Controle nas finanças

Controle nas finanças

Controle nas finanças

” Até quando levantará da tua cama, porque assim sobrevirá a pobreza como o ladrão.” ( Provérbios 6.6)

Quem nunca passou por um aperto financeiro? Mas saiba que passar por momento de divida é normal, mas viver sempre endividado pode causar vários problemas, como por exemplo:

  • Saúde: Preocupação, tensão, ansiedade e insônia;
  • Relacionamento: Nervosismo, irritação, estresse;
  • Financeiro: Dividas e despesas acumuladas;

Na verdade, quando temos uma boa educação financeira, temos uma boa qualidade de vida. A vida torna mais saudável, pois dinheiro no banco pode realizar e escolher em consumir, adquirir e sonhar tudo aquilo que é importante para você e sua família. Aliás, o endividamento, muitas das vezes é causado pela falta de sabedoria, falta de planejamento, falta de equilíbrio, falta de controle ou a falta de prudência.

“O segrego não esta em ganhar bem e sim saber gastar na maneira correta, isto é, saber como administrar o que se ganha. Ser uma pessoa bem sucedido não é o quanto tem, mas a maneira com administrar aquilo que tem”

1º Aprenda a poupar: Guarde dinheiro, pois você não sabe o que pode acontecer no dia de amanhã. (Acidente de carro; uma doença inesperada na família)

2º Aprenda a perguntar: Eu precisa realmente disso? Cabe no meu orçamento? É urgente ou importante? Se perder o emprego, vou conseguir pagar?

3º Faça tabelas: Coloque todas suas dividas, sonhos, metas e prazos. Assim você terá uma noção quanto deverá guardar por mês, evitando pegar empréstimos e juros dos bancos;

4º aprenda a investir: Em todos os bancos oferece diversas formas de investimentos para todos os tipos de perfil de investidores; Invista em uma aposentadoria; Se você é jovem, invista em uma faculdade (Quando investimos ajuda a não gastar além daquilo que ganhamos);

Será que realmente você esta preparado financeiramente para casar? Segundo uma pesquisa feita por um jornal no EUA, 70% das preocupações das pessoas se concentram no dinheiro. Na lista das causas dos conflitos no casamento, o desequilíbrio financeiro encontra-se como um dos principais problemas, desequilibrando o casamento: “Termine primeiro o seu trabalho e a lavoura, depois constitua família.” (Provérbios 24:27)

Leia mais

A comunicação

O diálogo no relacionamento

A estratégia da lista

  • Curta nossa pagina no facebook;
  • Mensagens novas todas as Quintas e Sextas-Feiras;
  • Adquira nossos livros devocionais!