Aguas amargas de Mara

Então chegaram a Mara, mas não puderam beber das águas de lá porque eram amargas. Esta é a razão porque o lugar chama-se Mara.  Êxodo 15:23

Introdução: No início do capitulo, registra o cântico de Moisés após o livramento dos israelitas das mãos dos egípcios. O cântico enfatiza como Deus impôs uma derrota esmagadora ao exército de faraó no mar vermelho. Nos versos seguintes, relata a adoração das mulheres israelitas lideradas por Miriã, onde tomou um tamborim e todas as mulheres saíram atrás dela tocando instrumentos e dançando. Uma grande euforia contagiava todo o povo que festejam ao ritmo de danças e pandeiros. 

·         Assim mais de 1,5 milhão de Israelitas vaguearam pelo deserto de Sur, a noroeste da península do Sinai.  Entretanto, ao andar pelo deserto durante três dias, padecendo com o calor, os perigos, a fome, a sede, o cansaço e a exaustão na procura de agua para beber. Um momento de crise, desespero e ansiedade assolou o coração de todo povo de Israel. Os israelitas chegaram a Mara, que tinha aguas em abundância, porém era amarga para beber. 

·         Um lugar cujo significado de seu nome comunica o sentido de “amargo”. O termo “Mara” é também usado por Noemi: “Não me chamem Noemi, chamem-me Mara, pois o Todo-poderoso tornou minha vida muito amarga! (Rute 1:20).  E, de fato, as águas de Mara eram amargas, e por isso murmuraram contra Moises em forma de decepção e frustração: “Que havemos de beber?” (Êxodo 15.24)

Proposito: Nesse estudo vamos ver a crise que Israel enfrentou na região de Mara e como foi a resposta de Deus.  Quero mostrar que haverá tempo de amargura, mas também haverá tempo de refrigério. O nosso Deus é especialista em transformar o deserto em oásis e em lugar amargo para um lugar doce.  Uma mensagem que nos leva a reafirmar nossa confiança n‘Ele. Colocando todas as preocupações, ansiedade e medo nas mãos do Senhor.    

                                                                              

1.    Região de Mara

Então chegaram a Mara, mas não puderam beber das águas de lá porque eram amargas. Esta é a razão porque o lugar chama-se Mara. E o povo começou a reclamar a Moisés, dizendo: “Que beberemos? ” Êxodo 15:23,24

A região de Mara tornou um símbolo de todas as coisas amargas que experimentamos em nossa vida. As decepções, crises, tormentas e fracassos. Enfim, são situações amargas que fazem parte ao longo da nossa vida. Muito de nós já passamos ou estamos passando pelos “Maras” da vida. Seja o desemprego, decepções, traições, enfermidades, luto, dor, depressão, rejeição e tantas outras.

A.      Acredito que todos nós em algum momento de nossas vidas já nos vimos saindo de uma situação muito ruim e então quando esperávamos que as coisas iriam melhorar logo em seguida somos surpreendidos pela frustração como o povo de Israel enfrentou. Eles tinham acabado de enfrentar o exército de faraó e depois de três dias enfrenta as aguas amargas. Isso nos mostra que mesmo estando na direção de Deus, podemos passar por momentos de amargura.

B.      O questionamento dos israelitas contra Moisés era, na realidade, um questionamento contra o próprio Deus (Êxodo 15:24). Isso indicava que, mesmo com toda a demonstração do poder de Deus, o povo ainda permanecia incrédulo.   A reclamação de Israel estava relacionada a falta de confiança em Deus.  

