TU PORÉM VAI ATÉ O FIM…

“Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias…” (Daniel 12.13)

INTRODUÇÃO: Entre os capítulos 7 e 12, estão registradas as visões do Profeta Daniel, as quais predizem principalmente o triunfo do futuro reino messiânico. Nesses capítulos, Daniel já bem idoso, muda das narrativas históricas para os relatos de visões futuras. Durante toda sua vida, Daniel não infligiu as leis do Senhor e nem se corrompeu com o sistema babilônico. A sua integridade era extraordinária ao ponto do anjo repetir por duas vezes: “E disse: Não temas, homem muito amado, paz seja contigo; anima-te, sim, anima-te…” (Daniel 10.11,19). Mesmo assim, depois de entregar as visões, Deus exorta Daniel a continuar em sua missão. O Senhor aconselha e orienta Daniel a continuar nessa fidelidade, perseverar até o fim. Em manter fiel em sua caminhada para receber sua recompensa.

·   Quando o anjo usa a expressão “Tu porem vai até o fim…” tem uma definição de perseverança, persistência e comprometimento. Mesmo porque, não basta começar bem, temos que chegar ao fim. A vitória não pertence aqueles que começam bem sua trajetória, mas aqueles que foram até o fim. A bíblia deixa claro isso: “Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele” (Hebreus 10.38) 

Proposito: Estamos vivendo um tempo que muito estão desistindo. São pessoas que são levadas pelas circunstâncias e problemas da vida e abrem mão do casamento, ministério, sonhos e projetos por coisas banais, seja uma palavra, um gesto ou critica. Para ajudar nisso, iremos mostrar a história de dois homens de Deus que pensaram em desistir, mas vemos a mão de Deus dando o suporte e auxilio para continuar em sua chamada. Que essa mensagem possa trazer um despertamento para quem pensa em parar.


1.    Jeremias pensou em desistir…

“Se penso em parar, as suas palavras queimam como fogo no meu coração para continuar, pois o Senhor está ao meu lado…” (Jeremias 20:7-18)

O profeta Jeremias viveu em um período mais conturbado da história de Judá, marcado pelos reinados de seus últimos reis, que foram caracterizados pela apostasia e idolatria. Apesar do ministério do profeta Jeremias ter sido bastante longo, total de 40 anos, sua mensagem principal é muito clara. O profeta convocou o povo ao arrependimento, a fim de evitar o julgamento divino. Ele insistiu que qualquer esforço para resistir ao avanço da Babilônia, mesmo recorrendo a uma possível aliança com o Egito, seria inútil. Isso porque a Babilônia era um instrumento nas mãos de Deus para executar Seu juízo. Nessa época, a Babilônia já tinha conquistado o Reino do Norte, tribos de Israel. Agora faltava o Reino Sul, tribo de Judá.

A.  O profeta acabou sendo perseguido por causa da sua mensagem (Jeremias 37:3,17). Inclusive, o profeta foi expulso do Templo e quase lhe custou a vida (Jeremias 7:1-8:3). Além disso, foi preso e lançado em um poço de lama e teve sua vida ameaçada várias vezes. Ele era alvo de zombaria e desprezo. 

B.   Ele também suportou a hostilidade, a angústia e até mesmo a sensação do aparente abandono. Diante de um sofrimento tão intenso, o profeta Jeremias, em algumas ocasiões, não conseguia entender o porquê de estar sendo submetido a tudo aquilo. Ele chegou até mesmo querer desistir da sua chamada, ao ponto de querer a morte: “Por que saí do ventre materno? Só para ver dificuldades e tristezas, e terminar os meus dias na maior decepção?” (Jeremias 20:18).

C.    Jeremias quase se afundou em sua própria tristeza. Na verdade, Jeremias estava emocionalmente desgastado pela rejeição e pelo desprezo. O que aprendemos da vida de Jeremias é o conforto de saber que mesmo os grandes profetas de Deus podem experimentar rejeição, depressão e desânimo em sua chamada. Entretanto, existe algo poderoso dentro de nós que faz continuar: “Somos pressionados, mas não desanimados, somos perseguidos, mas não abandonados. De modo que em nós atua a morte; mas em vocês, a vida…” (2Coríntios 4:8-12)


1.1 AUXILIO DE DEUS NA VIDA JEREMIAS

Quando o profeta Jeremias foi proibido de profetizar no Templo de Jerusalém, ele ditou suas mensagens ao escriba Baruque, e ele os leu para o povo (Jeremias 32:12; 36:4). Na ocasião, o pergaminho que continha as profecias e as mensagens de Jeremias foi cortado em pedaços e depois queimado. Por conta disto, Baruque precisava reescrever as profecias. Alías, o escriba Baraque foi o auxílio e o suporte que Jeremias precisava para continuar em não parar em sua chamada

A.  Quem te chamou foi Deus, então confie que Ele enviará a força que você precisa e o auxilio que necessita, como caso do escriba Baraque na vida do profeta Jeremias. Pode ser que você não tenha uma dimensão real do cuidado de Deus, mas Ele está cuidando e protegendo sua vida. 

