A dança de Davi e o desprezo de Mical

“Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava cingido de uma estola sacerdotal de linho”. (2 Samuel 6.14)

Introdução: Nesse verso mostra o celebração de Davi ao trazer a arca da aliança de volta para Jerusalém. Entretanto, vemos também o desprezo de Mical ao ver Davi dançando junto com o povo. Nesta passagem tem vários detalhes e lições gloriosas para ser aplicada em nossa vida nos dias de hoje. Para entender o texto, é preciso compreender o contexto dessa história.

A.      Quando Golias desafiou os israelitas, o rei Saul prometeu dar sua filha Merabe em casamento ao homem que conseguisse derrotar o guerreiro filisteu. Quando Davi venceu o gigante Golias, Saul mudou de ideia e entregou a Merabe em casamento a outro homem, Adriel. Depois, Saul foi informado de que Mical, sua filha mais no nova, havia se interessado por Davi. Tomada pela inveja, Saul tramou uma armadilha para que Davi fosse morto na batalha.

B.      Como Davi não tinha condições de pagar o dote, Saul exigiu que apenas matasse cem filisteus. O rei Saul acreditava que Davi seria morto naquela missão, entretanto, Davi matou duzentos homens inimigos. Diante da bravura de Davi, Saul foi obrigado em aceitar Davi como seu genro. Quando Saul percebeu que Deus era com Davi e Mical amava, temeu ainda mais a Davi.

C.      Após o casamento, o rei Saul tentou matá-lo com uma lança, mas Davi conseguiu escapar. Porém, na mesma noite o rei Saul enviou soldados à casa de Davi para mata-lo. A Bíblia registra que Mical avisou Davi para fugir e colocou na cama de Davi uma estátua coberta por um manto, e uma pele de cabra em sua cabeceira

D.     Então, quando os servos de Saul chegaram para mata-lo e viram que na cama de Davi havia apenas uma estátua coberta, Saul ficou furioso, porém Mical justificou que Davi tinha ameaçado matá-la caso ela não o ajudasse. (1Samuel 19.8). De forma arbitraria, Saul tomou Mical e deu em casamento a outro homem, Paltiel.

 

1.    Davi busca a arca da aliança

 

“Abram-se, ó portais, para que o Rei da glória entre. Quem é o Rei da glória? O Senhor forte e valente, o Senhor valente nas guerras..” (1Samuel 24:7,8)

Depois de dez anos, Saul morre na batalha e Davi torna rei de Israel. E, Davi conseguiu o apoio do comandante Abner. para assumir o trono, e a primeira coisa que ele exigiu foi o retorno de Mical. Abner atendeu a exigência de Davi, e Mical voltou a ser sua esposa. O texto bíblico diz que Paltiel chorou muito pelo fato de ter perdido Mical.

A.      Ao assumir o trono de Israel, Davi procurou também trazer a arca da aliança, o símbolo da presença de Deus. Com sacrifícios oferecidos a cada seis passos da jornada da casa de Obede-Edom até Jerusalém, Davi chegou finalmente com a arca do Senhor até ao lugar que lhe havia preparado em Jerusalém, no monte Sião. 

B.      Ele vinha dançando e saltando diante da presença do Senhor com grande festa e celebração. Seu regozijo era imenso. Foi na entrada de Jerusalém que Salmista Davi escreve: “Abram-se, ó portais, para que o Rei da glória entre. Quem é o Rei da glória? O Senhor forte e valente, o Senhor valente nas guerras..” (Salmos 24.7,10)

 

2.    Davi dança na presença do Senhor

Ele estava dançando com uma túnica sacerdotal. A Bíblia afirma que ele dançou com todas as suas forças na presença do Senhor, ou seja, ele estava oferecendo a Deus o seu melhor, um momento de verdadeira adoração. Em várias passagens bíblicas, as danças era uma expressão de alegria, regozijo, louvor e celebração diante de Deus.

A.      Como também podemos vê-la ainda como um sinal de gratidão a Deus, como aconteceu com Miriã, que dançou com as mulheres de Israel em gratidão ao Senhor pelo livramento que lhes foi dado no mar vermelho. (Exodo 15.20). As mulheres saíram atrás de Miriã, isso aconteceu porque a verdadeira adoração contagia quem está por perto. Quando fazemos algo para chamar a atenção de Deus, o seu Espírito Santo se encarrega de contagiar os corações daqueles que estão por perto.

B.      O rei Davi esta mais de 10 anos fugindo do rei Saul. Na caverna de Adulão, ele escreve vários salmos, mostrando sua angustia e sua tristeza. Entretanto, Deus exaltou e coloca como rei de todo Israel. Nessa exaltação, Davi resolve expressar sua alegria e gratidão em forma de dança.

