Esmurrando o pecado

D25

Autor Esdras Ferreira

Esmurrando o pecado

“Esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado, eu mesmo não venha a ser reprovado…” (1Coríntios 9.27)

A palavra “esmurrar” significa “socar”, “golpear com força”; “provocar incapacidade do oponente em revidar”, “deixar o adversário com hematoma”, “deixar o adversário com dificuldade”. Por esse motivo que o apóstolo Paulo expressa de maneira violenta ao afirmar “esmurro meu corpo”, é tratar com severidade os desejos e impulsos, para que natureza pecaminosa se conserve sobre controle, isto é, o velho homem não venha acordar e as velhas atitudes não venham ressuscitar, assim com afirma: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gálatas 2.20). Francamente, quando Apóstolo Paulo  diz “faço do meu corpo meu escravo…” esta dizendo que o nosso  corpo é um adversário perigo que deve ser esmurrado severamente até a exaustão, a ponto de ser incapaz de esboçar qualquer reação, ou seja, o corpo deve estar totalmente rendido, vencido e dominado. Para isso, temos que submeter a vontade de Deus: “Andai na instrução do Espírito, assim vocês não estarão satisfazendo os desejos da carne…” (Efésios 6.18)

O apóstolo Paulo conclui ao dizer: “depois de ter pregado, eu mesmo não venha ser reprovado…”, significa, naturalmente, para  não ser rejeitado, por não alcançar os padrões exigidos por Deus, ou seja, tornando material de segunda. O atleta, por exemplo, precisa treinar todos os dias para não perder sua qualidade e habilidades. Assim, também, somos nós, devemos todos os dias viver uma vida de oração, para não perder a qualidade naquilo que Deus nos confiou a realizar: “Nunca falte o zelo…” (Romanos 12.11).

Só nos preocuparemos em orar e jejuar quando descobrimos o real motivo que Deus nos chamou: “Vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, cujo propósito é proclamar as grandezas daquele que vos convocou das trevas para sua maravilhosa luz…” (1Pedro 2.9).

Leia mais

Vencendo as tentações

Armaduras de proteção 

Pornografia

Se você gostou dessa mensagem então não deixe de comentar, Curtir nossa pagina no facebook e se escreva em nosso canal  You tube! Mensagens novas todas as Quintas e Sextas-Feiras.Também, não se esqueça de adquirir nossos livros devocionais para ajudar a nossa instituição Missão Vida Nova!