QUE DAREI AO SENHOR?

“Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito? Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor, e invocarei o nome do Senhor…” (Salmos 116.12-17)

INTRODUÇÃO: Todos os anos, minha família realizava o amigo secreto. O objetivo do amigo secreto na minha família era compartilhar um presente de Natal. A brincadeira envolve a troca dos nomes para realizar uma troca de presentes. E nas trocas de nomes, minha irmã Quesia tirou meu nome. O coração dela disparou porque não sabia o que dar de presente, pois foi nesse ano que tinha ajudado na compra dos moveis da casa dela. Então ela queria me surpreender um presente especial. Ela sentiu a obrigação de dar um presente caro pelo fato de ter ajudado quando ela mais precisava de ajuda, mas ela tinha pouco dinheiro. No dia da troca de presentes, ela presenteou com um perfume e fez questão de mencionar que não era o suficiente por aquilo que tinha feito a ela.

A.      O salmista se sentia na mesma situação ao olhar para trás e ver as bênçãos e vitórias recebidas. Ele fica constrangido e faz uma pergunta daquilo que ele pode oferece em retribuição o que Deus fez.  Ele observou as bênçãos como se fosse uma dívida a ser retribuído.

B.      Primeiramente não podemos oferecer absolutamente nada que possa pagar o que Ele fez em nossa vida. A nossa retribuição é pouca comparada o que Ele fez.  Bem verdade que vivemos dias onde as pessoas buscam a Deus para seus próprios benefícios e muitos têm dificuldade em enxergar o favor de Deus a dar o devido valor o que ele tem feito. Entretanto, o salmista reconhece o que Deus tem feito e faz uma declaração em um nível espiritual bem elevado, que poucos crentes possuem.

C.      O salmista está assumindo um compromisso em ser reciproco por aquilo que recebeu de Deus. Esse questionamento do salmista me constrange e me leva a refletir sobre minha postura em relação ao que ele já realizou em minha vida. No verso seguinte, o salmista responde ao seu questionamento: “…beberei o cálice da salvação, pagarei meus votos, oferecerei sacrifício de louvou e invocarei seu nome…”

D.     Retribua a sua gratidão com seu compromisso em ama-Lo e servi-Lo de todo seu coração. Em vários salmos, vemos o salmista bendizer (exaltar) ao Senhor e não se esquecer de nenhum dos benefícios que Ele tem feito. (Salmos 103.2)

 

Pessoas ingratas

“O meu povo pereceu por causa do coração ingrato e não reconheceu os meus caminhos…” (Salmos 95.10)

Sabe aquela amizade em que você desdobra, ao ponto de cruzar o mundo pela pessoa? Aquela amizade que você flexibiliza de todas as formas, cede de todos os lados, abre mão de muitas coisas, insiste de todas as maneiras, cria mil formas e alternativas para mobilizar o outro, porém, o outro está vendo navios, tanto faz ou tanto fez? Foi exatamente que aconteceu com o povo de Israel. Um povo que não reconheceu o cuidado de Deus no deserto. Uma nação que não soube honrar e perceber o cuidado e seu amor. Um povo que não confiou em suas palavras e não obedeceu seus mandamentos: “Quando Israel era menino, eu o amei, e quanto mais eu o chamava, mais eles se afastavam de mim… eles não reconheceram que fui eu quem os curei….  (Oséias 11:1)

A.      De fato, Deus espera sua reciprocidade e sua correspondência por aquilo que Ele tem feito em sua vida. O que Deus quer da sua gratidão não seja em apenas em ocasiões especiais, mas uma gratidão permanente e constante. Uma gratidão que atinge, até mesmo, seu estilo de vida. Esta recomendação em ser grato é reivindicada para qualquer situação, assim como Paulo afirma: “Em tudo dei graças, porque essa é a vontade de Deus…” (1 Tessalonicenses 5.17)

B.      A conjunção traduzida por “porque” expressa o sentido de “causa”.  A vontade de Deus é o motivo e a causa desta conduta de gratidão. Portanto, não se trata de uma sugestão, mas de uma clara determinação da vontade de Deus, para que sejamos agradecidos permanentemente, na qual Cristo é o modelo em que obtemos a forças para sermos gratos, mesmo quando as circunstâncias não são como esperávamos.

C.      Quando o assunto é sobre gratidão, faz lembrar dos dez leprosos, onde apenas um voltou para agradecer. Jesus, por sua vez, questiona com um tom de tristeza: onde estão os nove leprosos que eu curei? Assim como Deus se preocupa com seu sofrimento, assim também, Ele se preocupa com o seu reconhecimento por aquilo que ele tem feito.


CONCLUSÃO

A gratidão ajudará a dar sentido ao seu sofrimento, paz do seu coração e uma visão para o seu futuro. A gratidão ganha o coração de Deus. É o antídoto das suas lágrimas. Você agradeceu hoje pela saúde, família, emprego, pelo ar que respira, pelo alimento?

LEIA MAIS….

O BENEFICIOS DA GRATIDÃO

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

  1. gate.io disse:

    Your article made me suddenly realize that I am writing a thesis on gate.io. After reading your article, I have a different way of thinking, thank you. However, I still have some doubts, can you help me? Thanks.

Deixe o seu comentário