C.      Mesmo em momentos de decepções, medo, dor ou tristeza possamos cultivar um coração agradecido na presença de Deus como o rei Davi fez. Nesses dias, Ele nos convida dançar e faz uma promessa: “Você será reconstruída! Mais uma vez sairá dançando com os que se alegram. Transformarei o lamento deles em júbilo; eu lhes darei alegria em vez de tristeza…”  (Jeremias 31:4,13; Salmos 150.4) 

D.     Chegou o tempo de dançar, sorrir e celebrar outra vez na presença de Deus. Um tempo de se alegrar aquilo que Deus já tem feito em sua vida, em reconhecer seus feitos e seus propósitos: “…existe um Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar…”  (Eclesiastes 3:1-4)

 

3.    Mical ficou na janela

“Mical, ao ver o rei Davi dançando e comemorando perante o Senhor, ela o desprezou em seu coração na janela do palácio…” (2Samuel 6:16)

Quando o rei Davi foi buscar a arca da aliança, Mical não foi com Davi, pelo contrário, ficou na janela do palácio observando Davi dançando na frente da arca da aliança e o desprezou em seu coração. O rei Davi não tinha vergonha de dançar na presença de Deus. A esposa de Davi ficou na janela, isso faz lembrar em Atos 20.9: “Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto…”. Foi na janela do terraço que Davi viu Bete Seba se banhado.

A.      Portanto, a “janela” é um lugar perigoso, pois fica vulnerável. A queda torna desastrosa. São pessoas que estão com seu corpo dentro da igreja, mas suas mentes estão fora da igreja. A janela são as distrações da vida, as amizades, as aventuras, as curiosidades e os entretenimentos que nos leva a ilusão. Quem fica na janela é porque ainda não decidiu qual caminho a tomar. Uma atenção dividida. São pessoas que não se posiciona na sua fé.

B.      A janela é muito colorida, atraente e sedutora, porém nos leva a um caminho de morte. Ela conduz a uma insatisfação e um descontentamentos daquilo que é puro e sagrado. Quando ficamos na janela começa e não ter vigilância no que tanja as tentações. A bíblia nos esclarece que “a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz…” (Romanos 8:6)

 

4.    Amargura de Mical

Quando Davi chegou para abençoá-la, Mical foi ao encontro e chama atenção de Davi e falou palavras de reprovação e rejeição. “Mical disse: Como o rei de Israel se destacou hoje, tirando o manto na frente das escravas de seus servos, como um homem vulgar! “ (2 Samuel 6:20)

Em outras palavras, ela disse: “Achei ridículo o que você fez perante o povo, isso não é uma postura de um rei dançar!” O que surpreende foi a resposta de Davi: “Foi perante o Senhor que eu dancei e me rebaixarei e me humilharei ainda mais perante o Senhor…” (2Samuel 6:21,22)

A.      Adoração exige uma entrega total que pode se expressada de diversas formas. Para alguns, pode ser exagero ou fanatismo sua busca e sua entrega, mas o que importa é que Deus diz ao seu respeito. O que importa é que sua adoração seja sempre genuína e pura na presença de Deus 

B.      Pelo fato do casamento de Mical foi apenas um troféu político da conquista de Davi, isto é, uma moeda de troca, isso fez que a relação entre Davi e Mical tornasse áspera. Além disso, Davi já tinha outras mulheres. Tudo isso levou Mical a sentir rejeitada, ferida e desprezada.

C.      Dessa forma, acabou tendo um fim triste e doloroso em ser estéril, terminou sua vida sem gerar filhos (2 Samuel 6:23). Ela foi fiel a Davi, onde arriscou sua própria vida para proteger Davi de ser morto pelo seu pai Saul. Os sonhos e expectativas de Mical com Davi foram desfeitas e frustradas pelo fato de Davi retornar para Jerusalém só depois de dez anos. Ela deixou que amargura controlasse seu coração tornando uma mulher áspera e infeliz, causado pela sua triste história de abandono e esquecimento de Davi. 

D.     Ela preferiu ficar na janela apenas para questionar, observar e criticar Davi. Ela deixou que seus traumas e frustrações e decepções interferisse em sua vida. Quantas pessoas já passaram por situações semelhantes de Mical, onde investiu e arriscou de tudo e mesmo assim a pessoa não corresponde. Com isso, endurece o coração e perde o motivo para envolver e celebrar ao Senhor.

Conclusão

Ser rejeitado dói e machuca. A única forma de curar essa amargura é liberar o perdão. O perdão é uma decisão inteligente de viver livre de toda amargura e ressentimento do passado. Os traumas emocionais não resolvidos e mau tratados pode trazer sequelas pessoais, físicos e mentais.

Leia tambem outra mensagem sobre: O Tabernaculo de Davi, que mostra a arca da aliança indo de volta para Jerusalem, na qual o rei Davi construiu uma tenda para arca e Deus usa o profeta Amos 9.11 que Deus irá restautar o tabernaculo de Davi. Uma mensagem poderosa.. 

«
»

2 Comentários

  1. Valter Santos disse:

    Realmente a vida de Mical nos mostra que ela não só desprezou a Davi seu marido, mas a adoração verdadeira que ele ofereceu a Deus.
    Ou seja desprezou o Deus de Davi, e foi desprezada por ele também!
    Deus não permitiu que ela tivesse filhos ou deixasse descendência na terra.
    Tudo isso motivado por ciúmes, inveja, ela não reconhece as bençãos de Deus na vida de Davi.

Deixe o seu comentário