O SENTIDO DA FELICIDADE

“Olhe para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros.”  (Provérbios 4.25,26) 

INTRUDUÇÃO: Atualmente, ouvimos muito sobre o tema da felicidade. Muitas pessoas afirmam que querem alcançar a felicidade ou que estão insatisfeitos com a vida. Primeiramente, a felicidade não é um sentimento. A felicidade se encontra na forma como lidamos com as nossas escolhas, ou seja, encarando a vida da maneira responsável. Sinceramente, encarar a vida não é tarefa fácil, pois todos os dias somos obrigados a fazer escolhas. Dessa maneira, em algumas escolhas pode haver acertos ou erros, ou pode haver perdas ou ganhos. Por isso, agir com sabedoria em todas as fases da vida que torna uma vida feliz e plena, como afirma: “Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento…” (Provérbios 3.13)

A.      Como também as dificuldades da vida fazem parte da felicidade. Por exemplo, se Deus apagasse da nossa memória todas as dores que enfrentamos na vida, nunca saberemos como lidar com os problemas e dificuldades do presente. Quando passamos por algum problema na vida, o nosso cérebro vai buscar erros do passado e vai ajudar como reagir para não errar novamente. As dores do passado são fundamentais para que tomamos decisões assertivas e sabias.  

B.      Às vezes, será necessário chorar para saber o valor do sorriso. Terá momentos que sentirá saudades para dar valor as pessoas que a gente ama. Saiba que a felicidade pode ser vivida de maneira intensa e responsável nas próprias escolhas que fazemos, seja em momentos alegres ou momentos de dor, buscando sempre tirar um aprendizado e lições para aquilo que ocorre conosco.

C.      Se tudo na vida fosse perfeito, a gente não daria o real valor a felicidade. É partindo desse ponto de vista, as dores podem tornar uma fonte de fracasso ou podem dar lugar a uma maior compreensão da vida. Portanto, os momentos de autos e baixos são necessários para que possamos valorizar os acontecimentos felizes e então encontrarmos a felicidade.

D.     Devemos viver o presente com gratidão, sem deixar de olhar para nosso passado com consideração, o presente como dádiva de Deus e o futuro apenas devemos deixar nas mãos de Deus.

 

1.    Sentido da felicidade

“Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, tendo muito ou passando necessidade. ”  (Filipenses 4:12)

O verdadeiro sentido da felicidade é difícil definir em palavras. Cada um tem a sua própria interpretação. Dependendo da cultura em que foi criado, dos valores absorvidos ao longo da vida e, acima de tudo, a compreensão clara sobre o propósito vida pode trazer uma percepção errada sobre o conceito sobre a felicidade. É simples para alguns e, ao mesmo tempo, complexa para outros. A luz das escrituras, a felicidade consiste colocar o reino de Deus em prática na nossa vida, porque ele é o autor da felicidade. Não é uma alegria que se baseia na euforia momentânea ou fruto de prazeres. Ele é o sentido pleno de ser feliz.

A.      A propaganda, por exemplo, é apenas uma maneira inteligente de fazer você ficar infeliz com aquilo que já tem. Se não comprar, voce não é feliz. Com o objetivo de te convencer em comprar o que não precisa, com o dinheiro que não tem, para impressionar pessoas que você não conhece e, às vezes, nem gosta a fim de tentar ser uma pessoa quem de fato não é. Jesus quer te ensinar que voce já é feliz.

B.      Muitas das vezes, estamos envoltos aos sofrimentos e às dificuldades que passamos na vida presente, que não conseguimos enxergar motivos para sorrir ou se alegrar, entretanto, se a felicidade estiver ligada apenas a fatos externos estará condicionada a uma alegria limitada e inconstante, privando de uma alegria plena em Deus. Além disso, expectativas que não se concretizam começa a desencadear uma série de problemas emocionais, como a baixa autoestima e a depressão.

C.      Nesse caso, promover uma mudança na percepção sobre a vida pode ser o caminho. Uma mente mais aberta sobre o sentido da felicidade perceberá que é possível ser feliz apesar das circunstancias adversas que enfrentamos. Se há um momento específico para ser feliz, este momento é agora. Amanhã poderá ser tarde demais. Afinal, você, protagonista de sua própria história. Ser feliz é, de fato, uma escolha (Veja volume 1, pag. 39)


CONCLUSÃO 

A felicidade só existe quem sabe aproveitar agora, os frutos do seu trabalho. Aliás, sucesso é ter um sono gostoso. Se a fartura não te deixa dormir, então estará acumulando, ao mesmo tempo, sua riqueza e sua desgraça.

LEIA MAIS…

SIMPLICIDADE DE PAULO
O VALOR DA VIDA

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

5 Comentários

  1. Im very pleased to uncover this page. I want to to thank you for your time just for this fantastic read!! I definitely appreciated every little bit of it and i also have you saved to fav to look at new stuff in your web site.

  2. Itís difficult to find experienced people in this particular subject, but you sound like you know what youíre talking about! Thanks

  3. Hello there! I just wish to offer you a huge thumbs up for your great info you have got here on this post. I will be returning to your website for more soon.

  4. Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

Deixe o seu comentário