MESA NO DESERTO: CUIDADO DE DEUS

“Duvidaram de Deus dizendo: Poderá Deus preparar uma mesa no deserto? ” (Salmos 78:19)

No começo desse Salmo, os filhos de Asafe exalta e enaltece os feitos de Deus realizado ao povo de Israel durante a trajetória no deserto para terra prometida.  Apesar de toda a provisão e proteção, o povo questiona se Deus tem capacidade de preparar uma mesa no deserto (Números 11.21). Observe que existe dois elementos que são completamente contraditórios entre si, porque ‘deserto’ simboliza escassez, fome, crise, necessidade ou momento difícil. Um lugar sem opção, sem saída e sem rumo.  A palavra ‘mesa’ fala de banquete, abundância, fartura e momento de alegria. Humanamente falando, mesa e deserto é impossível se combinarem, ou seja, não tem lógica.

Na lógica, a provisão em meio a escassez é impossível, mas para Deus tudo é possível. Tudo vai depender da sua confiança em Deus. Em Lucas 22.35 deixa claro o conceito sobre confiança: “Jesus disse: Quando enviei sem bolsa ou saco de viagem, faltou alguma coisa? “Nada”, responderam os discípulos…” É sem lógica fazer uma viagem e não levar nada. A única coisa que os discípulos tinham era a direção de Deus. Uma paz no coração e uma certeza no íntimo que Deus iria providenciar. A fé dos discípulos movia pela confiança nas palavras de Jesus e não pela lógica humana. Certamente, a confiança n’Ele vai desfazer os seguintes questionamentos: É possível ter abundancia de alegria em momento de tristeza? É possível ter prosperidade em meio a pobreza?

Portanto, a confiança é uma decisão de vontade. Uma decisão do coração e não um sentimento. Uma batalha contra sua própria razão. Uma “teimosia” da sua realidade e da sua própria percepção em meios aos desertos da vida. É uma expressão verbalizada da alma. É uma certeza que Ele é o teu pastor e o teu provedor (Salmos 23.1). Aliás, quando não acreditamos que Deus tem capacidade de preparar uma mesa estamos afrontando e rebelando contra a soberania de Deus (Romanos 14:23) É, literalmente, limitando o poder e a grandeza de Deus.

A confiança é a firme convicção que a provisão de Deus se não vier, você acredita que virá de outra forma. Então deixe Deus revelar a sua soberania que Ele cuida de você. Se jogue, se lance e acredite que ele tem poder de preparar uma mesa para você.

 

AS EVIDENCIAS DO SEU CUIDADO 

“Você não me conhece, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo?”  (João 14:9)

Os discípulos conviveram com Jesus por três anos: comer com Ele, viu expulsando demônios, curando os doentes, ressuscitando mortos e andando sobre o mar. Mesmo assim, não foi suficiente. Os discípulos queriam algo mais, queriam que Jesus mostrasse o Pai. A resposta de Jesus foi incisiva, mostrando até um certo aborrecimento: “vocês têm evidencias de sobra que de fato sou o Cristo e ainda não acredita em mim?” Os discípulos tinham evidencias de sobra, mas não foi o suficiente para que a fé gerasse no coração deles. Assim como caso de Israel, que viu as proezas de Deus e atribuiu os milagres e as evidências de Deus aos outros deuses. (At 7.39)

As evidências realizadas em nós deveria ser o suficiente para acreditar e obedecer. Agora, se as evidencias de Deus realizadas em sua vida não tiver mudança de vida, a fé produzida pelas evidências, torna apenas algo abstrato e relativo, pois até o diabo acredita em Deus, porém não obedece (Tiago 2.19). Aliás, a obediência é maior prova na nossa fé: “Serei meus discípulos se obedecerem aos meus mandamentos…”

Por exemplo, tenta imaginar um prédio pegando fogo, no meio da fumaça, aparece um homem estranho que você nunca viu, com roupa de bombeiro, com máscara e capacete de bombeiro e pega na sua mão e o homem pede para segui-lo. Você seguiria? Claro que sim. As evidências que ele é um bombeiro e que ele sabe mais que você vai motivar a segui-lo. As evidências anulam qualquer duvidas ou insegurança em segui-lo e obedece-lo. Logo, as evidências é apenas uma ferramenta para aumentar a sua fé e não ser a base da sua fé, porque o justo viverá pela fé e não em evidencias (Habacuque 10.38).  Assim como o caso dos religiosos na época de Jesus que queriam ter evidências para acreditar em Jesus (Mateus 12.38). Além disso, viver pela fé é ter a capacidade de compreender, descansar e confiar só pelo fato de Deus ter falado em sua promessa que “estará conosco todos os dias…”

Quais as evidencias que Deus já realizou para mostrar que ele está no controle da sua vida? Por que tanta dúvida e insegurança em relação ao que ele já disse ao seu respeito? Apenas obedeça e saiba que Deus é especialista em cuidar de você. 

 Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

 

«
»

3 Comentários

  1. Manoel Pinto Majacundi disse:

    Excelente comentário, pois, comentários assim, acrescenta a nossa confiança em nosso Deus e renova a nossa esperança.

    Parabéns 👏

  2. Robson Soares disse:

    Que mensagem linda meu Deus, sentir a presença de Deus lendo essa mensagem

    Glória a Deus 🙏

Deixe o seu comentário