samuel 22.2)Na caverna, Deus escolheu para estar com ele um exército mais improvável do mundo. Eram homens insignificantes e sem valor, mas eram homens leais. O próprio Deus fez que aqueles homens notassem em Davi e visse um possível líder de Israel. Apesar da incapacidade, Davi enxergava a oportunidade de capacitá-los e treiná-los. Ele enxergava potencial neles. O próprio Davi “carimbou” a ficha de aprovação daqueles homens para alistamento do seu exército. Ele não desprezou aqueles homens e soube aproveitar esse pequeno recurso: “Tudo o que vier a mão para fazer, faça conforme as tuas forças…” (Eclesiastes 9.10)

 

O Senhor é capaz de nos ensinar lições profundas nessa caverna que estamos vivendo. Então tente entender o significado por trás das aflições da sua vida. A gente pode usar uma situação difícil uma oportunidade de crescimento e promoção.

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

 

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

 

LEIA mais....

«
»

6 Comentários

  1. 金万达 disse:

    Today a reader,tomorrow a leader!

  2. 就爱要 disse:

    Where there is a will, there is a way.

  3. Good post however , I was wondering if you could write a litte more on this topic?
    I’d be very grateful if you could elaborate a
    little bit more. Appreciate it!

    Visit my blog post: https://www.cucumber7.com/

Deixe o seu comentário