C.      A murmuração do povo de Israel não foi a primeira vez, porque depois de algumas semanas o povo reclamou com Moises por não ter pão para comer: “Quem dera a mão do Senhor nos tivesse matado no Egito! Lá tinha carne e pão à vontade, mas vocês nos trouxeram a este deserto para fazer morrer de fome toda esta multidão! ” (Êxodo 16:1-3)

D.     A frustação no meio do povo de Israel gerou um sentimento de amargura e desanimo. Um sentimento destrutivo que levou o povo a ter raiva, revolta e paralização dos propósitos de Deus em continuar caminhando pelo deserto. Saiba que a amargura é um “parasita” que procura nos sufocar e destruir, uma raiz que tem o poder de alastrar para as pessoas ao seu redor. Ela nos leva a justificar os fracassos e tenta achar um culpado: “nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados” (Hebreus 12.15)


2.    Clamor de Moises 

Moisés clamou ao Senhor, e este lhe indicou um arbusto. Ele o lançou na água, e esta se tornou boa. Em Mara o Senhor lhes deu leis e ordenanças, e os colocou à prova…” (Êxodo 15:25)

O povo em vez de buscar uma solução inteligente em clamar a Deus, preferiu reclamar e murmurar. Diante da insatisfação do povo, Moisés clamou a Deus, para que o próprio Senhor pudesse intervir e resolver a situação. Isso nos ensina que quando clamamos ao Senhor, em algum momento ele nos mostrará um arbusto, ou seja, uma solução para nosso problema: “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.  (Mateus 7:7,8) 

A.      O nosso Deus poderia muito bem revelar a Moises que logo adiante tem um Oasis com 70 palmeiras e 12 fontes, porém, Deus deixou que Israel experimentasse o amargo para depois experimentar a provisão. Saiba que as crises são uma oportunidade de experimentar as ações e o cuidado de Deus, onde podemos vivenciar o socorro em resposta das nossas orações. As dificuldades podem tornar uma grande oportunidade de viver na dependência de Deus.

B.      As vezes Deus nos leva a lugares amargos para nos provar. Sim, nos traz a clareza quais as motivações do nosso coração, as convicções da nossa fé e a firmeza da nossa confiança. As crises revelam em que a sua fé está apoiada. (1 Pedro 1.7) Quando lemos salmos 23, nos ensina que Deus é como um pastor que nos leva a pastos verdejantes e aguas tranquilas, mas também fala que Ele nos levará ao vale da sombra da morte. Entretanto, mesmo nesse lugar de morte, o salmista Davi poderia descansar porque ele tinha certeza que o Senhor estaria com ele.


3.    Resposta de Deus

Então, o Senhor mostrou a Moisés uma árvore e ele lançou-a nas águas. Como resultado, de forma miraculosa, as águas amargas de Mara tornaram-se doces.  

E a despeito de toda a reclamação, Deus revelou à Moisés uma árvore, sim, um arbusto que, ao tocar nas aguas, transformou em águas amargas em aguas doce.  Diante disso, nós ficamos muitas vezes perplexos com a resposta simples de Deus. Esperamos as respostas mais grandiosas e esplêndidas, e quando percebemos, ele nos mostra apenas um “galho seco.”

A.      A ação realizada por Moisés tem por base um significado e uma referência profética sobre o madeiro do Calvário, onde nosso Salvador nos tirou da amargura e da miséria do pecado e da perdição. O próprio Jesus se compara como arvore verde ao afirmar para algumas mulheres choravam, porém disse a elas: “Filhas de Jerusalém, não chorem por mim; chorem por vocês mesmas e por seus filhos, pois, se fazem isto com a árvore verde, o que acontecerá quando ela estiver seca?” (Lucas 23:27-31)

B.      A cruz consumou o ato mais difícil e grandioso, também é capaz de solucionar a nossa miséria, amarguras e as perturbações pelas quais estivermos passando no momento. Apenas devemos nos achegar a cruz de Cristo. Veja que Deus não mudou o lugar, ou o tipo de água que eles tinham a disposição, mas fez com que as águas fossem boas para beber. Muitos das vezes Deus não vai substituir o teu problema, mas apenas transformar o seu problema ao seu favor.


