DEIXANDO UM LEGADO NA HISTÓRIA

“Com os nossos próprios ouvidos ouvimos, ó Deus; os nossos antepassados nos contaram os feitos que realizaste…” (Salmos 44:1)

INTRODUÇÃO: Um Legado é aquilo que é passado a outros. Aquilo pelo qual as pessoas se lembram de nós. Assim como nesse salmo, revela que a fé e a experiência deles estavam alicerçadas, não apenas na experiência pessoal, mas também o que os pais transmitiam. Com isso, nos leva a entender a importância e a responsabilidade de nós perpetuar um legado, em transmitir e dar sequência para próxima geração aquilo que recebemos da parte de Deus. Aliás, a sua vida tem o poder de despertar interesse, motivação, desejo, inspiração e paixão, isto é, vão querer viver o que você vive: “falar-se-á do Senhor às gerações futuras. Proclamarão a sua retidão ao povo que há de nascer” (Salmos 22.31)

A.      Uma maneira mais simples de exemplificar um legado é o esporte olímpico, a “corrida de revezamento”, onde os atletas têm um espaço de 20 metros para entregar o bastão para outro atleta. Esse momento é delicado, pois uma entrega incorreta pode gerar a desclassificação.  Em outras palavras, um dia iremos passar o “bastão” para os nossos filhos, entretanto, a maneira como passamos o bastão pode ser determinante para dar continuidade ao legado de fé e compromisso com o Senhor.

B.      Para concluir, um bom legado é construído a partir de boas escolhas diárias – o que escolhemos fazer com o nosso tempo, com as pessoas com quem escolhemos andar e com as virtudes que decidimos cultivar em nosso dia a dia. Assim como nenhum monumento foi construído com um só tijolo, assim também, o histórico de uma pessoa consiste no efeito cumulativo de suas escolhas, ou seja, ninguém constrói um legado apenas com um gesto positivo.

C.      Em geral, um bom legado não é algo que construímos sozinhos. Se bem que, todos nós carecemos da ajuda de outros e todos deveríamos ser gratos por aqueles que o próprio Deus coloca ao nosso redor a fim de nos ajudar a construir um legado. (Veja volume 10, pag. 33) 

D.     Mesmo que você não tenha o privilégio de nascer em um lar cristão, você pode decidir ser o primeiro, de uma linhagem, mudar a história da sua família, em ser a intervenção de Deus em sua casa: “Uma geração louvará as tuas obras a outra geração; anunciarão as tuas proezas” (Salmo 145:4)

 

O LEGADO DE BILLYM GRAHAM

“Uma geração contará à outra a grandiosidade dos teus feitos; eles anunciarão os teus atos poderosos.”  (Salmos 145.4)

O pregador Billym Graham foi pastor batista norte-americano. Ele foi uns dos maiores avivalista de todos os tempos e uns dos maiores lendários da história do cristianismo, porque ele mudou a cultura, sociedade e a política em seu tempo e, além de tudo, quebrou barreiras na crise racial entre brancos e negros. Realizou várias cruzadas evangelísticas em massa em diversos países. Foi conselheiro espiritual de vários presidentes dos Estados Unidos. De acordo com a sua equipe, mais de 2,5 milhões de pessoas aceitaram a Jesus em suas cruzadas. Através de rádio, televisão e suas cruzadas, alcançou mais de 2,2 bilhões de pessoas em todo mundo. O pastor Billy Graham morreu em sua casa na Carolina do Norte no dia 21 de fevereiro de 2018 aos 99 anos.2

A.      Assim como caso de Billy Graham, Deus quer escrever a nossa história e que venha repercutir para as próximas gerações, ao ponto de transformar a nossa vida uma lenda. Ser uma lenda é quando a história e o legado de uma pessoa repercutem após a sua morte. É formado de fatos históricos de tão extraordinários que ecoa por outras gerações. São pessoas que mudaram o mundo com seus ideais e sonhos assim como Graham realizou.

B.      O que mais impressiona na história de Billy Graham é que ninguém titulava de pastor ou evangelista, apenas de Billy Graham, pois ele estava tão interligado na sua identidade que não tinha necessidade de usar o título “Evangelista” para realizar o seu chamado ou manifestar a sua identidade. O pastor Billy Graham tinha uma percepção incrível sobre sua identidade. Infelizmente, tem pessoas que desanima no ministério pela espera de uma plataforma ou título para que sua voz possa ser ouvida. Precisa de aplausos, exposição, reconhecimento e elogios para continuar motivado em sua chamada. (Veja volume 8, pag. 29)

 

CONCLUSÃO 

Você tem deixado uma marca nas pessoas, seja na sua empresa, família ou amigos? O que as pessoas irão lembrar de você após sua morte? Lembre-se que um simples “eu te amo” para seu filho pode mudar o destino para sempre. São os momentos mais simples que marcam a vida das pessoas.

LEIA MAIS…

O VALOR DA VIDA E SUA FRAGILIDADE

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais 

«
»

1 Comentário

  1. Reading your article has greatly helped me, and I agree with you. But I still have some questions. Can you help me? I will pay attention to your answer. thank you.

Deixe o seu comentário