B.      Embora o povo não tenha dado valor a sua mensagem, Jeremias continuou pregando. Isso mostra que mesmo que nosso ministério aparenta não ver resultado imediatos ou nossos esforços parece não estar fazendo a diferença, devemos continuar naquilo que Deus falou em sua palavra: “Tu porém vai até o fim…”

2.    Elias pensou em parar…

“Elias se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta! Não aguento mais!” (1Reis 19.4,9)

Após desafiar e matar os profetas de Baal, recebe ameaças da rainha Jezabel por meio de um mensageiro. Com medo e confuso, resolve fugir para o deserto e orou pedindo a morte no monte Horebe. Elias pediu carta de demissão, resignação do ministério: “Eu não quero seguir adiante!” Deus concordou com Elias. Deus pediu para ungir um substituto, profeta Eliseu, para terminar a sua missão. Para Deus, aquilo que você é, é mais importante aquilo que você faz. Deus não queria perder Elias. Queria Elias por inteiro: “Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” (Sl 103.13)

A.   Ele estava vivendo um quadro de depressão, angustia e fraqueza no ministério. Elias estava se sentindo injustiçado por causa de toda a perseguição e sofrimento. O próprio Deus percebeu que o ministério estava desgastando a parte emocional de Elias e decidiu colocar alguém para auxiliar e ajudar nessa missão.

B.      Embora tenha fugido, Deus não desistiu de Elias e foi ao seu encontro. No alto do monte Horebe veio um forte vento, um terremoto e um fogo, entretanto, Deus não estava neles. A força da natureza era uma característica clara de poder e força, mas Deus não estava nesse lugar. O próprio Deus mostrando que sua presença não estava limitada apenas no barulho e na força da natureza, mas estava também no toque suave da sua presença.


2.1 AUXILIO DE DEUS NA VIDA DE ELIAS

“Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave…” 1 Reis 19:12

Em poucos instantes, veio um tranquilo e suave brisa. O profeta Elias cobriu o rosto com sua capa em reverência a voz do Senhor. Um vento que não moveu uma pedra ou uma arvore sequer, a não ser o coração do profeta Elias. Quando o vento toca o rosto de Elias, percebe de forma intensa a presença do seu Espirito por perto. Com o simples toque de Deus, a mais leve brisa que podia soprar naquele alto monte. Um vento suficiente para trazer a paz interior e a cura das inseguranças e questionamentos de Elias. Um vento que pode sentir, mas não pode ver.

A.   Assim, também o nosso Deus, é invisível aos nossos olhos, mas está sempre presente e podemos sentir a sua presença na nossa vida como uma brisa suave. Quando Elias estava desesperado e perdendo a estabilidade da esperança é que esse vento entrou em ação com a seguinte pergunta: “O que fazes aqui Elias nessa caverna?”

B.      Desafio você a deixar os barulhos e agitações das suas próprias distrações e ouvir a voz suave e mansa de Deus ao seu coração em não parar. Nesse lugar silencioso e tranquilo, Deus quer ter um encontro pessoal e intima contigo e mostrar que não é tempo de desistir. (Mateus 6.6)

CONCLUSÃO

Independentemente da circunstância que você esteja vivenciando agora, lembre-se você não está sozinho, Deus está contigo! Deus nem sempre afasta de nós os problemas, mas Ele está ao nosso lado para dar o auxílio e a força necessária para não desistir. Aprenda a confiar em Deus e naquilo que Ele tem falado em sua palavra. Mesmo que por muitas vezes você possa nem entender o porquê das dificuldades que esteja passando, aceite-as, pois Deus está contigo em todos os momentos.

O que mantem uma pessoa em ir até o fim é quando tem um proposito bem estabelecido. É o proposito que mantem uma pessoa motiva em seu alvo e desprendido do embaraço dessa vida: “Portanto, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta…”  (Hebreus 12.1)

LEIA MAIS…

CHAMADA DE JEREMIAS

ELIAS NA CAVERNA E A SUAVE BRISA

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

3 Comentários

  1. Hello there! I just wish to offer you a huge thumbs up for your great info you have got here on this post. I will be returning to your website for more soon.

  2. João disse:

    Muito bom este estudo bíblico fácil de entender Deus ainda tem capacidade homens e dado a eles graça e conhecimento da parte de sua palavra amém.

Deixe o seu comentário