4.    Mandamentos do Senhor

“Se vocês derem atenção ao Senhor, ao seu Deus e fizerem o que ele aprova, se derem ouvidos aos seus mandamentos e obedecerem a todos os seus decretos, não trarei sobre vocês nenhuma das doenças que eu trouxe sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que os cura”. Êxodo 15:26

Em conexão com esse episódio, a Bíblia diz que Deus deu aos filhos de Israel “estatutos e uma ordenação, e ali os provou” (Êxodo 15:25). Tudo isso serviu para preparar Israel para os mandamentos que seriam entregues no Sinai. Deus prometeu a esse povo saúde e uma vida livre de doenças, se tão somente ouvissem e obedecessem aos seus mandamentos e decretos 

A.      Obediência também e sinal de amor, Jesus afirmou isso que “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” (João 14:21). O Deus que cura só pode ser vivenciado quando as condições de obediência são atendidas. A vida cristã é mais do que milagres, antes, É VIDA DE OBEDIÊNCIA. 

B.      O próprio Deus dá também a segunda explicação: “Não esqueça de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos” (Deuteronômio 8.2)


5. As doze fontes de aguas

“Depois chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras; e acamparam junto àquelas águas…” Êxodo 15:27

Por fim, a narrativa termina com Israel chagando a um lugar chamado Elim. Um lugar de descanso para os israelitas. Ali, eles encontraram conforto e acamparam juntos das fontes de águas. Um verdadeiro oásis em meio ao deserto, e havia ali fontes de águas e sombra para um breve descanso, pois a jornada de Israel estava apenas começando.

A.      O que impressiona que havia doze fontes de águas. O número 12 na bíblia fala de completo, algo pleno. Não foi por acaso que Jesus escolheu 12 discípulos e Deus separou 12 tribos de Israel. No Livro do apocalipse, o número 12 está associado ao domínio e governo divino. Isso nos mostra que depois de um lugar amargo e sofrimento, o Senhor está preparando um lugar pleno, onde ele habitará e governará as nossas vidas. Um lugar que as emoções, vontades e sentimentos está sobre o governo e domínio do Espirito Santo.

B.      Depois de algumas semanas, o povo de Israel chegou no monte Sinai. Um lugar que Deus escolheu para entregar os dez mandamentos e preparar um tabernáculo para Ele morar. O próprio Deus não queria apenas oferecer sombra por meio das palmeiras e água fresca oferecida pelas fontes, mas também oferecer sua presença e habitar no meio do povo. Saiba que aquilo que Deus faz em sua vida tem um proposito muito maior em aproximar e ter um relacionamento mais profundo contigo do que apenas resolver seus problemas amargos da sua vida.

Conclusão

“não trarei sobre vocês nenhuma das doenças que eu trouxe sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que os cura”. (Êxodo 15:26)

Evidentemente é maravilhoso conhecer o nosso Deus como médico dos médicos. Ele está de plantão a qualquer hora para nos atender e tem o diagnóstico para curar nossas dores, nossas amarguras e angustias. Somente DEUS que tem o poder de curar sua alma do descontentamento, da ingratidão e da amargura.  O que precisamos saber que para aqueles que confia em Deus, Ele é capaz de transformar as aguas amargar em aguas doces. Antes de finalizar, deixo uma pergunta: como reagimos quando somos sacudidos e perdemos o rumo por consequências adversas da vida? Iremos murmurar ou iremos confiar?

Leia mais….

As muralhas de Jerico e Raabe

Sansão: As fontes dos que clamam

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 600 MENSAGENS DIVIDIDA EM 20 VOLUMES:

 https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO +55 1196614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

3 Comentários

  1. I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.

  2. Irineu Rodrigues de Pinho disse:

    Muito Bom Texto Explicativo. Será uma das Referências em meu Trabalho no Curso de Teologia Básica que estou Fazendo. Que Deus CONTINUE Abençoando-NOS e Protegendo-NOS! Amém

Deixe o seu comentário