MÁGOA E ODIO: A RAIZ DA AMARGURA

“Esforcem-se para viver em paz e que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.” (Hebreus 12:14,15)

INTRODUÇÃO: Quando alguém nos ofende, a região córtex pré-frontal do nosso cérebro é ativado (região que analisamos e refletimos antes de tomar uma decisão). A partir do momento que você decide perdoar, essa informação que está no córtex pré-frontal vai para ínsula (região da empatia: a capacidade de se colocar e sentir a dor do outro, como se você fosse o ofensor). Agora, se você decide retalhar, revidar ou responder à altura, essa informação vai para junção têmporo-parietal (fica localizada na parte acima e atrás do ouvido direito (estar ligada à sensação do “eu”, preocupar com seus próprios interesses). Veja que a raiz de amargura tem duas fases:

A.      Raiz da amargura A primeira fase é um sentimento interior que perturba, algo interno que causa amargura e rancor. São pessoas que não compartilha a sua dor e suas angustias, gerando um sentimento de comiseração. Saiba que, quando incomodamos por uma crítica recebida ou quando sentimos afetados o que os outros falam, significa literalmente, a falta do entendimento da nossa verdadeira identidade: “…O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como ferrolhos de um palácio…” (Provérbios 18.19)

B.      Frutos da amargura Quando o coração é alimentado pela amargura, as atitudes serão afetadas. Produz um sentimento que tem a intenção de compartilhar para outros; a capacidade de contaminar e ferir. O que as pessoas dizem e pensam ao teu respeito não muda e nem define a sua essência, pois as pessoas enxergam baseado nas experiências delas. Por isso, deixe de ser tão vulnerável a opinião dos outros. Logo, percebe que ser ofendido não é escolha sua, mas sentir ofendido é sua escolha, tudo vai depender como você vai absorver a ofensa: “A sabedoria do homem lhe dá paciência, sua gloria é ignorar as ofensas do passado…” (Provérbios 19.11)

Caso você foi ofendido, converse pessoalmente com ofensor e fale como se sentiu com aquela ofensa, pois muitas das vezes o ofensor não tinha a intensão de magoar. Lembre-se disso, pessoas maduras não guarda magoas, mas usa estratégias para aproximar e não afastar. 

Dívida impagável

“O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida de dez mil talentos.”(Mateus 18:27)

Na época Romana, um talento equivalia 6 mil denários, sendo um denário quase o salário de um dia para um trabalhador comum. Nos dias atuais, 10 mil talentos seriam na média de 3 bilhões de dólares.1 Uma dívida impagável. Convém lembrar que, naquele tempo, um homem precisava trabalhar vinte anos para receber apenas um talento. A parte seguinte da parábola, revela a dureza de coração daquele que fora perdoado, pois ele deveria também perdoar seu conservo que devia apenas 100 denários, soma essa insignificante, se comparada à alta dívida que lhe fora graciosamente cancelada. O rei havia tratado seu servo com grande compaixão, mas quando esse, por sua vez, fez descaso com o perdão recebido. 

A.      Nessa parábola, Jesus exagerou de propósito para explicar a dimensão da dívida que temos com o pecado, ou seja uma dívida que não tem como igualar a dívida que temos com o nosso irmão. Se somos dele, devemos demostrar com todos atos de perdão, ou seja, uma demonstração de uma graça ilimitada. O mais impressiona nessa parábola é o rei ao saber da atitude ingrata do servo “entregou aos perturbadores”  

B.      Acredito que são “perturbadores” colocadas em nossa mente, levando um estresse elevado, porque o nível de estresse está diretamente ligado na proporção da quantidade de ressentimento e raiva, que pode levar a depressão, raiva crônica e amargura na alma. Então desista de fazer de papel da vítima e recupere sua autoestima. Acredito que este é, geralmente, o passo mais difícil.

C.      Na verdade, perdoar é um processo complexo de mudanças na nossa percepção que temos sobre o ressentimento e a magoa. O perdão é um grande sinal de inteligência e maturidade, porque isso significa que, apesar de tudo, você decidiu continuar na vida, não deixando o passado condicionar o seu futuro. Estas são mudanças importantes que é adquirida através do entendimento profundo a respeito daquilo que Cristo fez por você na cruz: “Perdoai-vos uns aos outros, como Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4.32)

 

CONCLUSÃO

O simples ato de perdoar significa enxergar com um novo ponto de vista que gera benefícios importantes para sua saúde e para o seu bem-estar. O perdão vai libertar e curar seu relacionamento com Deus.

LEIA MAIS…

O BENEFICIOS DO PERDÃO

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

0 Comentários

Deixe o seu comentário